Monday, June 30, 2014

Copa 2014 - BRA

Monday, June 30, 2014 1
Quem não tem competência, não se estabelece.

E não é que a Copa chegou ao Brasil? Aos trancos e barrancos a gente vai levando. Não acho que vamos ganhar, sofrer com certeza. Já tivemos boa dose no sábado passado.

Os "grandes" estão saindo e /ou caindo. Existe futebol sem Espanha, Inglaterra ou Itália ? Futebol é só Brasil ? E se for, que futebol é esse ? Ah... tem a Argentina, a Holanda e a Alemanha.  Continua, mas é "mesmo"  uma Copa do Mundo ? E a França - eterna carrasca do nosso tão propagado futebol?  Está mais com jeito de Copa das Américas. Sei não, sei não...

Eu não acredito que passaremos da próxima fase, mas como Brasileira, torço. Torço para que o melhor leve a taça e a meu ver o melhor não é o Brasil, não mesmo. Tem coisa melhor. E tem também a esperança... certo?

Eu torço unicamente para que o povo brasileiro continue a receber bem os turistas torcedores e que não nos envergonhem mundo afora. Isso seria horrível e sem precedente.

Uma Copa do Mundo de Futebol ou Fifa World Cup no nosso país é uma abertura total da nossa Terra Brasilis para o resto do mundo, ou seja: o que acontece aqui o MUNDO inteiro vê!  Futebol à parte, temos mais é que manter e mostrar a boa imagem do que realmente somos! Independente de todas as mazelas que passamos no nosso dia a dia e que "" nós sabemos como contornar. 

Não adianta tentar explicar para um estrangeiro como fazer isso. Não funciona. Somos Brasileiros, somos amigáveis, receptivos. Podemos "explicar" e servir uma caipirinha ou uma feijoada. Não podemos explicar porque somos afáveis e tocamos as pessoas. Estrangeiros não estão acostumados com toque, parece estranho, mas é verdade.

Problema nosso ?  Ou problema deles ?  Vai saber... rs rs   São estrangeiros.

Sem contar que beijamos também: dois beijos no Rio e um beijo em São Paulo. Beijamos. E abraçamos com carinho todos que chegam na paz. Somos Brasileiros. E devemos nos orgulhar do nosso jeito de ser e de nossa hospitalidade. Jeito de ser - que é só nosso, com ou sem futebol.

Tudo isso é muito bom.  Sou Brasileira.

Boa semana a todos.

beijos,

Tina

Monday, June 23, 2014

Solstício de Inverno.

Monday, June 23, 2014 1
Alegria de ver e viver !

Eu não posso negar a data e todas as alegrias que ela me traz: 21 de junho é o dia em que começa o Inverno aqui no Hemisfério Sul, naturalmente. Eu A.M.O !

Podem me execrar, reclamar , whatever ! Eu amo o frio, as roupas, a temperatura, a vida, o tempo cinza, a lareira, o vinho, o fondue e tudo mais. Tudo de bom, com certeza.


"Em várias culturas ancestrais à volta do globo, o solstício de inverno era festejado com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com o Natal das religiões pagãs. O solstício de inverno, o menor dia do ano, a partir de quando a duração do dia começa a crescer, simbolizava o início da vitória da luz sobre a escuridão. Festas das mitologias persa e hindu referenciavam as divindades de Mitra como um símbolo do "Sol Vencedor", marcada pelo solstício de inverno. A cultura do Império Romano incorporou a comemoração dessa divindade através do Sol Invictus. Com o enfraquecimento das religiões pagãs, a data em que se comemoravam as festas do "Sol Vencedor" passaram a referenciar o Natal, numa apropriação destinada a incorporar as festividades de inúmeras comunidades recém convertidas ao cristianismo." (fonte)



Eu sempre gostei das tradições Célticas, de alguma forma, em uma dessas tantas vidas, tive o "" por . A gente pode saber muito, mas não sabe tudo, não mesmo. Deus é quem sabe, sempre.
 
Sábado passado, dia 21/6 - exatamente às 7:51h começou o Inverno por aqui. Bom isso, mas não é um Inverno de verdade, não mesmo, não temos Inverno por aqui falando sério. Temos alguns dias frios no Sul e no Sudeste e, como não temos aquecimento em casa, sentimos um pouco mais.

Felizmente tive a chance de visitar alguns, conhecer outros e viver longo tempo em países do Hemisfério Norte na época do frio, na temperatura gostosa, perfeita para mim. Gosto não se discute, lembrem-se disso. Eu gosto de frio, simples assim.

Já disse várias vezes por aqui que eu nasci no Hemisfério errado: deveria ter nascido e ficado por , mas a vida não quis assim e eu nasci aqui e, por enquanto, fico fazendo um "bate e volta" - e enquanto vida permitir, continuarei. A vida é boa. E o frio também. Life is good!


Boa semana a todos.

beijos,

Tina

Monday, June 16, 2014

Quando os Anjos dizem Amém.

Monday, June 16, 2014 4
image

Desde pequena me lembro de minha mãe dizendo: " Cuidado com o que você fala ou pede, se os anjos disserem Amém  ao mesmo tempo, provavelmente vai acontecer !" E eu ficava preocupada com meus desejos e com frases também, afinal quando a mãe da gente fala, a gente acredita.

Há alguns / vários anos atrás,  marido e eu fomos comemorar nosso aniversário de casamento em Búzios, na verdade, nossas Bodas de Prata, motivo pelo qual escolhemos "voltar" à Região dos Lagos no Rio de Janeiro, mais precisamente Búzios, já que a nossa Lua de Mel foi em Cabo Frio por motivo de trabalho, grana e também por ser Fevereiro, lógico! Resolvemos comemorar  o nosso  novo "marco" e viajar  um passo adiante. rs rs  Era Carnaval e o feriado prolongado ajudou. Por que não Búzios?

ET: Sou pessoa extremamente romântica e gosto de recordar, sem estacionar.

Recordações à parte, estávamos nós em Búzios,  passeando num barco pequeno pelas lindas praias da nossa costa e eis que nos deparamos com um navio de turismo, grande, imponente e cheio de turistas, que (creio eu) provavelmente não desceram para aproveitar as delícias das praias de Búzios. Fotografei, lógico.


No momento da foto acima, marido comenta comigo: " Poxa vida, isso é que é viajar de verdade! Meu sonho é estar num navio desses mar afora, dormir em um lugar e acordar em outro, navegando." Um dia ainda vou viver isso."

Eu, como sempre, replico: ! Calma... nosso dia vai chegar, temos tempo ainda. Keep Cool" ! rs

E neste dia, neste momento, os Anjos disseram Amém !

Não estávamos tristes e nem infelizes; muito pelo contrário: estávamos comemorando nosso aniversário de casamento, férias, calor, celebração, praia, sol, verão, cerveja e amor. E sonhando! Sonhar sempre faz bem e nos empurra para frente. Comemoramos muito nosso 25 niver ! Com aliança nova, naturalmente.

"Um casamento não se mantém pelo desejo, mas pela vontade!" Puschkine, Alexander

O tempo passou, nossas filhas continuaram crescendo, casaram, netos chegaram e a alegria se instalou em nossas vidas.  Mas o "sonho" continuava guardado, na espera, criando força. O sonho persistia. O navio. A viagem.

E eis que o sonho se torna realidade: planejamos, guardamos, esperamos e conseguimos realizar a "nossa viagem" - aquela mesma,  a viagem dos nossos sonhos.

E sabem qual era o navio ? O próprio!!! MSC Armonia ! Quando programamos a viagem  não tínhamos ideia de que seria o mesmo navio que vimos aquele dia ! Só descobri isso quando na volta fui arrumar as fotos no meu arquivo e dei um "zoom" para relembrar ! Abaixo nós dois no barco em Búzios e no navio - 6 anos depois!

Sonhar é preciso. Realizar é continuar...sonhar maior.
O navio que avistamos e fotografamos aquele dia em Búzios, foi o mesmo navio no qual, anos depois, fizemos o nosso tão sonhado cruzeiro. Acredite!  Fotografe seus sonhos, imagine, creia.  Tem que correr, tem que lutar, tem que querer, tem que batalhar e não desistir. Sonhar é preciso. Navegar é preciso, Viver não é preciso já dizia o grande poeta.


Marido quase não acreditou quando mostrei as fotos, mas lembrou bem do que vivemos.Vale !


Minha mãe faria aniversário esta semana se ainda estivesse por aqui - dia 14/6 - e ela sempre me fez acreditar que quando os Anjos dizem Amém e você acredita... acontece ! Eu sempre acreditei, mãe.

E os Anjos disseram Amém! Você estava certa, saudade mãe.



Boa semana a todos.

beijos,

Tina

Monday, June 09, 2014

Para pensar.

Monday, June 09, 2014 1
Imagens da Net

Estava navegando pela Net e me deparei com essa mensagem. Achei linda e cheia de verdade, afinal foi dita pelo Santo Padre, o Papa Francisco.Independente de ser católica, acredito. Muito.

" Não chores pelo que perdeste; luta pelo que tens. 
  Não chores pelo que está morto, luta por aquilo que nasceu em ti.
  Não chores por quem te abandonou, luta por quem está contigo.
  Não chores por quem te odeia, luta por quem te quer.
  Não chores pelo teu passado, luta pelo teu presente.
  Não chores pelo teu sofrimento, luta pela tua felicidade.
  Com as coisas que vão nos acontecendo vamos aprendendo que nada é impossível de solucionar,
  apenas siga adiante."

O importante é acreditar e se possível, seguir. E independente da crença, acho que vale ler.

Ontem vi outra frase dele nas "redes sociais" e achei perfeita:

Imagem da Net

"Não existe mãe solteira. Mãe não é "estado civil".  Existe mãe." Perfeito !

Esse Papa veio para mudar e pelo visto até agora tem muito a dizer, não ? 

Estou numa semana "santificada"...  coisas da vida.


Boa semana a todos.

beijos,

Tina

PS: Ontem foi niver da minha irmã querida, guerreira brava, pessoa lutadora que nunca desiste. Parabéns Dalva, Feliz Aniversário e muita sorte vida afora. 

Monday, June 02, 2014

Budapeste, Hungria

Monday, June 02, 2014 3
 "Não há nada melhor para uma alma do que tornar menos triste outra alma."
Paul Verlaine (1844 - 1896)

E  esta cidade fez isso comigo: encontrei meu novo espaço no velho mundo: Budapeste! Nunca imaginei que o Leste Europeu tivesse tanto a me dar, sinceramente.

Fiquei encantada com a cidade, com o povo, com a receptividade, com a alegria e vontade de seguir em frente que eles tem. Impressionante, principalmente se levarmos em conta tudo o que passaram.

O Danúbio é azul !

Budapeste é a capital da Hungria e tem "apenas" 2 milhões de habitantes. O país inteiro tem 10 milhões de habitantes! Morando em São Paulo ( com  + 16 milhões ) eu achei ótimo estar em uma metrópole que tem "apenas" 2 milhões de habitantes. Quem me dera viver lá.

A cidade é dividida pelo rio Danúbio e desde 1873 se uniram: antes tínhamos BUDA de um lado e PESTE do outro. O elo entre as duas partes é a Ponte Széchenyi, que já foi destruída e reconstruída inúmeras vezes: 2 guerras pelo menos, sem contar a Invasão Soviética e o Comunismo.

O que mais me agradou (fora a beleza da cidade) foi a "garra" da população: eles NUNCA desistiram de seu país e nem de serem felizes, apesar de tudo que passaram. A população é alegre, receptiva, hospitaleira e recebe muito bem o turista, gostam muito de contar a sua história, tem prazer em viver e ser Húngaro. Eles tem orgulho da cidade e de seu país. Isso não tem preço, não mesmo.


A vista, a cultura, os monumentos, palácios, pontes e tudo mais fazem da cidade um passeio delicioso, que deixa a gente com vontade de conhecer e saber mais. Minha admiração pelos Húngaros aumentou muito, nem consigo dimensionar. Visitar a Basílica de St. István (São Estevão) que é a maior igreja de Budapeste, construída em estilo neo-renascentista, vale muito. A comida local é boa demais e o preço super convidativo. Comer um Goulash  em Budapest faz a diferença. Só delícia!



O mais importante na minha opinião foi ver e viver de perto um povo que NUNCA deixou a peteca cair: eles tem enorme apreço pela tradição, por seus monumentos históricos, museus e tudo mais. Meu conselho é:  se tiver chance, não deixe de visitar esta cidade.

Por hoje chega, falarei mais sobre a Hungria, com certeza.


Boa semana a todos.


beijos,

Tina


 
luzdeluma st © Code is Pocket