O mês de Maio teve duas luas cheias: a primeira no dia 2 e a segunda - a Blue Moon - hoje.
O fato curioso desta Blue Moon que acontece hoje é que ela acontece , - mas apenas na maior parte do Hemisfério Ocidental, incluindo os Estados Unidos. Já no Hemisfério Oriental, a lua cheia na ocorrerá em 1 º de Junho, portanto, naquela metade do mundo a Blue Moon ocorrerá somente no dia 30 de junho de 2007. Duas Blue Moon no mesmo ano? Não. Apenas uma questão de horas.
Em compensação, certos anos têm uma lua cheia extra - treze ao invés de doze. Identificar as luas era muito importante no calendário eclesiástico (a lua de Páscoa, por exemplo, costumava ser crucial para se determinar a data da festa - e ainda é), motivo pelo qual a décima terceira lua atrapalhou o calendário, já que havia nome para as doze luas somente. Solução: a décima terceira lua passou a ser chamada de lua azul, e o calendário eclesiástico continuou inalterado.
Nos próximos vinte anos teremos um total de 17 Blue Moons... ( quer coisa melhor ?) Só não haverá Blue Moon nos anos 2011, 2014, e 2017. E eu ficarei menos feliz, com certeza. rs
Os anos que têm "luas azuis em dobro" têm explicação, e na maioria das vezes isso acontecerá porque o mês de fevereiro, que cai entre elas, é mais curto e acaba por ser o ingrediente chave neste fenômeno. Para que janeiro e março tenham duas luas cheias, é necessário que fevereiro não tenha nenhuma. Considerando que fevereiro é um mês que geralmente tem 28 dias , e a extensão média entre luas cheias é de 29.5 dias, se uma lua cheia ocorrer no fim de janeiro, é possível que a lua cheia seguinte “pule” fevereiro inteiramente e caia no começo de março. E temos uma Blue Moon !
Curiosidade:
A expressão “Once in a Blue Moon” em Inglês, significa algo como: “Quase nunca” ... ou “Uma vez na vida outra na morte”.... traduzindo para o nosso Português é igual a - coisa rara.
Por isso eu não poderia “desaparecer” justo num dia de Blue Moon: não combina, certo? Hoje a Blue Moon está aqui. E eu também: Blue Moon e Tina sempre juntas . E a Tina curtindo alegria-mor de mãe, que chegou junto com a Blue Moon... E eu estarei de volta, muito antes da próxima "lua azul", muito antes. Apenas eu, blue...
PS: Luci querida, 100querer abusar, 100porcento garantido: espero sua foto da Lua, 100 porcento nossa.
PS1: Fotos da Net e do Flickr.
beijos azuis,
Tina