Monday, June 30, 2008

Amar

Monday, June 30, 2008 19

"Amar não é aceitar tudo. Aliás: onde tudo é aceito,
desconfio que há falta de amor.
"

Vladimir Maiakóvski

Eu concordo.

E sempre é tempo de amar.

SEMPRE.

Tempo é amor. Sempre. Amor sem tempo.

SEMPRE, o amor.

Eu amo. Eu gosto. Eu sou assim. Amo.

SEMPRE.

Estou de volta.

(não totalmente AZUL, como gostaria.
Mãe é . E a gente sente. Sofre. Pede.)



PS: Obrigada pelo carinho e presença durante a ausência.


beijos e boa semana,

Tina

Friday, June 20, 2008

Sensações

Friday, June 20, 2008 49
"Há sensações que são sonos, que ocupam como uma névoa
toda a extensão do espírito, que não deixam pensar,
que não deixam agir, que não deixam claramente ser... "
(Fernando Pessoa)



Eu deixo aqui homenagem ao poeta pelo aniversário passado, e aos amigos comunico um breve recesso.

Lua triste não existe. Lua assim não brilha. Nem é azul. Lua assim é só... Lua assim é blue.

Não está dando para cuidar da minha Blue Moon como gosto. Agradeço aos comentários e visitas sempre carinhosas e especiais. Prometo retribuir sempre que puder.

A lua não brilha quando a gente quer. A lua brilha porquê é.

Então, na medida do possível, ajudem a Lua Azul a continuar a brilhar...

Eu volto.

Obrigada a todos.

beijos,

Tina


Update: O inverno começou dia 20/6 às 20:59h. É a minha estação predileta, meu tempo, minha cor, meu momento. Solstício no norte e no sul. Tempo de viver. E de ser feliz, tenho fé.

Boa semana !


Tina

Monday, June 16, 2008

Brilho

Monday, June 16, 2008 17

"E pergunto: As estrelas - como é que elas podem continuar brilhando ?"

E eu ando muito preocupada com o que se me apresenta. Estrelas se apagando... As nuvens não me mostram lindo horizonte. Vejo sinais à minha frente, mas a lua está crescente. E existe a esperança. Ela move a gente.

As estrelas continuam a brilhar.


beijos e boa semana,

Tina

Friday, June 13, 2008

Descontração

Friday, June 13, 2008 17
Reza a lenda que existe um conto japonês milenar que é mais ou menos assim:

"Em uma planície , viviam um Urubu e um Pavão. Certo dia, o Pavão refletiu: "Sou a ave mais bonita do mundo animal, tenho uma plumagem colorida e exuberante , porém, nem voar eu posso de modo a mostrar minha beleza, feliz é o urubu que é livre para voar para onde o vento o levar".

O Urubu, por sua vez , também refletia no alto de uma árvore: "Que infeliz ave sou eu , a mais feia de todo o reino animal e ainda tenho que voar e ser visto por todos , quem me dera ser belo e vistoso tal qual aquele pavão".

Foi quando ambas as aves tiveram uma brilhante idéia em comum e se juntaram para discutir sobre ela: cruzar-se seria ótimo para ambos, gerando um descendente que voasse como o Urubu e tivesse a graciosidade de um Pavão.

Então se cruzaram e do cruzamento nasceu o Peru: QUE É FEIO PACAS E NÃO VOA!!!!

Conclusão: Se tá ruim, não se preocupe e nem tente arrumar, que piora!

~:~:~:~:~:~:~:~:~:~

Para rir (ou chorar) mais um pouquinho. Você decide.


É... cada país tem o governo que merece,

E alguns se vêem obrigados a pedir desculpas... rs


beijos e bom fim de semana,

Tina

Wednesday, June 11, 2008

Dos namorados...

Wednesday, June 11, 2008 19
"...um romance é um espelho que passeia pela estrada real."
Stendhal (1743 -1842)


E tem coisa mais romântica do que passear de gôndola pelas ruas /canais de Veneza, ao som de "O sole mio " ao lado de alguém com quem se vive um grande amor ?

A cidade de Veneza está situada na região do Vêneto, província de Veneza, e tem cerca de 266.200 habitantes. É internacionalmente conhecida pelos seus canais e pela catedral de São Marcos e é um dos destinos prediletos dos casais em lua de mel.

É uma cidade única, pois foi construída em 117 ilhas dentro de uma grande lagoa, ilhas estas que nos Séc. IV e V serviram de refúgio aos povoadores da costa ao fugirem das invasões que os bárbaros impunham ao Império Romano.

A cidade se tornou uma potência comercial a partir do século X, época em que sua frota já era uma das maiores da Europa. Como cidade comercial, tinha várias feitorias e controlava várias rotas comerciais no Levante. O historiador Fernand Braudel classificou-a como a primeira capital econômica do Capitalismo.


A famosa Ponte Rialto, em Veneza, foi construída em 1588. O projeto, assinado por Antonio da Ponte, venceu um concurso que teve participação de célebres artistas, como Michelangelo. Até 1854, esta ponte era a única maneira de os pedestres cruzarem o grande canal.

Veneza tem cento e cinqüenta canais, ligados por nada menos que 409 pontes, das quais apenas 3 atravessam o canal principal. A área da cidade é de apenas 458 km, mas mesmo parecendo pequena, oferece um bom número de hotéis e ótimos restaurantes.

A melhor época para se visitar Veneza é final de março até maio. Setembro também é muito bom em termos de temperatura. As famosas cheias ocorrem em novembro e dezembro, e o inverno pode ser frio e com neve - embora ver Veneza sob uma camada de neve com certeza deve parecer um conto de fadas, não?


Não posso deixar de mencionar o famoso Carnevale de Venezia e o renomado Festival de Cinema de Veneza - 2 marcos que trazem ainda mais beleza à cidade.

Finalizando, Veneza tem sempre alguma coisa para comemorar, principalmente o amor. E como amanhã é Dia dos Namorados, é lógico que escolhi falar de Veneza, que está na lista de cidades que ainda vou conhecer.


Ótima 4 feira a todos e um dia 12 bem romântico, feliz.

beijos

Tina

Monday, June 09, 2008

Influência da Lua

Monday, June 09, 2008 26
Blue Moon by Mary Ann Bonnett


A ciência garante que a Lua não passa de uma esfera poeirenta e esburacada. Apesar de tudo, ela continua sendo vista como uma entidade mágica, que tem poderes sobre os destinos da humanidade.

Por quê? É difícil dizer. Parte da resposta pode estar na História. Misteriosa como a loucura, trazia fartura ou miséria. "A Lua acompanha a imaginação do homem desde as primeiras civilizações", diz Niomar de Souza Pereira, diretora do Museu de Folclore de São Paulo.

"Por não entender os fenômenos naturais, o homem buscava explicações nos astros, principalmente na Lua e no Sol. Daí surgiram os primeiros deuses e mitos."A lista é longa. A começar pelos gregos que, não contentes com uma única deusa lunar, criaram três: Ártemis, para o Quarto Crescente, Selene, para a Lua Cheia, e Hécate, para as luas Nova e Minguante.

Os romanos foram mais modestos: chamavam a Lua de Diana, protetora da caça e da noite.Entre os povos da Mesopotâmia, ela era a deusa Sin, que mais tarde foi substituída por Ishtar, na Babilônia.Para os chineses, era Kwan-Yin e, para os índios brasileiros, Cairê ou Jaci.Para os antigos, o próprio astro parecia nascer, crescer, atingir a plenitude e desaparecer, como a barriga de uma gestante.

Por isso, ela foi associada à fertilidade da terra, dos animais e das mulheres. Era a senhora absoluta dos ritmos de vida e morte.Essa marca aparece na cultura de muitos povos, mesmo naquelas em que a Lua não adquiriu uma personalidade divina. No Corão dos árabes, ela é Qatar, símbolo do poder transformador de Alá. Entre os judeus, seu aspecto mutante transformou-a na representação do judeu nômade.

Na Idade Média, os alquimistas a usavam para simbolizar o mercúrio, elemento fundamental do corpo humano. Até a Igreja Católica mantinha então um pé nos cultos lunares: aconselhava os fiéis a esperar a benéfica Lua Crescente para se casar ou mudar de casa.

Além do misticismo, o homem tirou da Lua também instrumentos para o lado prático da vida: devido a seu rápido e pontual ciclo de 28 dias, a Lua foi a primeira referência para a medição do tempo. Até hoje, as agendas trazem a marca dos primitivos calendários lunares: o "sábado" e o "sabá" dos judeus tiveram origem nos cultos lunares.

Essa herança lunar é universal - está presente em todas as culturas, com diferentes interpretações. Na astrologia, tudo o que tem forma e é mutável é regido pela Lua. Segundo Oscar Quiroga , "a Lua é apenas a maior analogia que o homem encontrou no Cosmo para as mudanças vividas na Terra."

Assim, o fascínio da Lua resiste, ao longo dos séculos. Ainda hoje, dizem que ela influi na germinação e no desenvolvimento dos vegetais, no crescimento do cabelo, no humor das pessoas, na gestação e no parto, entre outras coisas. A ciência não consegue eliminar de vez esse encanto lunar." (texto adaptado -
fonte)


Mas até hoje, o único efeito comprovado da influência lunar são as marés...


beijos e boa semana a todos,


Tina

Friday, June 06, 2008

Divagando...

Friday, June 06, 2008 15
"Tenho grande interesse no futuro porque
vou passar lá o resto do meu tempo."

Charles Kettering

Eu também.

PS: Eu tinha uma porção de coisas para falar, mas o momento está difícil. Fica para a próxima.

beijos e bom fim de semana,

Tina

Wednesday, June 04, 2008

Outra cidade...

Wednesday, June 04, 2008 18
"Atenas foi a principal cidade na Grécia durante o grande período da civilização grega, no primeiro milênio a.C., durante a "Idade do Ouro" da Grécia (aproximadamente 500 a.C. até 300 a.C.) ela era o principal centro cultural e intelectual do Ocidente, e certamente é nas idéias e práticas da Antiga Atenas que o que nós chamamos de "civilização ocidental" tem sua origem. Você sabia que a língua grega data de 3.500 anos ?

Após seus dias de grandiosidade, Atenas continuou a ser uma cidade próspera e um centro de estudos até o período tardio do Império Romano. As escolas de filosofia foram fechadas em 529 depois que o Império Bizantino foi convertido para o cristianismo. Atenas perdeu bastante o seu status e se tornou uma cidade provinciana. E seu nome é homenagem à deusa Atena.

Entre o século XIII e o século XV foi combatida pelos bizantinos e cavaleiros franceses/italianos do Império Latino. Em 1458, caiu em poder do Império Otomano e a população começou a diminuir e as condições pioraram quando o Império Otomano declinou.

Partes da cidade (incluindo muitos de seus edifícios) foram destruídos no século XVII, século XVIII e século XIX, por diferentes facções que tentaram controlar a cidade. Ficou virtualmente inabitada na época em que se tornou a capital do recentemente estabelecido Reino da Grécia, em 1833. Durante as próximas poucas décadas foi reconstruída e se transformou em uma cidade moderna.


Incluindo os subúrbios, Atenas possui uma população de cerca de 3,3 milhões de habitantes, quase um terço da população total da Grécia. Atenas cresceu rapidamente nos últimos anos e vem sofrendo problemas urbanos, como superpopulação, congestionamentos e poluição do ar.

As acrópoles da Antiga Grécia eram, como o próprio nome diz, "cidades altas" (do grego ἄκρος, "alto", e πόλις, "pólis"); construídas no ponto mais elevado das cidades, serviam originalmente como proteção contra invasores e cidades inimigas, e quase sempre eram cercadas por muralhas. Com o tempo, passaram a servir como sedes administrativas civis ou religiosas.

A Acrópole de Atenas é a mais conhecida e famosa das acrópoles da Grécia. Seu significado é tal na arte e cultura do ocidente que muitas vezes é referida simplesmente como a acrópole. É uma colina rochosa de topo plano com 150 metros de altura do nível do mar, em Atenas, capital da Grécia, e abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion. Apesar de não ser a única acrópole, a Acrópole de Atenas é certamente a mais famosa de todas e foi construída por volta de 450 a.C., sob a administração do célebre estadista Péricles; foi dedicada a Atena, deusa padroeira da cidade.

A maior parte das estruturas da Acrópole de Atenas estão em ruínas e são patrimonio cultural da UNESCO , mas algumas ainda estão de pé:

o Propileu, o portal para a parte sagrada da Acrópole;
o Partenon, templo principal de Atenas;
o Erecteion, templo dos deuses do campo, e
o Templo de Athena Niké, simbolo da harmonia de Atenas."

(Fonte: traduzido e adaptado Net / Wikipedia)

E eu ainda vou conhecer a Grécia - afinal História sempre foi a minha paixão ! - e o berço da civilização está fincado lá. A cidade de Atenas foi mãe ou protetora de gênios universais das artes, da literatura, da filosofia e da política e é hoje uma encruzilhada das culturas e estilos de vida da Europa e do Oriente.

A Grécia é circundada ao norte pela Bulgária, pela Macedônia e pela Albânia; ao oeste pelo mar Jônico; ao sul pelo mar Mediterrâneo e ao leste pelo mar Egeu. E a variação climática é considerável. O país nada mais é do que um grande continente; o Peloponeso, península conectada ao continente pelo istmo de Corinto; tendo ao redor 3000 ilhas, incluindo Creta, Rodes, Corfu, o Dodecaneso e as Ciclades.

E agora vou parar de falar e deixar essas imagens das Ilhas Gregas para vocês.



beijos e boa 4 feira a todos.





UPDATE
: Amanhã é Dia Mundial do Meio Ambiente - Faça a sua parte!

Tina

Monday, June 02, 2008

Hábitos...

Monday, June 02, 2008 14

"Um hábito bom de adquirir, se estamos interessados
em disciplinarmos a nossa força,
é o hábito de quebrar hábitos. " (John Barth)

E eu concordo com ele. Precisamos mudar o propósito dos nossos hábitos para mudar. Um hábito nada mais é que uma escravidão. Ou um apego. Um vício. E nada disso faz bem. Não é salutar. A mudança, a novidade, o desconhecido sempre vão fazer a diferença. E vão nos distanciar do hábito, do vício, do lugar comum, do dia a dia. Permitem o renascer. Nada melhor, nada melhor.

Que tal mudar? - praticar esportes, comer bem, olhar as flores, ler bons autores, viver amores...

Mude seus hábitos, faça diferente, tente.

A vida será muito mais feliz. ou não. E isso, você decide.

beijos e boa semana,

Tina
 
luzdeluma st © Code is Pocket