"...um romance é um espelho que passeia pela estrada real."
Stendhal (1743 -1842) E tem coisa mais romântica do que passear de gôndola pelas ruas /canais de
Veneza, ao som de "O sole mio " ao lado de alguém com quem se vive um grande amor ?
A cidade de Veneza está situada na região do Vêneto, província de Veneza, e tem cerca de 266.200 habitantes. É internacionalmente conhecida pelos seus canais e pela catedral de São Marcos e é um dos destinos prediletos dos casais em lua de mel.
É uma cidade única, pois foi construída em 117 ilhas dentro de uma grande lagoa, ilhas estas que nos Séc. IV e V serviram de refúgio aos povoadores da costa ao fugirem das invasões que os bárbaros impunham ao Império Romano.
A cidade se tornou uma potência comercial a partir do século X, época em que sua frota já era uma das maiores da Europa. Como cidade comercial, tinha várias feitorias e controlava várias rotas comerciais no Levante. O historiador Fernand Braudel classificou-a como a primeira capital econômica do Capitalismo.
A famosa Ponte Rialto, em Veneza, foi construída em 1588. O projeto, assinado por Antonio da Ponte, venceu um concurso que teve participação de célebres artistas, como Michelangelo. Até 1854, esta ponte era a única maneira de os pedestres cruzarem o grande canal.
Veneza tem cento e cinqüenta canais, ligados por nada menos que 409 pontes, das quais apenas 3 atravessam o canal principal. A área da cidade é de apenas 458 km, mas mesmo parecendo pequena, oferece um bom número de hotéis e ótimos restaurantes.
A melhor época para se visitar Veneza é final de março até maio. Setembro também é muito bom em termos de temperatura. As famosas cheias ocorrem em novembro e dezembro, e o inverno pode ser frio e com neve - embora ver Veneza sob uma camada de neve com certeza deve parecer um conto de fadas, não?
Não posso deixar de mencionar o famoso
Carnevale de Venezia e o renomado
Festival de Cinema de Veneza - 2 marcos que trazem ainda mais beleza à cidade.
Finalizando, Veneza tem sempre alguma coisa para comemorar, principalmente o amor. E como amanhã é Dia dos Namorados, é lógico que escolhi falar de Veneza, que está na lista de cidades que ainda vou conhecer.
Ótima 4 feira a todos e um dia 12 bem romântico, feliz.
beijos
Tina