"A palavra ópera significa "obra" em latim e italiano, relacionada com opus, sugerindo que esta combina as artes de canto coral e solo, recitativo e balé, em um espetáculo encenado.
A primeira obra considerada uma ópera, no sentido geralmente entendido, data aproximadamente do ano 1597. Chamada Dafne (está desaparecida mas existem relatos de que foi encenada), foi escrita por Jacopo Peri para um círculo elitista de humoristas florentinos letrados, cujo grupo era conhecido como a Camerata.
Dafne foi uma tentativa de reviver a tragédia grega clássica, como parte de uma ampla reaparição da antiguidade que caracterizou o Renascimento. Um trabalho posterior de Peri, Eurídice, que data do ano 1600, é a primeira ópera que sobreviveu até a atualidade.
O termo ópera começou a ser utilizado a partir de meados do século XVII para definir as peças de teatro musical, às quais se referia, até então, com formulações universais como Dramma per Música (Drama Musical) ou Favola in Música (fábula musical). O diálogo falado ou declamado - chamado recitativo em ópera - acompanhado por uma orquestra, é a característica fundamental do melodrama, no seu sentido original.
A ópera foi “inventada” na Itália, mas sua popularidade rapidamente se espalhou pela Alemanha, França, Inglaterra, Rússia, Espanha, Portugal e outros países. Em 1637, a cidade-estado de Veneza construiu o primeiro teatro a ser utilizado exclusivamente para produções de ópera. Em Veneza foram construídos outros 16 teatros de ópera logo em seguida, numa cidade que por si só já é uma ópera!
Por ter tido como berço a Itália, os grandes compositores alemães e austríacos como Handel e Mozart escreveram óperas em italiano, porque a ópera era considerada uma forma arte italiana mas esse conceito foi expandido e os compositores começaram a escrever suas óperas em seus próprios idiomas.
Os cantores de ópera e seus personagens são classificados de acordo com seus timbres vocais. Os cantores masculinos classificam-se em baixo, baixo-barítono, barítono, tenor e contratenor.
As cantoras femininas classificam-se em contralto, mezzo-soprano e soprano. Cada uma destas classificações tem subdivisões, como por exemplo: um barítono pode ser um barítono lírico, um barítono de caráter ou um barítono bufo, os quais associam a voz do cantor com os personagens mais apropriados para a qualidade e o timbre de sua voz. " (texto traduzido e adaptado)
Ópera me faz lembrar uma longa viagem que fizemos de carro com meu pai - eu era ainda adolescente - e fomos obrigados a ouvir ópera durante 3 dias! Já imaginaram? (rs)
Ópera era algo que meu pai adorava e sabia tudo sobre elas: música, letra, enredo, autoria, tudo mesmo. E teve a alegria de assistir diversas e belíssimas apresentações nos melhores Teatros / Operas por esse mundo afora.
Ópera me faz lembrar meu pai, que se por aqui ainda estivesse, completaria 80 anos hoje. Saudade sem fim.
beijos e boa semana a todos,
Tina