Brasil by Nasa - visto de cima... (Foto da Net) |
Essa crônica abaixo eu "copiei" de um amigo querido, escritor, cronista, blogueiro, sarcástico e bom demais no que faz. O nome dele é Marconi Leal , gente fina, da melhor espécie. (Vou tentar deixar o link dele aqui, mas se não conseguirem, procurem pelo nome que vão achar.) Coisa boa.
"JESUS E O VELHO BOLSA"
– Velho Bolsa...
– Que é que tu quer aqui, favelado? Sai da minha casa que tu vai levar bala!
– Calma, Bolsa, eu sou Jesus, o filho de Deus.
– Tá de brincadeira comigo, escurinho? Deus não é promíscuo pra ter filho mulato, ô rapá.
– Bolsa, na Palestina de dois mil anos atrás, todo mundo tinha pele escura. Até o Hermeto Pascoal. E o céu é uma espécie de eterno Polo Norte: o sol nunca se põe. Tô usando Sundown 360.
– Tu não me engana, vagabundo. Com essa saia aí, esse cabelo grande, tu é homossexual passivo.
– Isso é um manto incon...
– E a sandalinha hippie? E a barba nojenta? Isso é coisa de comunista. Vou te dar porrada, quilombola.
– Bolsa, olha aqui as minhas chagas.
– Tira essa mão de perto de mim. Isso é doença de pobre, tu vive de Bolsa Família, safado.
– Eu fui torturado na cruz na frente da minha família para...
– Ah, tô ligado, foi trabalho do Ustra. Aquilo é que é homem. Tu é um marginal, tinha mais era que ser torturado e morto depois.
– E fui. Mas voltei pra te dar a Boa Nova.
– Não quero saber de Boa Nova, de Boa Forma e principalmente da Folha. Vai vender esse lixo da imprensa fake em outro lugar, rapá. Aqui quem faz as revistas sou eu. [Neste ponto, o autor admite que o candidato não seria capaz de fazer tal trocadilho, ainda que ruim, quebrando a verossimilhança do personagem, percepção aceita por Umberto Eco e o Cabo Daciolo.]
– Eu... Peraí que agora os colchetes me atrapalharam. Sim, eu dizia que vim trazer a Boa Nova, a palavra da salvação. Só se chega ao Céu através de um caminho: Deus, Filho e Espírito santo.
– Não tem mulher aí? Que negócio é esse? Vi logo que tu vem de uma família desajustada, de um lar destruído. Chispa, malandro. Volta pro teu barraco. Vou contar até três!
– Bolsa, a palavra da salvação é amai-vos uns aos outros.
– Indecente! Surubeiro! Sai daqui! Um...
– Se te baterem numa face, dá a outra...
– Não dou nada, tem que trabalhar pra ter as coisas. E já vi que tu não trabalha. Vou te encher de porrada nas duas faces. Dois...
– (FALANDO RÁPIDO) É dos pobres o Reino dos Céus. É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar lá. Não matarás. Dá de comer a quem tem fome. Se alguém pedir asilo em tua casa, recebe-o e o trata bem. Quando...
– Sabia! Tá fugindo do chavismo da Venezuela e quer viver aqui no bem-bom, atravessando a fronteira ilegalmente. Comigo não. Três! (DISPARA REVÓLVER)
Ué, sumiu... Engraçado... Acho que isso foi um sinal. Foi, foi um sinal. Vou me empenhar ainda mais pra melhorar a segurança. "
x;x;x;x;x;x;x;x;x;x;x
Eu não mexi uma vírgula, só quero que leiam. Vale.
Boa semana a todos e obrigada Marconi !
beijos,
Tina