Thursday, February 01, 2007

Os 5 Sentidos:Tato

Thursday, February 01, 2007

"Os dedos percebem, em média, até 6 impressões táteis de uma só vez.
O alfabeto Braile leva em conta essas características:
nele, cada letra é uma combinação de até seis pontos."


Meu Tato é Suave. Gosto de sentir coisas fofas, leves, macias, que acariciam as mãos e a alma. E quem não gosta? Gosto de apalpar flores e pétalas, de sentir o pelo macio (seja do animal, seja do cobertor, seja do amor), tenho prazer em acariar a pele de um bebê, de sentir a casca fina de um fruto, de bordar, de tecer, de criar.

Admiro e respeito muito as pessoas que leem com as mãos, que têm nos dedos a visão. Admiro também os que têm "aquele outro tipo de tato " - tato para lidar com outras pessoas." Esse é essencial, mas pouco visto, muito menos sentido. Deveria.

As mãos e a pele são os principais instrumentos do tato: não me imagino sem. O poder das mãos é infinito: mãos curam, acalentam, criam, transformam. Não dá para falar muito deste sentido. Tem que sentir, fim de papo. Muito bom ser, muito bom poder sentir e curtir o sentimento. Muito bom.

Esse é mais um post da série "Os 5 sentidos, meus." Falta um.

beijos,

Tina

8 comments:

  1. Anonymous6:53 AM

    Eu já trabalhei c/cegos e achava incrível o desenvolvimento q eles tinham do tato. A natureza é sabia mesmo: por faltar-lhes um sentindo os outros 4 ficavam mais "poderosos".
    Beijos

    ReplyDelete
  2. Anonymous10:16 AM

    Sim! Tato é muito bom, se não sentíssemos as coisas, ah... ia ser tudo tão sem graça, mas tão sme graça... gosto de sentir o frio, tb gosto da maciez das coisas.. que delícia que é isso, né? :)

    e agora falta a visão... e eu espero aqui.

    beijos!!!

    ReplyDelete
  3. bom Tina, brasileiro tem os olhos nas pontas dos dedos,né? tudo a gente tem que tocar! rs..
    beijos

    ReplyDelete
  4. Ai Tina nem me fala de dedo, meu dedão do pé tá doendo q é uma barbaridade... :(

    ReplyDelete
  5. Anonymous11:02 PM

    informações, informações e ideias (=

    bom vir aqui.

    Beijo dona moça e otimo fim de semana

    :***

    ReplyDelete
  6. Anonymous1:10 PM

    TATO...EU CRIEO QUE OS CEGTOS DÃO MAIS VALOR A ELE JUSTAMENTE POR QUE PRECISAM MAIS PARA SENTIR AS COISAS...OUTRO DIA, EU CONVERSEI COM O CEGO E ELE ME DISSE " se vc soubesse quanto custa o tato...as pessoas seriam tão diferenes...."beijocas e dias felzies.Obrigada pela sua visita.

    ReplyDelete
  7. Anonymous6:00 PM

    Esta semana assisti a um documentário sobre uma menina que não sente dor alguma. A princípio a gente pensa, que sorte, mas na verdade o que ela tem que enfrentar no dia-a-dia é incrível, coisas simples como saber se a temperatura da água do banho não vai queima-la, se a panela está quente ou não, que roupa usar para se proteger do clima frio ou quente... Coisinhas que a gente nem pensa o quão importante é poder sentir através do tato. Beijocas.

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket