Saturday, March 22, 2008

Água!

Saturday, March 22, 2008
"Água é vida, e está por um fio..."

Em 22 de março de 1992 a ONU redigiu um documento intitulado " Declaração Universal dos Direitos da Água" e o texto merece reflexão:

1. A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

2. A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida e de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceder como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado no Art. 3º de Declaração Universal dos Direitos Humanos.

3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo a água deve ser manipulada com racionalidade, preocupação e parcimônia.

4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e dos seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente, para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos por onde os ciclos começam.

5. A água não é somente uma herança dos nossos predecessores, ela é sobretudo um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do Homem para as gerações presentes e futuras.


6. A água não é uma doação gratuita da natureza, ela tem um valor econômico: é preciso saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e diascernimento, para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração de qualidade das reservas atualmente disponíveis.

8. A utilização da água implica o respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo o homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo Homem nem pelo Estado.

9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.


Curiosidade

Proporção de Água no Corpo Humano e no Planeta Terra


Este post faz parte da blogagem coletiva chamada pela Luma e você também pode participar!

Lembre-se sempre: Água é vida, e está por um fio...

beijos e Boa Páscoa a todos!

Tina

10 comments:

  1. Anonymous5:40 AM

    primeira!

    Tina, a agua è o nosso maior bem. Um bem precioso e precisa de tratamentos e cuidados especiais.

    tb estou nesta blogagem.
    bjs

    ReplyDelete
  2. Sobre essa curiosidade da quantidade de água, sabemos que cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E também sabemos que grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. É preciso freiar isso!! Beijus

    ReplyDelete
  3. Anonymous3:39 PM

    pois é, temos q cuidar mto dela pra q não se acabe.



    _***
    __**_**
    _**___**
    _**___**_________****
    _**___**_______**___****
    _**__**_______*___**___**
    __**__*______*__**__***__**
    ___**__*____*__**_____**__*
    ____**_**__**_**________**
    ____**___**__**
    ___*___________*
    __*_____________*
    _*____0_____0____*
    _*___/___@______*
    _*_____/ * __/___*
    ___*_____W_____*
    _____**_____**
    _______***** FELIZ PÁSCOA!!!

    Beijossssssss

    ReplyDelete
  4. Gostei muito do seus post, especialmente porque você mencionou a água como um direito humano. Este foi um dos melhores que já li até agora.

    ReplyDelete
  5. Anonymous7:27 PM

    Muito interessante o texto, parabéns!!!

    Beijos

    ReplyDelete
  6. Nossa! Adorei o post, Tina. Se nós não cuidarmos, acaba mesmo. E tem gente que não está nem aí. Eu estou consciente de fazer minha parte. Mas se cada um não fizer a sua... não adianta.

    ReplyDelete
  7. Feliz Páscoa minha querida.
    Que a alegria e a esperança estejam presentes em sua vida.
    Beijos

    ReplyDelete
  8. Anonymous10:08 AM

    Muito bom esse seu texto. Aliás o homem vai conseguir acabar com água potavel no ritmo q está indo. E não só com a água...
    Beijos e feliz Páscoa!

    ReplyDelete
  9. Tina, vim lhe desejar feliz páscoa!

    beijos

    ReplyDelete
  10. Anonymous8:34 PM

    Quando penso em vida, nada me vem à cabeça além da água, escorrendo brilhante, jorrando. Precisamos cuidar mais dela, amá-la como deve ser amada.

    Beijos!

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket