Monday, August 31, 2009

Você sabia ?

Monday, August 31, 2009 22

"O primeiro "Parabéns pra você" cantado não se chamava “Parabéns pra você”. Ele se chama “Parabéns a você”. Você sabia que depois descobriu-se que a melodia tem um autor e a letra tem outro ?

A melodia da música foi criada por duas irmãs: Mildred e Patricia Smith Hill. Elas eram professoras primárias de Louisville, no estado do Kentucky em 1875. O objetivo das irmãs era fazer uma musiquinha para que as crianças cantassem na escola Louisville Experimental Kindergarten School todo dia na hora da entrada.

Não tinha absolutamente NADA a ver com aniversários ou festas de acordo com as irmãs americanas. A música se chamou “Good Morning to All” ("Bom dia a Todos") e Mildred e Patricia Smith registraram em 1893.

No ano de 1924 a música das irmãs apareceu sem autorização num livro editado pelo americano Robert Coleman, que surrupiou a melodia e a primeira frase de “Good Morning to All” - o segundo verso, Robert Coleman alterou para “Happy Birthday To You”, o popular “parabéns a você”.


Foi com esta versão que a música ganhou popularidade. Mas a família Hill não ia deixar isso barato. Por conta do plagio, Jessica Hill, irmã das criadoras da melodia, resolveu brigar na Justiça pelos direitos autorais da música. E venceu !

E desde então, acredite se quiser, é preciso pagar royalties para tocar o “Parabéns”! Seja no rádio, na TV ou no cinema, tocou tem que pagar. Segundo a revista americana Forbes, a gravadora Warner - a atual detentora dos direitos da música - fatura em média 2 milhões de dólares por ano só com os royalties advindos do “Parabéns”.

É interessante notar que o Parabéns a você praticamente não tem letra na versão inglesa. É só uma repetição - happy bithday to you… Vale lembrar que a versão mais famosa da música é a que Marilyn Monroe cantou (?) para John Kennedy no dia do aniversário do presidente, uma das grandes saias justas da história.

No Brasil, o Parabéns a você tem uma letra infinitamente mais bem bolada que na versão de Robert Coleman. A letra em português da célebre canção surgiu quando a rádio Tupi do Rio de Janeiro organizou em 1942 um concurso para escolher uma letra que casasse com a melodia de “Happy Birthday To You”.


Bertha Celeste Homem de Mello, ganhou o concurso com a versão que todos nós ouvimos todos os anos. Bertha, até sua morte no ano de 1999, fazia questão de que as pessoas cantassem a letra do jeito que ela escreveu:

“Parabéns a você / Nesta data querida / Muita felicidade / Muitos anos de vida.”

Quem diria, não ? "

Música de Mildred e Patricia Smith Hill e letra de Bertha Celeste Homem de Mello. "
(texto adaptado da net - AD )



Agora vamos falar sério: precisava tudo isso ? Feliz Aniversário estaria de bom tamanho. O restante eu acho que é "coisa" de virginiano, especialmente os nascidos em 31 de agosto ! (rs) E vou confessar um segredo: começar a vida no último dia de agosto é sempre um gosto!

A única certeza é o hoje, vamos em frente e ver / viver o que o ano me reserva.


beijos e boa semana a todos,

Tina

Monday, August 24, 2009

Vortex

Monday, August 24, 2009 21
VORTEX é o que se apresenta na foto acima.

É redemoinho, reviravolta, caminho sem rumo, rota perdida, vai e (não) volta.

Quem sabe passa, e se não sabe fica,

Quem sabe fica, e sabe, não tem volta.

Quem sabe ?

a espera da resposta,

Eterniza a certeza.

Eu não sei.


Vida = Vortex.


- Nem sempre a gente se faz entender...



beijos e boa semana a todos,


Tina


ET: Em 27 de agosto o planeta Marte será a estrela mais brilhante do céu, e se apresentará tão grande quanto a Lua cheia, e estará a 55,75 milhões de kilometros da terra. E no céu poderemos ver (?) 2 luas. O fenômeno não vai se repetir tão cedo. Tomara possamos visualizar. E aproveitar. Tempo de mudar.

Permanecer, talvez. Sempre tempo. O tempo é sempre.

Este blog tem a LUA no nome, no tema. Eu não poderia deixar de mencionar o acontecimento.

Monday, August 17, 2009

Astral

Monday, August 17, 2009 19
"Hoje é o amanhã de ontem."

Segundo a astrologia quando o Sol volta para o mesmo grau onde ele se encontrava no momento do nosso nascimento, marcando o renascimento simbólico do nativo, estamos vivendo nosso inferno astral.

É possível que nas quatro semanas anteriores ao aniversário algum acontecimento desfavorável na vida da pessoa aconteça. Se nenhum aspecto negativo for formado, nada acontecerá. É sempre necessário que exista um desígnio para que um evento aconteça.

Atualmente as coisas parecem andar mais devagar, dia enrolado, trabalho travado, horas passadas, trânsito congestionado, humor perdido, momentos desperdiçados, tudo mal vivido, mal acabado. Será que sou só eu ? Inferno astral existe?

Eu não sei se existe ou não, mas a maré anda brava. Querem saber do que eu gostaria mesmo?

Gostaria de estar lá, porque o inverno está a caminho,

E quando o inverno chegar, ter um olhar desse só para mim,

e nada mais ...
(se é que me acreditam... rs)


Sonhar é preciso e faz bem, mas é também impreciso. Continuo. E sonho.


PS:
E não é que apesar de tudo, ainda sobrou algum humor por aqui ?




beijos e boa semana a todos.


Tina

Wednesday, August 12, 2009

Divagando...

Wednesday, August 12, 2009 14
Recados e Imagens - Mensagens - Orkut


Para relaxar um pouco. E ...

beijos,

Tina

Monday, August 10, 2009

Nojo!

Monday, August 10, 2009 16

"Nojo ou asco é uma emoção tipicamente associada com coisas que são percebidas como sujas, incomestíveis ou infecciosas. Em The Expression of the Emotions in Man and Animals, Charles Darwin escreveu que o nojo se refere a algo revoltante.

Primariamente em relação ao sentido do paladar, como realmente percebido ou vividamente imaginado; e secundariamente com relação a qualquer coisa que provoque sentimento similar, através dos sentidos do olfato, tato e mesmo pela simples visão.

O nojo é uma das emoções básicas da teoria das emoções de Robert Plutchik. Envolve uma expressão facial característica, uma das seis expressões faciais de emoção de Paul Ekman. Está também associado a uma queda nos batimentos cardíacos, em contraste, por exemplo, com medo ou raiva.

O nojo pode ser dividido ainda em nojo físico, associado com impureza física ou moral, e nojo moral, um sentimento similar relacionado a tomadas de decisão.

Nojo e vergonha existe ! Leia Martha Nussbaum, importante filósofa americana que escreveu um livro publicado em 2004 e intitulado Hiding From Humanity: Disgust, Shame, and the Law, o qual examina o relacionamento entre nojo e vergonha face às leis da sociedade.

Um estudo recente descobriu que mulheres e crianças são mais sensíveis ao nojo do que homens.(?) Pesquisadores tentaram explicar a descoberta em termos evolucionários. Enquanto alguns acham sábio aderir aos sentimentos de nojo de outrem, outros afirmam que reações de nojo são freqüentemente construídas sobre preconceitos que deveriam ser desafiados e reprovados."(fonte)

Independente do acima exposto, NOJO é o que eu sinto em relação à política desse país e por isso não escrevo e nem discuto o assunto por aqui. Sarney já deveria ter saído, mas a sede de "PUDER" (assim mesmo -no sotaque dele) arraigada ao espírito e à filosofia dos sempre eternos - coronéis nordestinos - não permite que ele desista, não permite que manche a sua tão "imaculada" biografia de brasileiro-nordestino-lutador-persistente-presidente.

A gente não deveria permitir isso. Muito menos votar por obrigação. Ainda dá tempo.



NOJO é vivenciar o dia a dia das reuniões/ discussões do Senado.

REVOLTANTE
é ter a sensação de que pouco, quase nada, vai mudar...


E a pergunta que continua sem resposta: que país é esse ???


FORA SARNEY ! Deixe a gente respirar, renovar e viver nosso país. Sem você.


Esse post faz parte da blogagem coletiva chamada pelo DO - Ramsés Sec XXI. Participe !


beijos e boa semana a todos,

Tina

Monday, August 03, 2009

Voar alto

Monday, August 03, 2009 22

"Um jovem piloto experimentava um monomotor muito frágil, uma daquelas sucatas usadas no tempo da Segunda Guerra, mas que ainda tinha condições de voar...

Ao levantar vôo, ouviu um ruído vindo debaixo de seu assento. Era um rato que roia uma das mangueiras que dava sustentação para o avião permanecer nas alturas.

Preocupado pensou em retornar ao aeroporto para se livrar de seu incômodo e perigoso passageiro, mas lembrou-se de que devido à altura o rato logo morreria sufocado.

Ele não pensou duas vezes e voou cada vez mais e mais alto e notou que acabaram os ruídos que estavam colocando em risco sua viagem conseguindo assim fazer uma arrojada aventura ao redor do mundo que era seu grande sonho... " (AD)


MORAL DA HISTÓRIA

Se alguém lhe ameaçar, VOE CADA VEZ MAIS ALTO...

Se alguém lhe criticar, VOE CADA VEZ MAIS ALTO...

Se alguém tentar lhe destruir por inveja e fofocas, e por fim, se alguém lhe cometer alguma injustiça, VOE CADA VEZ MAIS ALTO...

Sabe por quê? Os ameaçadores, críticos, invejosos e injustos são iguais aos "ratos":
não resistem às grandes alturas.

Pense nisso...

Desejo a cada um de vocês um ÓTIMO VÔO ao longo de sua vida...


beijos e boa semana a todos,

Tina
 
luzdeluma st © Code is Pocket