Monday, February 13, 2012

Fefe-Tina-Barcelona !

Monday, February 13, 2012
Já sei: lembraram do filme do Woody Allen e devem estar pensando: os nomes não são esses! rs E não são mesmo. O filme chama-se Vicky Cristina Barcelona ! Mas vamos convir que é parecido...

Estive em Barcelona com minha filhota Fefê na semana passada e confesso que 4 dias não foram suficientes para apreciar tanta beleza. A cidade é linda, cheia de arte, história, charme, beleza e futebol, naturalmente... rs

A Igreja da Sagrada Família projetada por Antonio Gaudí - arquiteto Catalão que ficou famoso por diversas obras em Espanha - é um exemplo da arquitetura gótica (ou seria neo-gótica?), sendo que a Igreja ainda encontra-se em construção, apesar da obra ter começado em 1883.

O templo foi projetado para ter três grandes fachadas: a Fachada da Natividade, quase terminada com Gaudí ainda em vida, a Fachada da Paixão, iniciada em 1952, e a Fachada da Glória, ainda por completar. Segundo o seu proceder habitual, a partir de esboços gerais do edifício Gaudí improvisou a construção à medida que esta avançava.

O templo, quando estiver terminado, disporá de 18 torres: quatro em cada uma das três entradas-portais, a jeito de cúpulas; irá ter um sistema de seis torres, com a torre do zimbório central dedicada a Jesus Cristo, de 170 metros de altura, outras quatro ao redor desta, dedicadas aos evangelistas, e um segundo zimbório dedicado à Virgem.

O interior estará formado por inovadoras colunas arborescentes inclinadas e abóbadas baseadas em hiperboloides e paraboloides buscando a forma ótima da catenária. Estima-se que poderá levar no seu coro 1500 cantores, 700 crianças e cinco órgãos.

A construção foi suspensa em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola e não se estima a conclusão para antes de 2026, centenário da morte de Gaudí (ele morreu atropelado em 1926 aos 74 anos, em Barcelona).

Atualmente a construção continua sendo mantida parte pela entrada que é cobrada dos visitantes ($13,00 Euros), parte pelo governo e parte recebida de doações. É sem dúvida, a Igreja mais bonita que já visitei (não estou considerando aqui a Capela Sistina, que é outra história... )


Altar da Sagrada Família (vista geral)

Barcelona me encantou. Deveria ter programado uma visita mais longa. Os habitantes são gentis, a cidade é limpa, bem sinalizada, recebe bem seus turistas, tem ótima infra estrutura. A comida regional é diversificada e saborosa. Fica uma dúvida enorme entre "Tapas" ou "Montaditos", "Sangria ou Cerveja", "Paella ou Frutos do Mar" ... sem esquecer a vista que mostra aquele mar de um azul lindo e infinito, Mediterraneo naturalmente. Quem tiver oportunidade não deve perder: Barcelona vale muito a pena de se ver e viver!


Sangria, Tapas, Montaditos, Carpaccio...

Eu deixo algumas fotos (foram muitas!) e agradeço a companhia da minha filhota Fefe que fez a viagem muito mais gostosa - Barcelona seria diferente sem você!

Não posso me despedir sem deixar de mencionar que nesta semana, no dia 15/2 mais precisamente, se por aqui estivesse meu pai querido faria 83 anos. Saudade sem fim, pai: I´ll always love you!


Tenham todos uma excelente semana.


beijos,


Tina

2 comments:

  1. Que espetáculo Tina. Não conheço Barcelona, mas acompanho programas sobre viagens e semana passada na BAND, passou sobre Barcelona naquele programa O mundo segundo os brasileiros. Vale muito a pena assistir, cada semana é um lugar do mundo.
    Big Beijos

    ReplyDelete
  2. gente, q lindooooo!!!! deve ser fantástico mesmo!!!

    q bom q curtiu a filhota tb, em um lugar fascinante.

    linda homenagem ao seu pai.

    /(,”)\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_┌──»ʍi૮ђα ツ

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket