Monday, April 07, 2014

Jet Lag

Monday, April 07, 2014


É o nome dado à uma fadiga de viagem, é uma condição fisiológica que é uma consequência de alterações no ritmo circadiano. As alterações podem provocar uma mudança do trabalho do organismo. 

O organismo de uma pessoa está acostumado com o tempo de rotação da Terra e quando uma pessoa viaja em um avião mudando de meridiano, pode ocorrer que o dia passe mais rápido e provoque o Jet lag. Acredita-se que a condição é o resultado do rompimento do ciclo " luz / escuridão ". Pode ser provocado por fatores ambientais.

O Jet Lag ocorre como consequência de viagem através de vários fusos horários, o que se tornou comum com as viagens a jato e daí o nome em Inglês (Jet, jato; Lag, diferença de horário). Desta maneira após uma viagem passando por vários fusos horários a pessoa se sente como se o relógio interno dela (relógio biológico) não estivesse no mesmo do horário do local.

Desta maneira logo após uma viagem cruzando fusos horários há um distúrbio do sono pois a pessoa quer dormir no horário que estava habituada e não no horário local - isto denomina-se Jet Lag. Este é um tipo de insônia pois não se consegue dormir no horário que deveria.

Gera cansaço, desconforto e troca de noite pelo dia (ou vice versa) por um período curto, mas que varia de pessoa para pessoa.

Eu estou assim, afinal são 4 horas de diferença, mas creio que na próxima semana já estarei mais habituada e de volta ao ritmo.

Boa semana a todos.

beijos,

Tina

1 comment:

  1. Nunca viajei para fora, por isso nunca tive um jet leg.
    big beijos

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket