Monday, November 24, 2014

Empatia.

Monday, November 24, 2014

Forma de identificação intelectual ou afetiva de um sujeito

 com uma pessoa, uma ideia ou uma coisa.

Sou pessoa extremamente empática: sofre você = sofro eu. Jamais seria médica, bombeira ou enfermeira: não consigo ver o sofrimento alheio sem "sentir / sofrer" junto.  Estou falando de profissões que lidam com pessoas no seu pior momento (fisicamente falando) pois existem coisas piores para se viver / vivenciar, com certeza.

E eu não posso negar que admiro, e muito, pessoas que o fazem, pessoas que são capazes (ou seria pessoas que tem um dom ?) de ajudar e socorrer outro ser humano que necessita de ajuda. Eu não sou este tipo de pessoa - por escolha de vida se é que me entendem - mas agradeço à Deus por ter colocado no mundo uma filha que faz isso por querer e eu me sinto realizada através dela, pois sou pessoa covarde para agir assim. Sorry . Escolhi profissão diferente, modo de vida também. Eduquei duas meninas lindas para o mundo e deu certo. Sinto-me realizada com as escolhas delas.

Estou falando disso e tudo isso  para dizer que estou muito preocupada com meu neto lindo mais de amado que mora longe, (ops in London!) e que está com dor de ouvido. My sweet little boy...



 De "dor de ouvido" eu entendo tudo - da pior maneira possível - sofri durante anos enquanto criança / adolescente , e carreguei comigo o "trauma" da dor:  sempre fiz gorros para minhas filhas, sempre avisei que tapassem os ouvidos enquanto caminhavam para entrar num avião ou enquanto estavam em lugar aberto e com vento: tudo por MEDO que elas tivessem / sentissem a dor que senti quando tive dor de ouvido / otite externa que aterrorizou a minha adolescência, o meu viver. É uma dor que não dá para ser descrita, latejante e infinita cérebro afora.

Empatia é sentir a dor do outro, é sentir o que o outro sente. E se o outro que sente é seu neto mais amado-primeiro-querido-lindo, a dor é ainda maior.  Eu trocaria de lugar com ele, para evitar essa dor. Trocaria de bom grado. Ele não precisa dessa dor, não mesmo. Não consigo imaginar criança tão linda e boa vivenciando isso. Mas vai passar, com certeza, como tudo na vida passa e nem sempre a gente pode trocar de lugar: empatia de vó é  trocar de VIDA.

Eu fico por aqui, querendo estar lá, do lado dele.

Semana boa a todos,

beijos,

Tina

1 comment:

  1. Oi, Tina!
    De certa forma, suportamos um adulto sentir dor de ouvido, mas uma criança? Elas não merecem tal sofrimento!! Meu filho sofria de otite causada por sinusite que era causada por alergia... Que estado complexo! Segui os conselhos de uma pediatra que me disse o seguinte: "O pior inimigo do ouvido é a água. Nunca deixe um ouvido úmido que ele será porta de entrada para o desenvolvimento de fungos e bactérias". Depois desse preâmbulo, ela me ensinou a sempre antes do banho, molhar um pedaço de algodão em um pouco de óleo - podia ser qualquer um, mas eu usava o óleo johnson por não ter cheiro forte - pode ser de amendoas e até de cozinha :) E colocar no ouvido da criança para tapar. O óleo não deixa a água entrar no ouvido funcionando com um isolante. Não sei se sabe sobre isso, mas esse isolante funcionou com o meu filho e ele nunca mais teve otites.
    Não sofra, Tina! Presenciar uma criança sofrer com dor é alienante pois não temos muito o que fazer além de seguir as recomendações médicas. Estar por perto e ser solidário funciona! Muitas vezes eu dormi com dor sabendo que a minha mãe estava por perto me fazendo carinho, velando a minha dor.
    Beijus,

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket