Monday, June 08, 2015

Perfeita definição

Monday, June 08, 2015
"Os Frades" by H.Fabrício

"Cultura é o que fica, nas pedras antigas da cidade de Palmyra ou na coleção do Louvre.

História é o que passa e avança, muitas vezes com violência.

Cultura cria, História destrói, e não tem o menor interesse em arte.

Elas podem se complementar, mas nunca será uma convivência tranquila."

Texto de L. Fernando Veríssimo

Eu sou Historiadora e adoro Arte, independente da arte, admiro a criatividade, a técnica, as cores, a ideia, o trabalho como um todo. E isso pode ser visto em um quadro de Van Gogh ou em uma peça tricotada à mão pela minha sogra. Tem coisa mais linda do que ouvir o maestro João Carlos Martins tocando piano? É deslumbrante. Arte é a busca da beleza. E faz história.

Eu, apesar de admirar muito, domino com relativa facilidade apenas uma pequena porção no campo das artes, a saber: culinária (cozinhar é sim uma arte!) e trabalhos manuais (restritos a trico, croche e bordado em geral). Não é muito, mas certamente é melhor que nada.

A minha frustração fica por conta da pintura e da jardinagem ( não tenho mão e nem jeito para nenhuma das duas!) mas me sinto plenamente recompensada em família pois meu pai pintava bem sem nunca ter estudado pintura e minha filha tem domínio total da jardinagem. Ainda bem.

E pensar que disse tudo isso só porque queria postar a foto do quadro que meu pai pintou para mim quando nasci. É o quadro da foto acima. Lindo!

O texto de Veríssimo foi publicado no Caderno Dois do jornal O Estado de São Paulo no domingo passado e é realmente de autoria dele - não é uma daquelas "invenções da Net, e tenho que admitir que há tempos não me deparava com uma definição tão clara, tão perfeita.

Boa semana a todos.

beijos,

Tina

2 comments:

  1. Oi, Tina!
    Que peraltice dos frades! Me lembrei da obra do italiano Alessandro Sani que inspirou Mário Gardano a estampar os chocolates Dulcora, atual Nestlé. Sempre gostei muito dos frades cometendo o pecado da gula! :) Acho que o seu pai já imaginava que você iria ser uma artista culinária e a obra veio para quem sabe um dia estampar o seu espaço gourmet? Se é que já não estampa.
    Cada um de nós possui um dom que mais se apega e por isso melhor se desenvolve. Eu não me especializei em nenhuma arte, mas faço um pouco de desenho e pintura e, tenho alguns dotes musicais. O resto eu me viro! :)
    Não sabia que é historiadora. Muito bom!
    :)
    Beijus,

    ReplyDelete
  2. Oi, Tina!
    Adoro arte. Tive no colégio uma matéria na 7ª série chamada História da Arte.
    Até hoje sei diferenciar os estilos de cada pintor
    Gosto de pintar, embora em desenho não seja o meu forte. Por outro lado amo música e adoro cantar.
    Blog de cara nova!
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket