Wednesday, September 26, 2007

A arte de ser...

Wednesday, September 26, 2007 25

A Arte de Ser Avó

"Netos são como heranças: você os ganha sem merecer. Sem ter feito nada para isso, de repente lhe caem do céu. É, como dizem os ingleses, um ato de Deus. Sem se passarem as penas do amor, sem os compromissos do matrimônio, sem as dores da maternidade. E não se trata de um filho apenas suposto, como o filho adotado: o neto é realmente o sangue do seu sangue, filho de filho, mais filho que o filho mesmo...

Quarenta anos, quarenta e cinco... Você sente, obscuramente, nos seus ossos, que o tempo passou mais depressa do que esperava. Não lhe incomoda envelhecer, é claro. A velhice tem as suas alegrias, as suas compensações - todos dizem isso embora você, pessoalmente, ainda não as tenha descoberto - mas acredita.

Não de amores nem de paixões: a doçura da meia-idade não lhe exige essas efervescências. A saudade é de alguma coisa que você tinha e lhe fugiu sutilmente junto com a mocidade. Bracinhos de criança no seu pescoço. Choro de criança. O tumulto da presença infantil ao seu redor. Meu Deus, para onde foram as suas crianças? Naqueles adultos cheios de problemas que hoje são os filhos, que têm sogro e sogra, cônjuge, emprego, apartamento a prestações, você não encontra de modo nenhum as suas crianças perdidas. São homens e mulheres - não são mais aqueles que você recorda.



E então, um belo dia, sem que lhe fosse imposta nenhuma das agonias da gestação ou do parto, o doutor lhe põe nos braços um menino. Completamente grátis - nisso é que está a maravilha. Sem dores, sem choro, aquela criancinha da sua raça, da qual você morria de saudades, símbolo ou penhor da mocidade perdida. Pois aquela criancinha, longe de ser um estranho, é um menino seu que lhe é "devolvido". E o espantoso é que todos lhe reconhecem o seu direito de o amar com extravagância; ao contrário, causaria escândalo e decepção se você não o acolhesse imediatamente com todo aquele amor recalcado que há anos se acumulava, desdenhado, no seu coração.

A avó não tem direitos legais, mas oferece a sedução do romance e do imprevisto. Mora em outra casa. Traz presentes. Faz coisas não programadas. Leva a passear, "não ralha nunca". Deixa lambuzar de pirulitos. Não tem a menor pretensão pedagógica. É a confidente das horas de ressentimento, o último recurso nos momentos de opressão, a secreta aliada nas crises de rebeldia.

Uma noite passada em sua casa é uma deliciosa fuga à rotina, tem todos os encantos de uma aventura. Lá não há linha divisória entre o proibido e o permitido, antes uma maravilhosa subversão da disciplina. Dormir sem lavar as mãos, recusar a sopa e comer roquetes, tomar café - café! -, mexer no armário da louça, fazer trem com as cadeiras da sala, destruir revistas, derramar a água do gato, acender e apagar a luz elétrica mil vezes se quiser - e até fingir que está discando o telefone. Riscar a parede com o lápis dizendo que foi sem querer - e ser acreditado! Fazer má-criação aos gritos e, em vez de apanhar, ir para os braços da avó, e de lá escutar os debates sobre os perigos e os erros da educação moderna...

E o misterioso entendimento que há entre avó e neto, na hora em que a mãe o castiga, e ele olha para você, sabendo que se você não ousa intervir abertamente, pelo menos lhe dá sua incondicional cumplicidade... " (Texto de Rachel de Queiroz)

Nao tem preco que pague. Estou muito, intensa, imensamente feliz. Ele chegou dia 25 /9 - lindo, cheio de saude e disposicao - numa noite de lua cheia e para mim, azul naturalmente. A mamae passa bem - feliz e realizada. O papai esta bobo. A vovo? Completa.

A vida vai voltando ao normal. A net voltou esta semana tambem. Volto aos poucos a visitar e retribuir a todos o carinho recebido (enquanto estiver aqui vai ser meio dificil, por razoes obvias, certo?) Mas em breve volto para casa - a duras penas - verdade seja dita, mas a vida tem que continuar, mesmo quando a gente tem vontade de congelar o momento e ficar.
A rainha Elizabeth ganhou o sudito mais lindo que ela poderia imaginar... mas ele e' meu neto primeiro: fim de papo ! rs

beijos e bom fim de semana.

Tina

ET: Prometo mais fotos em breve. Nao e lindo?

Friday, September 21, 2007

Enquanto espero...

Friday, September 21, 2007 15
Ola amigos!

Saudade do mundo blogueiro... e como voces podem ver acima, o meu lindinho continua calmo e tranquilo no ninho. Nao esta nem ai o com a minha chegada (rs) e la se vao 2 semanas... pode ?

Aqui com toda a tecnologia de primeiro mundo, o povo espera ate 10 dias apos a data presumida, para entao comecar a tentar as medidas alternativas e/ou auxiliares para o nascimento. Cesarea e' quase um palavrao! So fazem quando ha' risco para ambas as partes. Entao estamos esperando, ainda. (rs) Mas da semana que vem nao passa.
Enquanto espero, vou dividir duas coisinhas lindas daqui:


Flor de Maracuja (sem maracuja) no jardim de casa


Esquilo que nos visita toda manha (nunca faltou um dia) para comer amendoim

Infelizmente o problema da Tv a cabo x Internet ainda nao foi resolvido (inacreditavel!) entao fico novamente devendo as visitas pois aqui na biblioteca so da para usar 1 hora por dia... Espero que na semana que vem ja esteja tudo normalizado e entao voltarei com todas as novidades e fotos tao esperadas.

Desejo a todos um lindo fim de semana e mais uma vez agradeco as mensagens deixadas e o carinho de sempre.

beijos,

Tina

Monday, September 17, 2007

Antes do novo tempo...

Monday, September 17, 2007 16
Oi amigos!

Passando por aqui para matar saudades, limpar a poeira e ler comentarios queridos. Estamos sem internet em casa (problemas com a TV a cabo) mas hoje resolvi sair da toca e estou aproveitando algumas horinhas na biblioteca, onde alem de leitura divina, ainda tem internet gratuita - quer coisa melhor ? rs Alias, por aqui esta tudo indo muito bem, dias lindos e tranquilos. Paisagem de cinema, temperatura de conforto ( mais para o frio). E eu aproveitando.

O meu lindinho ainda esta no ninho... mas desta semana nao deve passar. E eu prometo mostrar, afinal e' o meu novo tempo que vai chegar...

Agradeco a todas as mensagens e lamento nao poder visitar / retribuir a todos como gostaria neste momento, mas nao faltara oportunidade tenho certeza.


beijos saudosos e tenham todos uma linda semana.

Tina

Monday, September 03, 2007

Momento de vida...

Monday, September 03, 2007 45
"Vivo um momento repleto de vida,
Fechando o mês de agosto comemorei,
vida nascimento, vida renascimento."


estou arrumando minhas malas,

indo ao encontro de uma nova vida,

vou ver minha filha - vida (re)vivida.

Eu saindo de cena por um tempo,

Entro em outra cena: meu momento.

Realizada.

Plena.


Volto...


- E nesse "meio-inteiro-tempo" sentirei saudade. Quando der, passo em visita para matar vontade. Viverei tempo meu, doce realidade. Longe... de verdade.


beijos e lindos dias.


Tina
 
luzdeluma st © Code is Pocket