Monday, October 05, 2009

Sal, Sol, Rio...

Monday, October 05, 2009
Mar Morto (photo Net)

O assunto anda fervilhando nas manchetes, pautas e conversas país afora: Pré-sal - que em resumo é "uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo."

Mas, como essa não é a minha "praia" vou falar do outro lado do sal: o sal grosso.

Vejamos se você sabia que:

  • "O sal grosso é considerado um potente purificador de ambientes. Povos distintos usam o sal para combater o mau-olhado e deixar a casa a salvo de energias nefastas.
  • O sal é um cristal e por isso emite ondas eletromagnéticas que podem ser medidas pelos radiestesistas.
  • Ele tem o mesmo cumprimento de onda da cor violeta, capaz de neutralizar os campos eletromagnéticos negativos. Visto do microscópio o sal bruto revela que é um cristal, formado por pequenos quadrados ou cubos achatados.
  • As energias densas costumam se concentrar nos cantos da casa. Ao colocar um copo de água com sal grosso ou sal de cozinha se equilibra essas forças deixando a casa mais leve.
  • Banho de sal grosso e o antigo escalda-pés (mergulhar os pés em salmoura bem quente) têm o poder de neutralizar a eletricidade do corpo. Para quem mora longe da praia é um ótimo jeito de relaxar e renovar as energias.

  • O sal já foi considerado o ouro branco (salmoura para conservar alimentos).

  • Nunca é demais lembrar que Salário deriva de Sal... (e isso já é outro assunto...rs)


Google photo - AD

Os povos ao longo do tempo, foram desenvolvendo lendas / superstições em torno do uso do sal, tais como:
  • Uma pitada de sal sobre os ombros afasta a inveja,
  • Para espantar o mau-olhado ou evitar visitas indesejáveis, caboclos costumavam colocar uma fileira de sal na soleira da porta ou um copo de salmoura do lado esquerdo da entrada,
  • A mistura de sal com água ou álcool absorve tudo de ruim que está no ar, ajuda a purificar e impede que a inveja, o mau-olhado e outros sentimentos inferiores entrem na casa,

  • Tomar banho de água salgada com bicarbonato de sódio descarrega as energias ruins e é relaxante. O único cuidado é não molhar a cabeça, pois é aí que mora o nosso espírito e ele não deve ser neutralizado,
  • Na tradição africana, quando alguém se muda, as primeiras coisas a entrar na casa são: um copo de água e outro com sal. Usam sal marinho seco, num pires branco atrás da porta para puxar a energia negativa de quem entra. Também tomam banho com água salgada com ervas para renovar a energia interna e a vontade de viver,
  • No Japão, o sal é considerado poderoso purificar. Os japoneses mais tradicionais jogam sal todos os dias na soleira das portas e sempre que uma visita mal vinda vai embora. Símbolo de lealdade na luta de sumô. Os campeões jogam sal no ringue para que a luta transcorra com lealdade.
E acreditar ou não depende de cada um, mas não faz mal algum tentar, com certeza.

E como o assunto é sal, me fez lembrar sol , que me lembra Rio - Rio 2016 ! Eu não estava na torcida (assumo!) mas é difícil resistir a tanto azul. Agora vou torcer para dar tudo certo - afinal, esse meu lado "carioca" vai sempre existir.


É Rio... só Rio, sou Rio, sorRio...


beijos e boa semana a todos,

Tina

13 comments:

  1. Mas não deixa de ser interessante que o RIO se banhe de sal pra tirar o mau-olhado,rss

    Beijão!!

    ReplyDelete
  2. Tina, eu sempre quis saber o porque do sal ser bom para o espírito. E se faz bem para o corpo, faz bem para o espírito, no caso, neutralizar campos eletromagnéticos com escaldos dos pés ou mesmo, um bom mergulho no mar. Mas veja bem, jogar sal para trás, colocar nos cantos da casa ou atrás da porta, denota superstição ou auto sugestão! Assim, acreditando e com a força do pensamento positivo bloqueamos tudo de ruim. Tá certo! Vou comprar sal grosso e manter dentro da bolsa, assim posso sair por aí, salpicando pessoas! :) Boa semana! Beijus

    ReplyDelete
  3. Anonymous10:37 AM

    Concordo com o Do! hahaha Eu também não torcendo pelo Rio (não estava torcendo por nenhuma cidade), mas agora é esperar que tudo dê certo - o troço todo só acontece daqui a 7 anos, o povo é histérico demais. Tina, essa matéria toda sobre o sal é muito interessante, gostei. Já vi muitos chef's de cozinha usarem apenas o sal grosso nas receitas, uma boa pedida. O que seria da comida (mais os temperos, porque não vivo sem especiarias) sem o sal? Um beijo e um desejo de ótima semana pra ti.

    ReplyDelete
  4. Anonymous6:58 PM

    Vou fazer essa do sal grosso não custa. Big Beijos

    ReplyDelete
  5. Um tanto salgado, esse post. Mas gostei ! :) Boa semana, amiga.

    ReplyDelete
  6. Realmente o sal é importante até para nossa saúde visto que o produzimos.Alguma verdade existe em tantas afirmativas.

    Essa foto do Mar morto é impressionante na medida que ele está desaparecendo.Mostra que desviar rios para abastecer terras árdias pode não ser boa idéia.

    ReplyDelete
  7. Tina menina, eu tomo uns banhos de sal grosso, viu? Me sinto purificada e fortalecida. :)
    Eu não torci para o Rio e não tenho muito otimismo quanto as olimpiadas... Vamos ver em quanto tempo os "gerentes" da olimpiada conseguem esculhambar tudo.
    Beijos menina

    ReplyDelete
  8. Concordo com o DO, que o Rio se banhe no sal para espantar o mal olhado e que tudo dê certo.

    Beijossssssssss

    ReplyDelete
  9. Tina, ótimo post sobre o sal e ele evita as rugas, sabia? Lavar o rosto com água salgada todos os dias rejuvenesce. E que bom que os JO com certeza vai trazer muito emprego pra muita gente.

    Bjus

    ReplyDelete
  10. nossa...post salgadinho..adorei...qtas curiosidades. não sabia quase nenhuma.
    e viva o rio 2016!!!


    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ReplyDelete
  11. OLÁ! VOCÊ CONHECE A GAZETA DOS BLOGUEIROS? NA GB VOCÊ ENCONTRA OS MELHORES BLOGS DA NET, MUITOS DOWNLOADS PARA BAIXAR, ALÉM DE TUTORIAIS, SCRIPTS, TEMPLATES, GIFS E MUITO MAIS...VENHA CONFERIR E FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA DESTAQUE GB. BEIJÃO!

    ReplyDelete
  12. Olá, vim conhecer seu blog, e desejar bom fds
    bjss

    aguardo sua visita :)

    ReplyDelete
  13. Tudo tão salgado por aqui... rs
    Eu tbm num torci pro Rio ganhar... mas que dê certo

    Beijo

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket