Monday, April 19, 2010

Você sabia ?

Monday, April 19, 2010


"Durante o século 18, o Brasil Colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal. Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso país e correspondia a 20% (ou seja, 1/5) da produção. Essa taxação altíssima e absurda era chamada de "O Quinto".

Esse imposto recaía principalmente sobre a nossa produção de ouro. O "Quinto" era tão odiado pelos brasileiros, que foi apelidado de "O Quinto dos Infernos". A Coroa Portuguesa quis, em determinado momento, cobrar os "quintos atrasados" de uma única vez, no episódio conhecido como "Derrama".

Isso revoltou a população, gerando o incidente chamado de "Inconfidência Mineira", que teve seu ponto culminante na prisão e julgamento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário - IBPT, a carga tributária brasileira deverá chegar ao final deste ano de 2009 a 38% ou praticamente 2/5(dois quintos) de nossa produção. Ou seja, a carga tributária que nos aflige é praticamente o dobro daquela exigida por Portugal à época da Inconfidência Mineira, o que significa que pagamos hoje literalmente "dois quintos dos infernos" de impostos...

Para que? Para sustentar a corrupção, o PAC, o mensalão, o Senado com sua legião de "diretores", a festa das passagens, o bacanal (literalmente) com o dinheiro público, as comissões e jetons, a farra familiar no executivo.

Nosso dinheiro é confiscado no dobro do valor do "quinto dos infernos" para sustentar esta corja, que nos custa (já feitas as atualizações) o dobro do que custava toda a Corte Portuguesa.

E pensar que Tiradentes foi enforcado porque se insurgiu contra a metade dos impostos que pagamos atualmente..." (AD)


Esse é para não esquecer o 21 de abril.


beijos e boa semana a todos,


Tina

13 comments:

  1. uau! dois quintos dos infernos é ddemais....

    ótimo post, amada, vou até twitá-lo!

    esqueceu, apenas, de dizer que o dobro do quinto também banca campanha de eleição =/ e enche as cuecas e meias de alguns ordinários...

    beijos e boa semana

    MM.

    ReplyDelete
  2. Eu não sabia não e estou abismada!!! Achei q antes tiravam horrores da gente!!! mas sempre soube que o que pagamos hj em dia é um absurdo!
    Será que também enforcariam a gente?
    Beijos saltitantes
    Boa semana

    ReplyDelete
  3. Beleza, Tina! Essa gente mete a mão no nosso bolso, da maneira mais descarada possível, desde o Brasil Colônia. Será que nunca seremos capazes de dar um basta ?

    Um beijão

    ReplyDelete
  4. Anonymous10:52 PM

    Adorei "dois quintos dos infernos", botando pra quebrar minha amiga!
    Tina como assim no Rio era mais facil, que voce deixou o comentario no meu blog?Vai me dizer que voce tb é uma carioca morando em SP?!!!!
    Não sabia disso, ha quanto tempo voce esta aqui nessas plagas? Mas voltando ao Joaquim José, eu estava contando essa historia todinha para minha filha e explicando por que dia 21 é feriado e dia 22 nao.Pedro Alvares Cabral nao descobriu o Brasil, foram os indios. O que a colonização portuguesa fez foi mandar todos os bandidos encarcerados para pagar com a vinda ao Brasil o preço da liberdade( esses foram nossos colonizadores, os bandidos de Portugal) tais a ver a origem dos nossos corruptos... E finalmente Portugal espoliou o Brasil o quanto pode. Ela entendeu direitinho. E assim vou explicando a historia do Brasil um pouquinho diferente da versao escolar. Fazer o que? A cantilena nas escolas nao muda...
    Beijos e o carinho da
    Cam

    ReplyDelete
  5. caraca....não sabia o motivo do enforcamento dele...
    q absurdo...

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ReplyDelete
  6. e a lua tá crescendo!
    falta-nos Joaquins, Tomazes, Claudios, Alvarengas...
    silverios sobram, mas a coroa continua sua saga!
    bj

    ReplyDelete
  7. Eu sabia... mas é sempre bom recordar! :) Boa semana, amiga.

    ReplyDelete
  8. Pois que a mídia nem fala de Tiradentes, somente do Aniversário de Brasília. Beijus,

    ReplyDelete
  9. Pois que a mídia nem fala de Tiradentes, somente do Aniversário de Brasília. Beijus,

    ReplyDelete
  10. A origem do quinto dos infernos é ótima!
    Bjs qrda, adorei, Laura
    Luma tem razão,ninguém falou e Tiradentes...

    ReplyDelete
  11. Exatamente. Mas estou gostando da reação dos estudantes em Brasília.Tenho esperança de mudança com a prisão do Arruda.Se não houvesse roubos e fossem aplicados corretamente até pagaríamos com prazer.

    ReplyDelete
  12. Tina, querida! Que saudades! E volto e encontro uma das melhores postagens que li nos últimos tempos. Então, pagamos quase dois quintos (dos infernos)? Só que desta vez não vai ter Derrama e nem Conjuração. E o enforcado seremos todos nós que pagamos estes impostos escorchantes. Acabei de fazer meu imposto de renda e vi o quanto de meu honrado trabalho foi pro Estado. Nem queira saber... Maravilha, Tina. Estou voltando e me encantando com postagens maravilhosas como esta sua.
    Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

    ReplyDelete
  13. nossaaaa, eu sabia, mas não tão bem explicado assim, amei, brigada ^^

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket