Monday, January 02, 2012

Novo Ano! 2012

Monday, January 02, 2012

"Criatividade é inventar, experimentar, crescer,
correr riscos, quebrar regras, cometer erros, e se divertir."
(Mary Lou Cook)

E chegou 2012! Ano Bissexto - tenho nada contra e nem a favor - mas de qualquer forma o que vale é a garra e a vontade da gente de encarar e começar tudo novamente, com certeza! E é de acordo com a citação acima que quero viver 2012: criando, inventando, crescendo, correndo riscos e me divertindo - muito, muito mesmo ! rs



Vejam que interessante essa explicação sobre o ano bissexto que encontrei aqui:

"O ano bissexto teve início no Egito em 238 a.C. Em 45 a.C. entretanto, foi o imperador romano Júlio César quem trouxe a idéia do ano bissexto para o ocidente.
No antigo calendário romano, os dias recebiam nomes com base no ciclo lunar e um mês dividia-se em três seções separadas por três dias fixos: Calendas (lua nova), Nonas (quarto-crescente) e Idos (lua cheia).

Os dias eram designados por números ordinais contados em ordem retrógrada em relação ao dia fixo subsequente, algo semelhante ao costume que temos em dizer um horário de 16:45h com sendo “15 para as 5”.

Desta forma o dia 3 de fevereiro, por exemplo, chamava-se “antediem III Nonas Februarii”, ou seja “três dias antes da Nona de Fevereiro” e o dia 24 de fevereiro chamava-se “antediem VI Calendas Martii” ou “antediem sextum Calendas Martii”, ou seja “sexto dia antes da Calendas de Março”.

O imperador romano Julio César ao fazer a introdução de mais um dia no ano, optou pelo o mês de fevereiro, e dentro deste mês escolheu por duplicar o dia 24, chamando-o de “antediem bis-sextum Calendas Martii” (De novo o sexto dia antes das Calendas de Março), surge então o nome “ bissexto”, que passou a designar o ano que tivesse este dia suplementar.

Júlio César escolheu o mês de fevereiro para adicionar um dia porque, além de ser o mês mais curto do ano, com 28 dias, também era último mês do ano entre os romanos, e que por eles era considerado como um mês negativo. Desta forma a escolha por duplicar o dia 24, ao invés de ser introduzido o novo dia 29 (como atualmente fazemos) se deu por motivos supersticiosos."


Como calcular um ano bissexto

A partir da introdução do calendário Gregoriano foram adotadas as seguintes regras:

1- Todo ano divisível por 4 é bissexto.
2- Todo ano quando divisível por 100 não é ano bissexto.
3- Mas, se o ano for também divisível por 400 é ano bissexto.


Então estamos combinados: o ano é bissexto e a gente vai fazer o melhor para viver e criar nesse dia a mais (e em todos os outros também) muita alegria, muita paz, aproveitar e cultivar amizades, multiplicar a diversão e tudo mais que a gente deseja, merece e há de receber.

Tenham todos um maravilhoso 2012!


beijos,


Tina

4 comments:

  1. Anos bissextos são curiosos... rs...

    Feliz 2012!!!!

    bjs!

    ReplyDelete
  2. Tina, desejo um feliz 2012. Muitas bençãos, felicidades, paz e luz. Big Beijos

    ReplyDelete
  3. Olá Tina, também entrei com este astral este ano.
    Já te sigo, mas hoje venho divulgar o meu novo blog:
    http://docesefemeridades.blogspot.com/
    Beijos

    ReplyDelete
  4. Tina, tudo bem?

    O meu filho me disse há poucos dias que nao queria ter nascido no ano bissexto porque ele teria aniversário a cada 4 anos e os presentes onde é que ficariam?

    Boa explicacao o teu post.

    Abracos e uma ano abencoado seja ele bissexto ou nao

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket