Monday, April 28, 2014

Bananas.

Monday, April 28, 2014


Gente, eu estava à procura de assunto para postar esta semana e eis o que me aparece: BANANAS!

A falta de noção e o preconceito ainda vão dar o que falar nesse século (novamente). Aliás, será que já  estamos mesmo "em outro século" ? O preconceito  persiste. Infelizmente.

Desde quando banana virou símbolo de macacada? Desde quando banana é sinônimo de macaco? Ou vice-versa? Carmen Miranda era banana? Pelé, Garrincha e Neymar são bananas? Afro-Americano é banana? Afro-Descendente é Banana? Macaco é Banana? E eu? Banana??? Se for, somos todos macacos,  e o jogador Neymar tem razão. Ou não?

No Brasil, falando nosso idioma e o significado de nossas gírias, sabemos o que é chamar  alguém de "banana" - e sabemos que nem de longe - significa o que "outros" querem dizer com isso. "Banana" não é sinônimo de macaco, com certeza. Longe disso.

Infelizmente culturas estrangeiras tentam nos afrontar com esse tipo de coisa, mas somos superiores, e, se necessário, comemos a banana (como fez o jogador - e o fez muito bem) - mas não significa que "a" engolimos. E nem teremos que engolir a afronta.

Eu não.

Tenham uma boa semana.

beijos,

Tina

3 comments:

  1. Oi, Tina!
    Sempre penso que o preconceito é uma forma de demonstração da nossa própria incapacidade de aceitar a realidade dos fatos.
    Toda criança come banana amassada :D Toda criança faz macaquice! Ser macaco poderia mudar para uma forma carinhosa de nos referir ao nosso semelhante... Fico pensando no macaco que por não poder se manifestar, talvez sinta toda essa discriminação. :D
    Beijus,

    ReplyDelete
  2. Oi Luma!

    Concordo plenamente com você! bjs

    ReplyDelete
  3. Tina, até fiz um post em blog de uma amiga minha sobre esse assunto, chama Cola na Manu, em que sou colunista lá.
    Já respondeu nossa pesquisa no blog ?
    Big Beijos

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket