Friday, May 04, 2007

Pérolas...

Friday, May 04, 2007

Ela passou por várias mãos nos últimos 800 anos : de imperadores chineses a Marco Polo, mas o nome do proprietário atual permanece em segredo . Em compensação na próxima semana, centenas de pessoas terão a chance de comprar a maior pérola natural que existe atualmente. Ela será leiloada em Abu Dhabi nos Emirados Árabes e lances pela Internet também serão aceitos. Estima-se que o valor do lance final chegue à casa de US$ 8 milhões de dólares.

A pérola "Arco Valley" mede 3,1 polegadas de comprimento e tem 575 kilates tendo pertencido a imperadores chineses, reis Persas, ao neto de Genghis Khan e a Marco Polo, mas infelizmente desconhecemos sua origem.

"Arco Valley" recebeu esse nome de um de seus proprietários - a dinastia da família austríaca Arco Valley - e é branca com um leve toque de azul e um misto de rosa e creme nas laterais. Ela já foi lapidada 3 vezes para ser usada por seus antigos proprietários, mas era sempre restaurada ao seu formato original.

Pérolas são produzidas por moluscos (não só pelas ostras) e podem ter as mais variadas formas. São compostas de camadas invisíveis a olho nu e raramente tem a forma circular que estamos acostumados a ver. Seu tamanho depende do molusco que as gerou, do tamanho e formato do núcleo, do tempo que levou para ser formada. Os cultivadores de pérolas tentam obter pérolas maiores utilizando núcleos maiores e alguma química, mas nada garante que obterão pérolas grandes. O valor de uma pérola de água salgada é baseado no seu tamanho, cor, peso, exclusividade e do quanto os interessados se dispõem a pagar por ela.

"Ela já tem 800 anos , mas ainda me tira o fôlego "disse K. Al-Sayegh, joalheiro de Abu Dhabi e organizador do evento.

The Arco Valley Pearl

A "Arco Valley " é a única pérola gigante à venda atualmente. Por outro lado, a "Pérola de Alah", que mede 9,45 polegadas é a maior do mundo. Foi encontrada por um mergulhador filipino perto da Ilha de Palawan em 1934 e está guardada em um museu lá mesmo nas Filipinas.

Documentos comprovam que a "Arco Valley" era propriedade do imperador chinês Kublai Khan (neto de Genghis Khan), e que o mesmo deve tê-la dado de presente à Marco Polo.

O leilão será na próxima 5 feira e espera-se a participação de pelo menos 400 pessoas distribuídas entre os Emirados Arabes, Países do Golfo, China, India, Inglaterra, Estados Unidos e Tahiti.

E você: não acha que sua mãe , mulher ou namorada merece? O leilão é aberto, aproveite a chance. Eu adoraria, tenha certeza... mesmo sem saber o que faria com ela. rs


Beijos e bom fim de semana,


Tina

Fonte: Reuters

Tradução e adaptação livre, by Tina

20 comments:

  1. 575 kilates ó.Ò
    Vou querer duas (=

    Que raridade heim... Adorei as informações...Tu sempre nos deixando mais informados e cultos (=
    Obrigado por isso.

    Beijos e otimo fim de semana pra tu

    :**

    ReplyDelete
  2. bom fim de semana com perolas pra vc..

    ReplyDelete
  3. sou apaixonada por pérolas! vou avisar o marido, dia das mães tá chegando,né? quem sabe ele não dá um lancezinho? rs...
    beijos, bom fim de semana!

    ReplyDelete
  4. Eu defino a p´erola como algo assim ...chique, clean e que me lembram aquelas Rainhas do passado...Aquelas mulheres de maos dleineadas que ficavam alsiando as benditas enquanto conversava...risos...beijos e bfsemana

    ReplyDelete
  5. Acho a pérola uma beleza, delicada e chic, apesar de ter várias jóias com ela não sou chegada, me lembra antigamente[será trauma? rsss]
    Lindo final de semana minha flor
    beijossssssssss

    ReplyDelete
  6. Bem que eu queria fazer uma surpresa com uma pérola dessas! Mas só em sonhos mesmo....
    Um beijo

    ReplyDelete
  7. Nossa,TINA,tomei uma aula aqui e agora. Sabia que valiam muito,mas nunca poderia imaginar que UMA apenas chegasse a valer uma fortuna destas.
    Impressioanante!!

    Beijos e um otimo fds a vc.

    ReplyDelete
  8. Acho o máximo colar de pérolas.
    Big Beijos

    ReplyDelete
  9. É incrível como os números bailam por entre a vida das pessoas assumindo dimensões inimagináveis.
    Cadinho RoCo

    ReplyDelete
  10. Oi Tina, estou passando pra t desejar um grande fds, estou t adicionando nos meus favoritos, grande beijo!!!!

    ReplyDelete
  11. Toda senhora elegante combina com pérolas, né?! As nossas mães que o digam,Tina ! Superbeijo !

    ReplyDelete
  12. Uau... Gostei de saber disso...
    Essa pérola gigante não é redonda, não é? mas parece uma pérola mutante. Mas tem lá sua beleza. Bom final de semana. carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

    ReplyDelete
  13. Jõka3:27 PM

    Já rolou o blue moon desse mês ???

    ReplyDelete
  14. fiquei curiosa..vou procurar no google ver se acho uma foto.


    ...... @@ ......... um abraço
    ....@(`;`)@........e um ótimo
    0==/--\\\\==0.....fim de semana
    ...../___\\\\...........
    ....._| |_...........beijossss

    ReplyDelete
  15. Gosto de pérolas, mas por razões óbvias, prefiro os cristais.
    beijos
    Kristal

    ReplyDelete
  16. Tina!!
    eu tenho um único objeto de desejo: um colar de pérolas... de 5 voltas!
    aprendi num treinamento na H.Stern que não se deve guardar o colar de pérolas pois elas precisam respirar! e elas me lembram Rubem Alves!
    e na lua cheia eu lembro de vc!!!
    teremos blue moon!!!
    bjs!

    ReplyDelete
  17. Uma pérola de 8cm pode até matar! eu não quero ser do contra, mas isso pra mim é dislumbre. Ela é um arremedo, um defeito da natureza que se tornou raridade. Só tem esse valor por causa de quem já a possuiu e por fazer parte da história. Além do mais é manchada, parece um dente e não faz par. Como usá-la como jóia?
    O único investimento é: quem gasta mais de R$ 16 milhões numa pedra, pode deixá-la guardada em um museu para que o público possa se deleitar com ela e ganhar os lucros da amostra. Um péssimo investimento.
    Pensa que não gosto de pérolas? Gosto. Um colar de pérolas é avaliado conforme as pérolas sejam idênticas. Quanto maior o número de pérolas idênticas, maior o valor.
    Não é uma incongruência esse pedaço de cálcio valer tanto!

    Tina, eu não estava entendendo o seu comentário lá no luz e olha, sei que você não é de entornar. (rs*)

    Bom fim de semana! Beijus

    ReplyDelete
  18. Interessante os dados, mas ainda fico com as pérolas redondinhas e pequenas, aquelas de brincos, colares e anéis (apesar de não ter nenhuma perolazinha sequer). Beijocas.

    ReplyDelete
  19. Os Deuses não vivem na lagoa, apenas recolhem o pranto, transformado manto de água em certas noites de encanto.


    Bom domingo...feliz dia da mãe...


    Doce beijo

    ReplyDelete
  20. Muito linda e de valor histórico imensurável.

    Eu não gostaria de ganhá-la (lálálálá)....

    beijos e boa semana para você.

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket