"The American Flag.
One nation, under God, with Liberty and Justice for all."
One nation, under God, with Liberty and Justice for all."
Hoje é 4 de julho: o famoso "4th of July" - Independence Day of the United States!
Nos Estados Unidos, o Dia da Independência é o feriado em que se comemora a adoção da declaração da independência , datada de 4 de julho de 1776 quando as colônias se uniram e declararam a sua independência da Inglaterra. (há controvérsias sobre esta data...). Mas o que valeu foi o intuíto e a união. A declaração e a adoção da independência.
O dia de independência por lá é associado geralmente à show de fogos, paradas, churrascos (com hamburguer ao invés de picanha...rs) e piqueniques ao ar livre (já que lá é verão). Há também os jogos do baseball e vários outros eventos públicos que comemoram a história, o governo (?) e as tradições locais.
Mas é antes de tudo, um dia de demonstração e vivência de patriotismo!
A queima de fogos foi associada às comemorações a partir do 4 /7 / 1777.
E o que mais me admira é esse patriotismo que os norte-americanos demonstram (se sentem tanto, é outra coisa... )- por que lá, o 4 de julho é realmente um EVENTO, não apenas um feriado ! Bandeiras por toda parte, exaltações à pátria, fogos e manifestações , que eles curtem de verdade. E se comemora esse dia: literalmente!
Eu não me lembro de ter visto nada parecido por aqui, nada. Na minha opinião, o nível de patriotismo nacional é muito baixo, muito mesmo. Só aparece na Copa do Mundo. Mas este não é um blog que fala disso e essa não é a minha área: parei! Voltando ao assunto, vejamos:
Curiosidades sobre a bandeira americana:
- Somente o presidente e os governadores de estado podem solicitar a colocação de bandeiras americanas em prédios oficiais, bem como a colocação de meia bandeira.
- Quando uma bandeira não estiver mais em condições de uso e nem possa ser consertada, deve ser destruída de maneira digna, leia-se+ queimada. É aceitável mandar lavar a bandeira quando esta estiver suja ou manchada.
- Ninguém deve destruir uma bandeira que tenha caído no chão. Se estiver suja, basta mandar lavar.
- O Código da Bandeira não proíbe que qualquer pessoa tenha uma bandeira americana dobrada sobre seu caixão. A pessoa não tem necessariamente que ter sido um veterano/herói para ter o direito de ter uma bandeira americana dobrada sobre seu caixão.
E é isso aí: existem culturas e culturas. A gente sabe da nossa. A gente vive a nossa. Mudar alguma coisa? Só depende de nós.
beijos e boa 4ª feira.
Tina
O povo aqui e super patriota, mas os americanos tem esse orgulho enorme que faz deles um povo diferente
ReplyDeleteÉ impressionante o patriotismo do povo norte-americano. Chega dá gosto de ver.
ReplyDeleteAqui o povo tem é raiva e vergonha deste país imundo.
xêro, tina.
;)
Independência SEMPRE !
ReplyDeleteBj«
Pois é, o americano parece mesmo ser patriota até a última gota de sangue!
ReplyDeleteAcho que vc tem razão, não somos tanto assim!
Bjos...muitas alegrias.
Pois é... Você coberta de razão... Só sabemos oq ue é patriotismo na Copa do Mundo.. Muito triste. Beijos
ReplyDeleteTina
ReplyDeleteEu também acho muito louvável a forma com a que os norte-americanos tratam a sua Pátria, existe um orgulho em ser americano, é bonito de se ver... Agora, se tudo isso é verdadeiro, ninguém sabe, né?
rs
Beijão!
A gente precisava mesmo ser mais patritota, até para brigar quanto aos desmandos dos nossos governantes!
ReplyDeleteBeijos querida.
Nem lembrava dessa data e nem sabia dessas particularidades, mas sei do patriotismo! Vejo isso até nos filmes, que dirá no dia a dia!
ReplyDeleteBom dia!! Beijus
Lembra daquele filme "Nascido 4 de Julho" com Tom Cruise ?
ReplyDeleteNunca tive vontade de assistir, acho americano chato e super prepotente - e o Tom Cruise um exemplo de mala sem alça.
De você eu gosto, mas não é norte americana e nem o nanico T. Cruise,né !
Bjs!
PS: Quando vamos tomar um drink again ?
Eu vejo muito o patriotismo em diversos países...O amor à bandeira...Isso me faz lembrar da época em que eu era criança e tinha que cantar o Hino Nacional...que bons tempos eram aqueles...beijos
ReplyDeletePS.amiga eu gostaria que vc trocasse o meu link...www.almacigana.com é o atual....
Tina,
ReplyDeleteNem sei se ainda "funciona", mas anos atrás (uns quinze) no dia da bandeira, levava-se as bandeiras nacionais estragadas a um quartel para que fossem incineradas, em troca levava-se outra nova. Como hoje em dia os soldados são dispensados para almoçarem e jantarem em casa, por falta de genero$ alimentício$ na despensa, é de se supor que não tenham dinheiro nem para incinerar as bandeiras, quanto mais trocá-las por novas.
Patrioti$mo aqui tem pre$o.
SDS.
Americano é patriota mesmo e não admite brincadeiras com o assunto.
ReplyDeleteBeijos bem brasileiros.
nossa, tinha até esquecido do 4 de julho! rs...acho lindo esse patriotismo todo deles, nos filmes vemos em cada casa uma bandeira, as roupas tem no mínimo 1 estrelinha ou as cores dela...
ReplyDeleteaqui como vc. disse só em ano de Copa do Mundo é que aflora o patriotismo e nem o Hino Nacional os mais novos sabem cantar direito..
beijos Tina
concordo com vc. Isso falta no brasiliero sim. Que parece só lembrar-se de sua pátria quando ela veste chuteiras.
ReplyDeleteouço dizer que o norte americano se acha. Não é verdade, ele apenas se valoriza ao máximo e os brasileiros que gostam de se comparar a eles, deveria observar a cultura e a dedicação a ela.
mas... nem tudo é perfeito.
Abraços moça...
Acho o povo aqui patriota só na hora de falar. Pq sou brasileiro isso e aquilo. mas pra mim é um falso patriotismo pois na hora de lutar pelas coisas, por um Brasil melhor, lutar contra corrupção, violência, kd o povo?!?
ReplyDeleteBeijos
Brasileiro só é patriota durante a copa dom undo.
ReplyDeleteDepois, esque de seus deveres para com o país e vive exigindo direito e mais direitos como se a nação fosse um grande e infinito baú.
Infelizmente.
beijos.
Tina:
ReplyDeleteConcordo em relação ao patriotismo dos EUA. E tem um outro aspecto, que é o orgulho que têm do país. Nós, temos pouco patriotismo e a estima pelo país é muito ruim.
A grande potência. Seja como for... não deixa de ser.
ReplyDeleteÉ algo que me chamou muito a atenção qdo lá passei uns meses,TINA. É realmente um sentimento patriótico que só se equipara,como vc falou,qdo da Copa do mundo por aqui.
ReplyDeleteUma pena!!
Em qualquer país um pouco mais "civilizado" o povo já teria ido às ruas pra protestar contra o que tem acontecido por aqui.
Mas...
Beijos!!
Eu sei dos teus passos, sei das tuas marcas em baixo relevo cravadas no chão, sei tudo o que fazes, o que pensas, o que vais pensar, o que desejas, o que vais inventar.
ReplyDeleteEu sei que és muito especial para mim. Que gosto de ti, assim, do tudo que bateu em mim.
Um beijo
Esta bandeira me dá pressentimentos, nem bons nem ruins.
Um beijo que se eternise em ti como tatuagem seca.
Naeno
Eu sempre achei interessantissimo a forma que eles comemoram essa data...
ReplyDeleteBeijo
Falta no brasileiro um cadinho desse exercício de patriotismo...
ReplyDeleteLindo e feliz dia, flor
beijos
Esse patriotismo é plantado pelo sistema para usar os bestuntos como soldados na conquista do capital mundial instalado nos EUA.O povo é mais usado pela elite mundial.Qd eu fui a Memphis e fui na escola que Elvis estudou, Humes High School, eu vi placas comemorativas com o nome dos ex alunos que morreram nas diversas guerras americanas.
ReplyDeleteSomos melhores do que eles porque podemos falar mal do país e lá qeum falar mal dos EUA é considerado traidor.
Caramba, mega interessante o post! Adorei saber as curiosidades sobre a bandeira americana... =)
ReplyDeleteE quanto a cultura deles, nem comento... temos muito que aprender... e a primeira coisa é a parar de falar mal, mal e mal...
bjs!
Muita gente critica os EUA, mas eu os acho um exemplo!
ReplyDeleteTalvez o país deles deu certo exatamente pelo patriotismo e o orgulho que eles tem!
Beijocas
Nem se compara o patriotismo dos americanos com o nosso.
ReplyDeleteBig Beijos