Wednesday, June 04, 2008

Outra cidade...

Wednesday, June 04, 2008
"Atenas foi a principal cidade na Grécia durante o grande período da civilização grega, no primeiro milênio a.C., durante a "Idade do Ouro" da Grécia (aproximadamente 500 a.C. até 300 a.C.) ela era o principal centro cultural e intelectual do Ocidente, e certamente é nas idéias e práticas da Antiga Atenas que o que nós chamamos de "civilização ocidental" tem sua origem. Você sabia que a língua grega data de 3.500 anos ?

Após seus dias de grandiosidade, Atenas continuou a ser uma cidade próspera e um centro de estudos até o período tardio do Império Romano. As escolas de filosofia foram fechadas em 529 depois que o Império Bizantino foi convertido para o cristianismo. Atenas perdeu bastante o seu status e se tornou uma cidade provinciana. E seu nome é homenagem à deusa Atena.

Entre o século XIII e o século XV foi combatida pelos bizantinos e cavaleiros franceses/italianos do Império Latino. Em 1458, caiu em poder do Império Otomano e a população começou a diminuir e as condições pioraram quando o Império Otomano declinou.

Partes da cidade (incluindo muitos de seus edifícios) foram destruídos no século XVII, século XVIII e século XIX, por diferentes facções que tentaram controlar a cidade. Ficou virtualmente inabitada na época em que se tornou a capital do recentemente estabelecido Reino da Grécia, em 1833. Durante as próximas poucas décadas foi reconstruída e se transformou em uma cidade moderna.


Incluindo os subúrbios, Atenas possui uma população de cerca de 3,3 milhões de habitantes, quase um terço da população total da Grécia. Atenas cresceu rapidamente nos últimos anos e vem sofrendo problemas urbanos, como superpopulação, congestionamentos e poluição do ar.

As acrópoles da Antiga Grécia eram, como o próprio nome diz, "cidades altas" (do grego ἄκρος, "alto", e πόλις, "pólis"); construídas no ponto mais elevado das cidades, serviam originalmente como proteção contra invasores e cidades inimigas, e quase sempre eram cercadas por muralhas. Com o tempo, passaram a servir como sedes administrativas civis ou religiosas.

A Acrópole de Atenas é a mais conhecida e famosa das acrópoles da Grécia. Seu significado é tal na arte e cultura do ocidente que muitas vezes é referida simplesmente como a acrópole. É uma colina rochosa de topo plano com 150 metros de altura do nível do mar, em Atenas, capital da Grécia, e abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion. Apesar de não ser a única acrópole, a Acrópole de Atenas é certamente a mais famosa de todas e foi construída por volta de 450 a.C., sob a administração do célebre estadista Péricles; foi dedicada a Atena, deusa padroeira da cidade.

A maior parte das estruturas da Acrópole de Atenas estão em ruínas e são patrimonio cultural da UNESCO , mas algumas ainda estão de pé:

o Propileu, o portal para a parte sagrada da Acrópole;
o Partenon, templo principal de Atenas;
o Erecteion, templo dos deuses do campo, e
o Templo de Athena Niké, simbolo da harmonia de Atenas."

(Fonte: traduzido e adaptado Net / Wikipedia)

E eu ainda vou conhecer a Grécia - afinal História sempre foi a minha paixão ! - e o berço da civilização está fincado lá. A cidade de Atenas foi mãe ou protetora de gênios universais das artes, da literatura, da filosofia e da política e é hoje uma encruzilhada das culturas e estilos de vida da Europa e do Oriente.

A Grécia é circundada ao norte pela Bulgária, pela Macedônia e pela Albânia; ao oeste pelo mar Jônico; ao sul pelo mar Mediterrâneo e ao leste pelo mar Egeu. E a variação climática é considerável. O país nada mais é do que um grande continente; o Peloponeso, península conectada ao continente pelo istmo de Corinto; tendo ao redor 3000 ilhas, incluindo Creta, Rodes, Corfu, o Dodecaneso e as Ciclades.

E agora vou parar de falar e deixar essas imagens das Ilhas Gregas para vocês.



beijos e boa 4 feira a todos.





UPDATE
: Amanhã é Dia Mundial do Meio Ambiente - Faça a sua parte!

Tina

18 comments:

  1. A civilização greco-romana sempre foi a minha parte favorita da história, sabia? :) Belo post!

    ReplyDelete
  2. Olá Tina, como vai? Adorei o post, eu simplesmente amo a Grécia e seus encantos "naturais" - estudei grego e devoro todo e qualquer livro sobre a mitologia e claro, me sinto culpada pelas famosas ruínas do Paternoon, já que foram os romanos que tornaram reais as tais ruínas.
    Abraços meus

    ReplyDelete
  3. Anonymous12:14 PM

    Ai a Grécia... Pode ter certeza que o primeiro lugar fora do Brasil que eu quero ir é lá...
    Sonho mesmo! Tudo lá é lindo e me fascina... desde as praias até as ruínas, tanta história viva! Amoooo
    Beijocas

    ReplyDelete
  4. Anonymous4:51 PM

    Tbem quero muito conhecer a linda GRECIA e suas ilhas maravilhosas,TINA.
    Um dia...

    Beijos!!

    ReplyDelete
  5. sou fascinada pela civilização grego romana Tina... adoro
    beijos

    ReplyDelete
  6. É um dos maiores sonhos da minha vida conhecer a Grécia.
    Quem sabe?
    Beijos

    ReplyDelete
  7. Aaaahhhh, a Grécia!
    Eu não sossego sem conhecer o MEU circuito "Helena Rubinstein": Roma/Atenas/Cairo.
    Para quem gosta de História, uma ida à Grécia é uma espécie de "Disneylândia" pra mente. Bela postagem. Gostei muito. Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

    ReplyDelete
  8. eu tb gostaria de conhecer a Grecia, sentir a historia. deve ser emocionante. quem sabe um dia né? bjs

    ReplyDelete
  9. Tina, se existir uma ilha grega que for a versão masculina de Lesbos (Homos?) eu até vou querer conhecer.
    Vejo você em Copacabana.
    Bjs!

    ReplyDelete
  10. Anonymous3:07 AM

    Quero muito conhecer a Grecia. Deve ser um lugar especial demais

    ReplyDelete
  11. Lindas fotos!
    Sou louca para conhecer a Grécia também. Aquele mar azul... ai, ai!

    ReplyDelete
  12. Anonymous11:02 AM

    Tina, saudade daqui! De verdade.

    Confesso que nunca gostei muito de história, mas a Grécia é encantadora! Também quero conhecê-la, tudo!

    Gostei muito no "novo" visual do blog, a lua e essas nuvens aí em cima, lindas!

    Um beijo carinhoso!

    ReplyDelete
  13. além de tudo isso...os gregos são fantástico e lindo também.
    boa viagem!
    mariah

    sonhar ainda não é tarifado e não precisa de passaporte.

    ReplyDelete
  14. Anonymous10:10 PM

    conseguiu dar água na boca..ai ai..


    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_.................

    ReplyDelete
  15. Tina

    A cultura grega me fascina.

    Ainda quero passear por la.

    Mas os gregos tem fama de serem mal educados. Sera?

    Beijinhos

    ReplyDelete
  16. Tina, bom gosto, povo muito educado, acoledor, vivema vidinha deles e nas ilhasé muito gostos de viver mesmo, tudolimpinho meioambiente em ordem, e o sentimento que temosé que ai nada mudou em milhares de anos, o povo é consciente do qetem e odem fazer, um dia mame fez a viagem que ela sonhava, e me perguntou oque achava se ela fosse de navio que chegava até lá, ela apaixonou e disseque se pudesse venderia tudo aqui e ia pra sontorino, mas não chegou a realizar seu sonho, depois de acometida de transtornos de doença pulmonares(devido ao tabagismo apesar de ter abandonado a 20 anos) faleceu, mas diante do mar, em CABO fRIO, MAS DEIXOU SAUDADES, ELA REALIZOU SEU SONHO DE FICAR PERTO DO MAR,
    ABRAÇOS,

    ReplyDelete
  17. tai, Grécia é um lugar que tb babo pra conhecer...

    beijos

    ReplyDelete
  18. Anonymous12:53 PM

    Nunca verei essas maravilhas de pertinho. Na minha próxima encarnação, quem sabe?

    Muito legal, Tina.
    Beijos e tenha um ótimo final de semana.

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket