Monday, May 31, 2010

Vida Simples

Monday, May 31, 2010
"Adoro as coisas simples.
Elas são o último refúgio
de um espírito complexo."

A vida é simples. E fácil. Somos nós, humanos-mortais que a complicamos. Sempre, diariamente, todo o tempo, embora na maioria das vezes nem tenhamos consciência disso.

Complicamos quando mudamos, quando fazemos escolhas que nos levam longe, quando tomamos decisões que nos afastam - mesmo que estejam nos trazendo para perto do mais desejado.

A vida é fácil e simples de ser vivida. Não concordam ? Vejamos então o simples ato de se arrumar uma mala para passar um tempo longe de casa. O que é que a gente leva? Algumas mudas de roupa, 2 pares de sapatos, artigos de higiene e, se informatizado, um laptop e um memory stick. Qualquer coisa a mais só vai atrapalhar, tenha certeza.

Isso colocado em uma mala e aí está tudo que você precisará para viver a sua vida pelos próximos dias, meses, semestre. Se podemos - e conseguimos- viver com o conteúdo de uma mala apenas, por que é que precisamos de todo o restante ?
Pergunto e respondo: precisamos do restante para manter viva a nossa memória, a nossa história, o passado ao qual nos prendemos mesmo sem querer - mas sem o qual viveríamos da mesma maneira.



Toda a nossa vida, todas as lembranças e acontecimentos são como retalhos e estão em um lugar apenas, lugar esse que não necessita de espaço físico nenhum - estão em nossa memória em nossas lembranças. E de lá não sairão - enquanto durar a lucidez que na minha opinião é o maior presente que nos foi dado ! " Se não me lembro, não existe".

A vida é simples e por simples tenho como definição : ter exatamente aquilo pelo qual se lutou toda uma existência. Alguns mais afortunados, outros menos, mas nem por isso infelizes. Vida simples não é somente aquela que se imagina vivida numa casinha, num pequeno povoado, sem luxo e nem grandes prazeres. Vida simples é aquela que a gente vive "do jeito da gente" onde quer que se viva, onde se é feliz.

A delícia e a alegria de viver não residem nas coisas materiais - embora façam parte - mas sim no desfrutar do que plantamos vida afora em matéria de amizade, carinho e sentimentos.

O nosso tempo por aqui é curto se imaginarmos a imensidão do universo e a quantidade de seres humanos que procuram essa tal simplicidade vida afora. Tarefa árdua mas não impossível - no fundo é bem simples. Basta a gente querer, e viver. E deixar viver... Simples assim.

Esse post faz parte da blogagem coletiva proposta pela Mila e vocês encontram todos os participantes.



beijos e boa semana a todos,


Tina

20 comments:

  1. Oi Tina,
    Bom dia!!
    Belíssimo post.

    beijos

    ReplyDelete
  2. Oi Tina, vim conhecer sua postagem no Vida Simples e, posso dizer? Queria ter escrito seu texto! Está reflexivo, intenso e simples, fluido, gostoso de ler. Adorei! Um beijo.

    ReplyDelete
  3. Oi Tina
    Prazer em conhecê-la. Passei para ler sua postagem e gostei do que li e senti.
    "Vida simples é aquela que a gente vive "do jeito da gente" onde quer que se viva, onde se é feliz".
    Perfeito.
    bjs

    ReplyDelete
  4. Anonymous11:16 AM

    Tina, a vida é simples. Mas a gene complica. E quando a gente descobre essa simplicidade, a vida fica mais leve.
    Muita gente me pergunta como faco e o que faco quando vor à África. Vou com o minimo que posso e, volto, com boas lembrancas..Fotos, fotos, fotos...E o coracao partido.
    Bjs e dias felzies

    Eu te falei que aqui na cidade tem um bar chamado BLUE MOON?hahahahaha
    graceolsson.com/blog

    ReplyDelete
  5. Olá, Tina
    Você está eivada de razão. A vida é simples e viver simplesmente é a certeza de uma vida feliz. Lembro de uma história que diz que quando Isaac Newton estava nas vascas da morte, perguntaram a ele o que ele queria ter sido, além do grande cientista que foi. E ele disse, queria ter tido "a fé de um camponês. Ou melhor ainda, de uma camponesa."
    Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

    ReplyDelete
  6. Que ótima reflexão! Também adoro pensar na mala que levo para viajar quando tento definir o que realmente é necessário para viver bem. Já falei sobre isso no meu cantinho, e percebo agora que parece mesmo um bom parâmetro porque você teve o mesmo raciocínio.O importante mesmo é o que carregamos dentro de nós!
    Flores e cores pra você!

    ReplyDelete
  7. Tina, vim através da blogagem proposta pela Mila.
    Sempre tive para mim que a vida feliz não passa por nada de material.
    Tenhamos nós o básico para viver dignamente, e a felicidade existe ali, desde que a entendamos.
    Lindo o seu texto.
    Depois volto mais.

    ReplyDelete
  8. Amiga.

    Penso que as palavras refletem
    o sentido de uma vida.
    Torná-la simples.
    Enfeitá-la com sentidos.
    Vestí-la de ternura.
    Palavras plenas e preciosas.

    Que haja sempre em
    teu coração espaço
    para os sonhos.

    ReplyDelete
  9. Oi Tina,
    Isso mesmo, ter vida simples não é so morar em uma casinha sem luxo. Vida simples é aquela que nos faz feliz, em que valorizamos momentos de descontração, amizade, enfim...
    Ótimo post!

    ReplyDelete
  10. Anonymous10:37 PM

    Oi Tina,
    Que post maravilhoso. Realmente precisamos de bem pouca coisa para vivermos felizes da vida. Complicamos lamentavelmente, mas, como diria Beto Guedes, "a liçao ja sabemos de cor, so nos resta aprender". Um dia eu chego la.
    Beijos querida,
    Cam ( essa idéia da blogagem veio de onde? Vi o seu, o da Luma tb lindo, o de uma outra moça que tinha link no blog da Luma, mas nao vi uma "convocaçao" para essa blogagem. Acho que nao reparei.
    Bjos

    ReplyDelete
  11. Anonymous12:31 AM

    Oiii Tina,
    "Vida simples é aquela que a gente vive "do jeito da gente" onde quer que se viva, onde se é feliz." Taí uma verdade, também penso assim, essa história de confundir vida simples com simplória, com desconforto e limitações, não está com nada. Você disse o que tinha que ser ito. Parabéns. Bjsssssssss

    ReplyDelete
  12. Que texto lindo, Tina..
    Preciso voltar aqui mais vezes....

    Esta Blogagem me fez conhecer Blogs Incríveis...
    Quero participar de outras...

    ReplyDelete
  13. Eu quero uma casa no campo...

    Tina Blue, na caminhada para Deus, levamos menos ainda! Tenho pensadoo muito, mais ainda, naquilo que me basta! Com os anos muitas coisas perdem valor e outros valores tomam conta de nós! Acho que vivemos para encontrar esse modo simples de viver!! Beijus,

    ReplyDelete
  14. Tem razão, Tina, somos os maiores especialistas em estragar uma coisa que deveria ser simples: viver.

    Um beijão e ótima semana.

    ReplyDelete
  15. Quando a gente se dá conta de que precisa de muito pouco para viver, às vezes já vivemos tempo demais preocupados com coisas supérfluas.
    beijo, menina

    ReplyDelete
  16. A vida é simples, a gente é que complica a coitada. È triste como as pessoas não conseguem ver a beleza das coisas simples. Bjoo

    ReplyDelete
  17. a simplicidade é irmã da felicidade, nela encontramos sorrisos q jamais pensamos q teríamos. bjão

    ReplyDelete
  18. Tina, que saudade daqui!
    É, eu sei que a vida é simples, mas não consigo praticar essa facilidade. Será que eu sou complicada demais pra vida?

    Eis a pergunta que não quer calar..rs.

    Grande beijo.

    ReplyDelete
  19. felizes os q conseguem levar a vida com simplicidade.

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ReplyDelete
  20. Tina
    Muito simples como vc apresenta a vida e temos que procurar descomplicar.
    Adorei sua participação.
    Beijos

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket