Monday, December 17, 2012

Para pensar.

Monday, December 17, 2012

"Muita gente me pergunta: "E aí?" "E aí, o quê?" - respondo, já trêmulo diante do inquisidor. "E aí, cara? Que vai acontecer com o mundo?" Como eu falo na TV, rádio e escrevo em jornais, acham que eu sei de respostas que o mundo não tem. Aí, faço uma cara de profunda reflexão, demoro um pouco para o suspense e deixo cair, com um muxoxo: "Sei lá!..."

Ninguém sabe nada. Os textos sobre o tempo atual são cheios de lamentos pelo passado ideológico e de pavores noturnos sobre o que vem a caminho, tipo "something wicked this way comes" ("vem merda por aí...", como diziam as bruxas de Shakespeare). O nosso futuro sonhado, que ia ser a vitória do Ocidente e da genialidade técnica do capitalismo, virou uma rede de impasses sem solução.

Antigamente, a ficção científica dava conta de nossas profecias. Agora, o presente já é de ficção. Aí, a 'contemporaneidade', esse "faz-tudo" do novo vocabulário, inventou a 'utopia da distopia'. Nada como uma boa distopia para saciar nossa fome de certezas. Vá em qualquer exposição de arte e veja o 'conceito' (outra palavra de mil utilidades) das obras: "O futuro vai ser uma bosta". E os artistas vibram de orgulho, radiantes como profetas do nada..."(texto integral aqui!)

Excelente crônica do não menos excelente Arnaldo Jabor, que na minha opinião nos dá muito o que pensar.  E dá um certo "medo" também, confesso.  Irreal, iverossímel , ainda assim - medo.

Gostaria de saber a opinião de George Owell sobre isso, gostaria mesmo.  Vale a pena conferir o link.

Semana corrida, Natal , presentes, comida. Alegria que se aproxima, reunião. Muito bom.

Nos "falamos" semana próxima, se o mundo não acabar, naturalmente.


beijos,

Tina

3 comments:

  1. Não acredito nessa previsão maia. Tem muita gente ganhando em cima de gente inocente.
    Big Beijos

    ReplyDelete
  2. Oi, Tina.
    Como seria de se esperar, mais uma vez o mundo não se acabou.
    Um feliz Natal e um ótimo 2013 para você e os seus.
    Abração.

    ReplyDelete
  3. Distopia é apenas gênero. Não tenho uma visão pessimista. Pois de forma ampla, dois mil anos atrás, diziam que o mundo não sobreviveria. Estamos aqui!!
    Tina, Que seu dia de natal esteja sendo alegre e afetuoso!!
    Beijus,

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket