Monday, June 02, 2014

Budapeste, Hungria

Monday, June 02, 2014
 "Não há nada melhor para uma alma do que tornar menos triste outra alma."
Paul Verlaine (1844 - 1896)

E  esta cidade fez isso comigo: encontrei meu novo espaço no velho mundo: Budapeste! Nunca imaginei que o Leste Europeu tivesse tanto a me dar, sinceramente.

Fiquei encantada com a cidade, com o povo, com a receptividade, com a alegria e vontade de seguir em frente que eles tem. Impressionante, principalmente se levarmos em conta tudo o que passaram.

O Danúbio é azul !

Budapeste é a capital da Hungria e tem "apenas" 2 milhões de habitantes. O país inteiro tem 10 milhões de habitantes! Morando em São Paulo ( com  + 16 milhões ) eu achei ótimo estar em uma metrópole que tem "apenas" 2 milhões de habitantes. Quem me dera viver lá.

A cidade é dividida pelo rio Danúbio e desde 1873 se uniram: antes tínhamos BUDA de um lado e PESTE do outro. O elo entre as duas partes é a Ponte Széchenyi, que já foi destruída e reconstruída inúmeras vezes: 2 guerras pelo menos, sem contar a Invasão Soviética e o Comunismo.

O que mais me agradou (fora a beleza da cidade) foi a "garra" da população: eles NUNCA desistiram de seu país e nem de serem felizes, apesar de tudo que passaram. A população é alegre, receptiva, hospitaleira e recebe muito bem o turista, gostam muito de contar a sua história, tem prazer em viver e ser Húngaro. Eles tem orgulho da cidade e de seu país. Isso não tem preço, não mesmo.


A vista, a cultura, os monumentos, palácios, pontes e tudo mais fazem da cidade um passeio delicioso, que deixa a gente com vontade de conhecer e saber mais. Minha admiração pelos Húngaros aumentou muito, nem consigo dimensionar. Visitar a Basílica de St. István (São Estevão) que é a maior igreja de Budapeste, construída em estilo neo-renascentista, vale muito. A comida local é boa demais e o preço super convidativo. Comer um Goulash  em Budapest faz a diferença. Só delícia!



O mais importante na minha opinião foi ver e viver de perto um povo que NUNCA deixou a peteca cair: eles tem enorme apreço pela tradição, por seus monumentos históricos, museus e tudo mais. Meu conselho é:  se tiver chance, não deixe de visitar esta cidade.

Por hoje chega, falarei mais sobre a Hungria, com certeza.


Boa semana a todos.


beijos,

Tina


3 comments:

  1. Olá, Tina!
    Um belo passeio este, o leste europeu tem encantado muita gente e brasileiros, então, têm ido em grande número.
    Eu não conheci Budapeste, dizem que é mesmo uma beleza e imagino, pois estive ao lado em Praga no ano passado e vi um pouco deste modo de viver que você nos conta. Povo elegante, educado e receptivo à turistas, e muita cultura no ar, concertos e coisas deliciosas para comer, também adorei Praga.
    um grande abraço carioca


    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Beth!

      Obrigada pelo comentário. Eu estive em Praga também e gostei, mas não tanto quanto de Budapeste. Não deixe escapar a chance quando voltar por aquelas bandas. Bjs paulistanos!

      Delete
  2. Oi, Tina!
    Não conheço, mas já vi muitas fotos e com esse seu post, fiquei com vontade de conhecer! Tenho amigos em Praga que me cansam de convidar para visitá-los e estando lá, para Budapeste é um pulo! (rs*) Como tudo na Europa!
    Que passeio delicioso! Sua alegria em contar o que conheceu é contagiante!
    Beijus,

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket