Sunday, June 14, 2015

Lembranças...

Sunday, June 14, 2015
"O tempo, propriamente dito, não existe (exceto o presente como limite),
e, no entanto, estamos submetidos a ele. É esta a nossa condição. 
Estamos submetidos ao que não existe."
(Simone Weil - 1909 / 1943)

Oitenta e cinco é muito número, é pouco se você você pensar em R$ na atual conjuntura do país, mas é muito se você pensar em tempo, em anos de vida.

Oitenta e cinco anos minha mãe faria nesta data se por aqui estivesse. Tenho certeza de que seria uma festa linda, com familiares e amigos ao seu lado. Ela ia querer festa tenho certeza, pelo menos esta comemoração ela gostaria, pois ela não era muito chegada à comemorações, mas gostava de datas - não esquecia nenhum aniversário da família mais próxima que era grande - e tinha uma maneira toda "particular" de memorizar as datas importantes : fazia diversas conexões, analogias e voilá ! - saía a data do aniversário do filho do primo da irmã do tio fulano de tal... rs

Havia uma festa que minha mãe gostava mais do que tudo: o Carnaval ! Ela era carnavalesca por natureza, desde de mocinha participava dos bailes de salão, dos cordões e blocos que faziam sucesso na época.Gostava de fantasias e lembro-me bem de haver usado diversas durante minha infância: tive fantasia de grega, índia, tirolesa, africana e bailarina!

Carnaval para minha mãe eu acredito que era uma válvula de escape para as agruras do dia-a-dia. Sempre vou me lembrar dela no carnaval, na festa, na comemoração, na alegria do desfile na avenida.

Minha mãe sempre disse que um dia iria desfilar numa Escola de Samba - no caso a Mangueira - escola pela qual ela torcia desde sempre e teria que ser em uma ala comum, pé no chão e não podia ser a ala das baianas (era coisa de "velha" segundo ela !) Eu dava risada, mas sabia que um dia ela realizaria esse sonho. 

Mãe curtindo baile infantil com as netas: aquecimento para a avenida!

E realizou ! A mãe desfilou na Mangueira em 1984 e a escola foi campeã! Conclusão: ela desfilou novamente no sábado seguinte, no Desfile das Campeãs.  Não bastasse isso, ela apareceu na tela da Globo algumas vezes nos dois desfiles ! Quando voltei para SP depois do carnaval, amigos meus que a conheciam me disseram que a tinham visto desfilando na TV ! Posso ? rs  Sonho verdade.

Minha mãe faria 85 anos anos nesta data, mas hoje tudo que tenho são as lembranças.

Feliz Aniversário mãe, você continua fazendo falta por aqui...

Boa semana pessoal !


beijos,

Tina

1 comment:

  1. Bela e tocante, homenagem, Tina! Muitas vezes, amiga, a saudade nos traz de volta as alegrias do passado... e é um consolo, em si mesma. Boa semana, fica bem!

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket