Friday, May 16, 2008

Coisas do Brasil

Friday, May 16, 2008
Falar de Coisas do Brasil é muito bom. Falar da minha cidade é uma delícia e ao mesmo tempo um desafio: tem tanta coisa boa (tem as que não são boas também, mas...) e fica complicado colocar tudo num post só.

São Paulo além de ser a maior cidade do Brasil é uma Torre de Babel: tem um pouco de tudo, aqui você encontra de um tudo - desde uma feijoada às 3:00hs da manhã a um pedacinho do muro de Berlim para ser leiloado!

Se lembrarmos que São Paulo cresceu ao redor do Páteo do Colegio e que somente em 1560 ganhou foro de Vila e pelourinho, o progresso atingido é algo a ser louvado. E saibam que somente no ano de 1681, passou a ser considerada cabeça da Capitania de São Paulo. E em 1711, a Vila foi elevada à categoria de Cidade. E dela partiram as bandeiras, para procurar minerais preciosos Brasil afora. E tem história nisso, como tem. Vou encurtar e mostrar só um começo:

"São Paulo festejou em 25 de janeiro de 2008 - 454 anos de uma grande história, estampada em todas as raças. O pequeno vilarejo fez do Brasil um gigante com sua força econômica, sua face multicultural e sua resistência às adversidades. Tornou-se a maior cidade da América Latina, fruto de gente sempre iluminada, algumas ilustres, outras pouco lembradas e que perambulam por sua história. Há um personagem que passeia pela memória de São Paulo e quase sempre assume o papel de simples figurante.

O português João Ramalho, que vivia por estas terras há muito tempo, antes mesmo da chegada de Martim Afonso de Sousa em São Vicente (1532), pode ser considerado, de fato, o grande pai do Planalto Paulista.Foi ele quem abriu passagem e ensinou o caminho aos padres jesuítas para chegar a uma região de "ares frios e temperados como os de Espanha". Foi João Ramalho quem venceu a resistência indígena e tornou-se senhor dos campos de Piratininga, o­nde, em 25 de janeiro de 1554, os padres Manoel da Nóbrega e José de Anchieta fundaram o Real Collegio de São Paulo." (texto de S.Perucci)



Cerca de 90 mil eventos acontecem na cidade a cada ano, entre feiras, mostras, competições, shows, exposições, etc, etc. Nesse link aqui você fica sabendo tudo que vai acontecer ainda no mês de maio em São Paulo.

Naturalmente, comer bem em São Paulo está entre uma das atrações turísticas da cidade. Acreditem: a gastronomia paulistana é famosa em todo o mundo e oferece aos moradores e visitantes cerca de 12.500 restaurantes, representando 42 etnias. Há cinco anos a cidade é reconhecida internacionalmente como a maior e mais diversificada capital gastronômica mundial, título conquistado com todo direito. Além dos restaurantes, estão espalhados por vários bairros 15 mil bares para aqueles interessados em um piano-bar ou uma happy hour. Só alegria...

Os números da minha cidade também são bem interessantes:

  • Extensão : 1.530 km² de área

  • Altitude: 750m acima do nível do mar

  • Latitude: - 23°32.0'S Longitude: 46°37.0'W

  • Clima: 22ºC a 27ºC no verão e 15ºC a 21ºC no inverno (na média)

  • População: 11 milhões de habitantes (sem contar o grande ABCD!)

  • Estabelecimentos:
  1. Agências bancárias: 2 mil
  2. Indústrias: 34 mil
  3. Comércio: 72 mil
  4. Serviços: 90 mil
  5. Lojas: 240 mil
  6. Feiras livres: 900
  7. Hospitais: 114
  8. Pronto-socorros: 17
  9. Farmácias: 4 mil
  10. Ruas de comércio especializado: 59

O Aeroporto de Congonhas teve no mês de janeiro/08 15.505 pousos / decolagens e atendeu a cerca de 1.958.142 passageiros! (fonte) E ainda é o mais movimentado do país.

E eu ainda teria mais um MONTE de coisas para falar, contar e mostrar sobre São Paulo, mas vou ficar por aqui, o post seria muito grande, como grande é a minha São Paulo. Grande só não: é gigante!

Quer fazer um "tour virtual" sobre a minha cidade? Clique aqui e divirta-se! Vale conferir.

E a qualquer tempo, seja Benvindo a São Paulo!


Esse post faz parte da blogagem chamada pela Andrea Motta e lá vocês encontram os participantes.

beijos e bom fim de semana,

Tina

15 comments:

  1. Sampa é fascinante,né Tina? nasci em Blumenau/SC, fui com 1 ano pra SP onde morei por 33 anos e estou no sul há 14 mas continuo amando São Paulo com todos os prós e contras...
    beijos e ótima sexta pra vc!

    ReplyDelete
  2. Pois é querida, são paulo pe a cidade que não para...

    beijo

    ReplyDelete
  3. Woww, gostei de conhecer mais um pouquinho de São Paulo [agitadíssima], mas escreva tb sobre o Rio...sei que vai adorar.

    Bjok.

    ReplyDelete
  4. Como já tinha dito, tenho uma relação de amor e ódio com essa cidade! As vezes tenho vontade de sumir daqui, mas não consigo! huahauhauahau
    As fotos do seu netinho estão maravilhosas!
    Que menino mais lindo...
    Beijocas

    ReplyDelete
  5. Muito legal essa blogagem que nos da a oportunidade de conhecer um pouquinho mais de cada região e de cada blogueiro ;)

    ReplyDelete
  6. Tina, Não conheço a tua cidade, mas todo o Brasil acaba conhecendo muito da tua cidade, pq é ai que as coisas acontecem.
    Também estou participando da blogagem, achei muito legal esta proposta.
    beijos

    ReplyDelete
  7. Amo morar em Sampa.
    Big Beijos

    ReplyDelete
  8. Tina, eu já elogiei São Paulo pra você outras vezes e sabe, é minha segunda opção de moradia. Boa Blogagem! Beijus

    ReplyDelete
  9. Hoje aprendi muito sobre São Paulo, sobre o Brasil. Obrigada por participar!

    ReplyDelete
  10. Nossa, minha amiga!
    Completíssimo!
    Sampa é um continente! Um mundo aparte! Os números que apresentou são mesmo impressionantes.
    Muito obrigado por essa aula.
    Um beijo e um bom final de semana!

    ReplyDelete
  11. Impressionante mesmo o números da megalópole .. São Paulo não é uma cidade nada discreta, hehe ..
    Qualquer dia eu cismo de ir praí !!
    Excelente post ..
    O meu foi sobre .. Curitiba !!
    Abraço, té + !!

    ReplyDelete
  12. Nossa! Nem preciso dizer que eu adoro São Paulo e muitas vezes me esqueço que faz parte do Brasil (rs).

    Agora fiquei a imaginar você escrevendo uma carta de apresentação dessa cidade, repetindo o feito de Caminha. Então é isso, o convite está feito. Escrevi o texto, o Brasil das Missivas no Nossa Via e aproveitei para convidar os blogueiros para fazer o mesmo mais de quinhentos anos depois. O que me diz?

    O Brasil das Missivas

    ReplyDelete
  13. Oi Tina.

    Adorei seu texto. Moro em São Paulo e adoro a minha cidade. Tem tanta coisa para conhecer ...

    Muito legal o link do tour virtual em São Paulo.

    Bjs.
    Elvira

    ReplyDelete
  14. Uau!!!!!!!!!!!!!! Super completo teu post, adorei!! amo Sampa!
    beijinhos

    ReplyDelete
  15. Olá??? Adorei esse blog! Tem um clima leve, um visual limpo e diferente! Imagens criativas e textos ótimos! Parabéns!
    Voltarei mais vezes!
    Tenha um bom dia!
    Francine

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket