Monday, July 04, 2011

Dedicado ao amor

Monday, July 04, 2011

"O Taj-Mahal fica em Agra, uma cidade do estado de Uttar Pradesh, na Índia. Situa-se nas margens do rio Yamuna e lá vivem cerca de 1.400.000 habitantes. Foi fundada em 1566 pelo sultão Akbar e tem no famoso monumento Taj Mahal seu principal tesouro artístico.
Cerca de 22 mil homens (escultores, pedreiros, artesãos, calígrafos) de várias cidades do Oriente trabalharam na construção desse monumento que na opinião do Site Mistérios Antigos é uma das obras mais belas, entre as Novas Sete Maravilhas do mundo, com grande sentido simbólico, em homenagem ao amor do Príncipe Shah Jahan pela Princesa Mumtaz Mahal.
De acordo com a história o Príncipe Shah Jahan, então com 14 anos de idade, visitando um bazar encontrou Aryumand Banu Begam com 15 anos, filha do Primeiro Ministro, ficou tão encantado com a menina que no mesmo momento comprou um diamante de 10.000 ruppes (moeda local) foi ao seu pai e anunciou o seu desejo de casar com ela.




 
O casamento ocorreu cinco anos mais tarde e dali em diante eles tornaram-se inseparáveis...
A Princesa Aryumand Banu Begam a quem o Príncipe Shah Jahan chamava carinhosamente de Mumtaz Mahal ("A jóia do Palácio"), acompanhava-o em todas as campanhas militares, e era ela que o aconselhava nos negócios do estado e nas obras beneficentes.
Shah Jahan teve "outras esposas", mas a sua predileta era Mumtaz Mahal, com quem teve 14 filhos. (já pensaram se ele tivesse tido apenas ela como esposa?)
Em 1631, a Princesa e sua companheira Mumtaz Mahal, a Jóia do Palácio morreu dando à luz a sua 14° criança, o príncipe ficou com o coração partido e durante duas décadas de sua vida cumpriu com sua promessa: construindo Taj Mahal, um monumento como símbolo do seu amor imortal para sua esposa e eterna companheira.

O Taj Mahal foi construído sobre o túmulo de sua esposa no meio dos jardins do Rio Yamuna em Agra. Foram necessários 17 anos para a sua conclusão.

Shah Jahan permaneceu em cativeiro até sua morte em 1666. Dizem que ele passou os últimos dias de sua vida olhando fixamente em um pequeno espelho o reflexo do Taj Mahal, e morreu com o espelho em sua mão. Ele foi enterrado no Taj Mahal com a esposa que ele nunca esqueceu."
(texto adaptado)


Um verdadeiro monumento ao amor, não ? Está na minha "wish list" de lugares que tenho que visitar um dia, muito embora a India não esteja na minha lista de países prediletos.


Desejo a todos uma boa semana.

beijos,

Tina

7 comments:

  1. Que lindo!
    Não conhecia a história desse lugar, aliás, tudo isso me fez lembrar do filme "Você quer ser um milionário?"

    Beijos e boa semana.

    ReplyDelete
  2. Sabia que era um monumento ao amor mas adorei a riqueza dos detalhes!!!!
    O amor é lindo né?!?
    Beijos saltitantes
    Boa semana

    ReplyDelete
  3. É uma das histórias de amor mais lindas do mundo. E a beleza do monumento é de encher os olhos...
    Boa semana,
    Ana

    ReplyDelete
  4. Anonymous9:26 AM

    Estou feliz que voce voltou para o blog e agora escreve sempre!!! Lembra que eu dizia que aqui é meu "oraculo"? Dessa vez não sinto como oraculo( ainda bem,ne?). Mas adoro lindas historias de amor. Essse amor que da trabalho e transcende a qualquer coisa de racional. ( E o prncicipe ainda assim teve outras esposas!!!! O que é a pressao de uma cultura!
    Beijos querida, lindo post.
    Cam

    ReplyDelete
  5. Essa história de amor é linda demais. Acredito que todo mundo que vai à India tem essa ambição de conhecer o taj Mahal. É a mesma coisa que ir ao Rio e não visitar o Corcovado.
    Big beijos

    ReplyDelete
  6. A ìndia e seus conttrastes...Tao bela, tao enigmática. E tao severa com suas criancas.
    Outro dia, eu li o SARI VERMELHO e fiquei encantada com a historia de amor entre o filho mais velho da Indira e a italiana Sonia.

    Dias felizes

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket