Monday, April 02, 2012

Páscoa: você sabia?

Monday, April 02, 2012

Você sabia da:

- Origem do Dia de Páscoa?

A origem do Dia de Páscoa reside em crenças das religiões pré e pós Cristianismo. Os costumes da Páscoa eram os de "saudar" a chegada da primavera marcando um renascimento. A palavra "Páscoa" (Easter em Inglês) é derivada do nome "Eastre" que era a deusa anglo-saxônica da primavera. A cada equinócio (21 de março) se celebrava uma grande festa em sua homenagem.

Os cristãos celebram a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, ao invés de focarem na natureza , por acreditarem que a Páscoa marca o dia em Jesus Cristo ressucitou depois de haver passado 3 dias na sepultura.

- Tradição do Dia de Páscoa ?



A Páscoa é celebrada de acordo com as tradições e as crenças religiosas de cada povo. No começo do cristianismo havia vigília e diversos rituais religiosos antes da Eucaristia. A vigília era constituída da leitura de vários Salmos e outras leituras mas atualmente os Católicos Romanos guardam apenas 1 dia do tempo do Páscoa para tal procedimento, que é a 6 feira Santa.

Além da leitura de Salmos a cerimômia também incluía o ato de acender a Vela Pascal e a benção da água da Pia Batismal da Igreja.

Vários países celebram a Páscoa de forma diferente: na França por exemplo nenhum sino de Igreja toca a partir da Sexta feira Santa até o Domingo de Páscoa em respeito à morte de Cristo ; já na Alemanha as pessoas pintam os Ovos de Páscoa em diversas cores para celebrar e nestas cores estão simbolizadas as tradições familiares.

Na Inglaterra são feitos nesta época vários pães chamados "Hot Cross Buns" recheados com passas e com uma decoração em formato de cruz. São deliciosos, tenha certeza.

- Do Coelho da Páscoa?

O coelho tornou-se o símbolo da Páscoa pois devido a sua multiplicação rápida ser sinônimo de fertilidade. O costume das crianças procurarem os Ovos de Páscoa deve-se ao fato de antigamente as crianças acreditarem que as lebres "colocavam" ovos no gramado. Segundo folclore, por esse motivo as crianças faziam ninhos coloridos e os colocavam no gramado esperando que as lebres depositassem seus ovos neles. Atualmente as cestinhas decoradas preservam esse ritual no lugar dos ninhos.

Vivendo e aprendendo, certo?


Feliz Páscoa a todos!


beijos,


Tina

4 comments:

  1. Tina, sempre é bom lembrar os símbolos da Páscoa, entender o sentido. Muita gente acha que é só comer ovo de chocolate.
    Big Beijos e boa páscoa.

    ReplyDelete
  2. não sabia dessa da primavera...só sabia da Ressurreição...
    sempre bom aprender.



    _***
    __**_**
    _**___**
    _**___**_________****
    _**___**_______**___****
    _**__**_______*___**___**
    __**__*______*__**__***__**
    ___**__*____*__**_____**__*
    ____**_**__**_**________**
    ____**___**__**
    ___*___________*
    __*_____________*
    _*____0_____0____*
    _*___/___@______*
    _*_____/ * __/___*
    ___*_____W_____*
    _____**_____**
    _______***** FELIZ PÁSCOA!!!

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ReplyDelete
  3. Anonymous8:29 PM

    A Páscoa realmente é uma linda comemoração e um dia muito importante, pois, para nós cotólicos, Jesus ressucitou tento a ver com com o espiritismo, tudo está interligado! Considero um dia importante por isso, mas ovos de chocolate esssas coisas são puro comércio, o importante é todos terem o conhecimento da Páscoa e sua importância. Parabéns por enfatizar perfeiamente essa data tão marcante!
    FELIZ PÁSCOA. Beijos...

    ReplyDelete
  4. Feliz Páscoa pra você e sua família, Tina! Bj!

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket