Wednesday, February 27, 2008

366

Wednesday, February 27, 2008

Por que precisamos do ano bissexto?

- O calendário gregoriano, que é o padrão calendário padrão utilizado em todo o mundo, tem tanto anos comuns quanto anos bissestos . Um ano comum ano tem 365 dias e um ano bissexto com os extras, tem 366 dias, dia designado como 29 fevereiro.

Um ano bissexto ocorre a cada quatro anos, para ajudar a sincronizar o ano-calendário convencional com o ano solar, ou a duração do tempo que a Terra leva para completar sua órbita sobre o sol, que é de cerca de 365 dias. O comprimento do ano solar, no entanto, é ligeiramente inferior a 365 1/4 dias - cerca de 11 minutos. Para compensar esta discrepância, o ano bissexto é omitido três vezes em cada quatrocentos anos. Em outras palavras, um ano de final de século (ou de começo como preferem alguns) não pode ser um ano bissexto, a menos que seja divisível por 400. Assim sendo, 1700, 1800, e 1900 não foram anos bissextos, mas 1600, 2000, e 2400 são anos bissextos.

Sabe quais são as chances de se nascer num ano bissexto?
- Cerca de 1 em 1500.

Quando começaram os anos bissextos ?

- O calendário gregoriano é estreitamente baseado no calendário juliano, que foi introduzido por Júlio César em 45 aC. O calendário juliano apresentava 12 meses, de 365 dias , com um dia intercalado no final de fevereiro, inserido cada quatro para fazer uma média anual de 365,25 dias. Mas como o comprimento do ano solar é realmente de 365,242216 dias, o ano juliano ficou muito longo (.0078 por dia ou seja: 11 minutos 14 segundos).

Isso pode não parecer muito, mas ao longo de séculos se somados até no 16 século, o equinócio estava caindo em torno de 11 de Março, em vez de 21 de Março.

Em 1582, para corrigir o atraso acumulado, o Papa Gregório XIII implantou o calendário gregoriano. Definiu-se que o ajuste deveria ser feito de forma que o equinócio de março caísse no dia 21 daquele mês, o que estava em conformidade com o primeiro Concílio de Nicea (325 d.C). A verdade é que essa definição para o equinócio de março tem ligação direta com a vontade da igreja católica em definir a comemoração da Páscoa cristã em data diferente da Páscoa judaica (Pesach).

Entre 325 e 1582 passaram-se 1257 anos. Como no sistema juliano a cada 128 anos haveria a necessidade retirar 1 dia do calendário, acumularam-se, depois de 1257 anos, aproximadamente 10 dias (9,82 dias). Portanto, em 1582, na transição entre os juliano e o gregoriano, o dia 4 de outubro foi seguido pelo dia 15 de outubro. Os 10 dias entre eles foram retirados do calendário.

Estabeleceu-se para o calendário gregoriano que seriam bissextos todos os anos múltiplos de 4, exceto se, sendo um ano múltiplo de 100 (1600, 1700 (...)), não fosse também múltiplo de 400 (1700 por exemplo). Na prática isso significa que há 97 anos bissextos a cada 400 anos.

Fonte (trecho adaptado e traduzido by Tina)

Eu particularmente, não sou muito fã de ano bissexto de uns tempos para cá, mas por razões estritamente pessoais, o que não é motivo para fazer dele um ano sabático para mim.

Então vamos lá viver e aproveitar ao máximo esse dia extra, outro desse só daqui a 4 anos...

beijos e boa 4 feira,

Tina

16 comments:

  1. Ontem eu lia que o Papa Gregório simplesmente eliminou 10 ou 12 dias e deu um pulo para adequar o calendário Juliano à rotação da terra, ou melhor, à rotação do sol, porque na época ainda era forte o entendimento de que nosso planeta era estático.

    De qualquer modo, 12 dias de outubro foram solenemente ignorados e isso gerou protestos em várias partes do mundo. Mas a razão era simples, o calendário Juliano estava prejudicando a precisão das festas cristãs, como o Natal e a Páscoa.

    ReplyDelete
  2. Pois então vivamos mais um dia como se fosse o último, amém!
    dias lindos Tinavózinha
    beijos

    ReplyDelete
  3. Tenha um lindo dia.
    Big Beijos :)

    ReplyDelete
  4. Tina, quem nasce no dia 29, comemora o aniversário de 4 em 4 anos? Beijus

    ReplyDelete
  5. KKKK só minha tia Luma para um comentário deste!!!
    Mas eu adoreiii este post pq eu nunca soube exatamente p q existia o ano bissexto!
    Obrigada!
    Bjoka

    ReplyDelete
  6. faço minhas as palavras da Tina...o infeliz que nasce no dia 29...só faz aniversário a cada 4 anos??? essa dúvida me atormenta desde pequena...
    mas de qualquer forma, muito didático o seu texto hein?
    beijos
    mariah

    ReplyDelete
  7. adorei as explicações!!

    ReplyDelete
  8. Anonymous10:00 PM

    Boa explicação, Tina. Se eu tivesse nascido em ano bissexto e so comemorasse de quatro em quatro anos, ia ser um garotinho...
    Um beijão.

    ReplyDelete
  9. Minha doce e tão querida amiga Tina, quando adentras ao meu espaço, vem como lua, abrilhantar a madrugada. Que alegria é senti-la tão próxima. Adorei o post, aprendi por demais. Obrigado por compartilhar.

    beijos meus na sua alma abençoada e no seu netinho lindooooo!

    ReplyDelete
  10. Anonymous7:27 AM

    Gostei!

    Tomei uma aula aqui hoje,hehehe
    Beijos,TINA.

    ReplyDelete
  11. Em eu que nem católica sou? rsrsrsrsrs

    Beijos

    ReplyDelete
  12. Anonymous11:57 AM

    Tina, muito interessante a história. Eu já tinha aprendido um pouco na escola, mas é sempre bacana ler essas coisas. Eu gosto dos anos bissextos só pelo simples fato de haver esse um dia a mais, e queria conhecer alguém que nasceu no dia 29 de fevereiro, hehe.

    Um beijo grande!

    ReplyDelete
  13. Anonymous1:26 PM

    Olha que bacana... Nunca parei pra pesquisar o pq existe esse ano bissexto... Adorei!

    Beijos

    ReplyDelete
  14. Anonymous4:22 PM

    Minha prima faz aniversário dia 29, acho muito legal... comemora aniversário de 4 em 4 anos huahauahauhua
    Bom pra se sentir mais jovem!
    Beijocas

    ReplyDelete
  15. Anonymous7:01 PM

    Tina:
    Na verdade, Gregório, que era o papa e encomendou e implantou o novo calendário acabou usando um método brasileiro: deu um jeitinho nas coisas para acertar o ano.

    ReplyDelete
  16. Ah, querida Tina... Eu ADORO esses saberes de Almanaque! Aliás, eu estou me denvendo um post sobre isso: Almanaques. Lia muito quando criança.
    Eu já conhecia a história do nosso calendário. mas é sempre mais simpático ver esta história contada por você. Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket