Você sabia ?
"O navegador Cristóvão Colombo foi dos primeiros a usar eclipses lunares para medir longitude. Colombo em sua quarta viagem à América impôs respeito e medo aos índios jamaicanos, ao invocar um sinal de Deus para garantir um acordo de suprimento de víveres durante sua estada para reparos de sua nau na ilha. Os nativos se recusavam a cumprir o acordo devido aos constantes roubos e estupros efetuados por membros de sua tripulação, além da arrogância do capitão.
Consta que conhecedor do registro de um eclipse providencial que aconteceu no dia 29 de fevereiro de 1504, ele teria convocado as lideranças locais, três dias antes, anunciando um sinal divino contra o bloqueio de víveres imposto pelos nativos, e retirou-se para seus aposentos de forma 'dramática'. Durante este eclipse os nativos recuaram trazendo oferendas e restabelecendo o acordo. Este episódio salvou sua expedição que pode aguardar socorro vindo da Espanha.
Por outro lado, na primeira guerra mundial o Império Turco-Otomano era aliado dos alemães contra os franceses, ingleses e aliados. Quando os árabes se rebelaram contra o Império Turco, em 1916, os aliados viram uma chance de modificar o equilíbrio de forças no oriente médio que no momento pendia favoravelmente para a aliança turco-germânica. A Inglaterra então, enviou como oficial de ligação junto as forças árabes, um ex-assistente de escavação arqueológica no Iraque chamado Thomas Edward Lawrence, que ficou conhecido como Lawrence da Arábia.
Lawrence desembarcou na cidade de Meca na qualidade de assessor militar e percebeu que somente ações extensas de guerrilha no deserto poderiam ter efeito sobre o poderio militar turco na região. Seu grande triunfo aconteceu quando, junto a 50 beduínos, atravessou o deserto no pico do verão e, iludindo as patrulhas turcas, atacaram o porto de Aqba. No caminho angariaram aliados, próximo ao posto fortificado de Kethira alguns destes aliados ficaram contrários a um ataque noturno, invocando inclusive a lua cheia como obstáculo para a tomada do importante posto.
Lawrence relata em seu diário que os aconselhou a fazerem o ataque no escuro, pois naquela noite de 04 de julho de 1917 ele sabia que haveria um eclipse lunar. Logo depois o segundo posto foi tomado pelos árabes e passados alguns dias Aqba se entregou praticamente sem luta. Jerusalém e Damasco caíram a seguir sob o domínio britânico, selando o destino da guerra no Oriente Médio."
( Texto: Túlio Jorge dos Santos - UFMG - adaptado)
Até a lua vai se esconder, acho que ela está sendo solidária com a "Tina Blue Moon" nestes dias. Mas, da mesma forma que o eclipse, a saudade que toma conta de mim também vai passar. E dias melhores virão, com certeza.
beijos e boa 4 feira.Tina
Acho que este tipo de saudade diminui,TINA.Mas nunca passa.
ReplyDeleteVamoas ver se con sigo ver o eclipse hj.
Bacio!
Tina, fica bem, querida! Saudade é um troço chato, mas preciso nessa vida estranha. Verei o eclipse - adoro eclipses lunares -, e lembrarei de ti, da tua saudade, da minha saudade.
ReplyDeleteBeijão,
Alex.
Esse eclipse é em homenagem ao Blue Moon!!!!
ReplyDeletePena que vou pro Rio logo mais. Aqui de casa, na serra, a lua sempre fica mais visível.
Um beijão.
Hoje é dia de olhar para o céu e uivar (auuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu).
ReplyDeleteBeijos querida
Eu não sabia de nada...
ReplyDeleteEclipse lunar com essa chuva q tá fazendo aqui?!?! Putz! Q pena... não vai dar pra apreciar o fenômeno :(
Tira umas fotos do momento e posta aqui pra eu, ao menos virtualmente, ver como foi...
Beijão :)
os blogueiros estão sendo acometidos da SAUDADE nesta semana...e nem tem a opção de se "eclipsarem"...boa sorte para todos nós.
ReplyDeletemariah
Uau!
ReplyDeleteEu não sabia nada disso mas uma coisa eu digo: Você sabia que eu te gosto muito? Pois é...eu gosto ;)
Tinavózinha, obrigada pelo carinho.
dias lindos
beijos
Verei o eclipse.
ReplyDeleteBeijos
Fiquei sabendo aqui. Hummm, vejamos se dará para vermos porque eclipse lunar é sempre legal de se ver.
ReplyDeleteeu até sabia que ia ter pois vi as noticias, mas dormi cedo hoe, nem deu tempo de ver.
ReplyDeleteEu vi o eclipse ontem!!!! Fiquei acordada até tarde e vi! Pronto! Eu já um um do sol e outro da lua! Estou feliz!!!! Super beijos
ReplyDeleteEu vi o eclipse, sim, e a lua sumiu; mas logo voltou a brilhar, mais do que antes. Igual vai acontecer com você! :)
ReplyDeleteTina, adoro quando entro num blog e aprendo coisa nova!
ReplyDeleteEste post me acrescentou muito. A lua azul me trouxe luz. Aliás, sempre me traz. Carpe Diem.