Tuesday, March 25, 2008

6 meses

Tuesday, March 25, 2008
" O homem chega inexperiente a cada idade da vida."
Sébastien-Roch Chamfort (1741-1794)


"Por volta dos seis meses acontece outra grande revolução: o bebê começa a olhar o mundo sentado, adquirindo assim uma nova perspectiva das coisas. Naturalmente é um processo que vem por partes, e que requer um certo empenho e infinitas tentativas, inclusive da parte dos pais.

Uma questão de equilíbrio: antes de conseguir ficar sentado, ele terá que aprender a sustentar a cabeça, depois manter as costas eretas, e mais adiante, com o seu apoio, conseguirá ficar sentado. É tudo uma questão de treino... ele já vem praticando desde os cinco meses, virando de lado, batendo com as perninhas e bracinhos, tentando levantar a cabeça, etc... quando seus músculos estiverem suficientemente fortes, ele conseguirá ficar sentado com bastante firmeza.

O controle dos músculos: nesta fase, além de conseguir ficar sentado, o bebê consegue também segurar objetos. Parece uma tarefa banal, mas é algo extremamente difícil para um bebê desta idade, pois envolve o desenvolvimento da capacidade de coordenação mão-olho. Mais uma vez, seu bebê fará inúmeras tentativas, passando boa parte do tempo experimentando um modo de conseguir segurar um brinquedinho, por exemplo. Cada sucesso obtido não será esquecido, e uma vez entendido como é o "jogo", todas as ocasiões serão boas para praticá-lo. "

Então é assim, e daqui pra frente só vai melhorar: vai engatinhar, cair, levantar, aprender a falar, a andar, a correr, vai mandar beijos, fazer beicinho, dar tchau, vai pedir mais, vai dizer não!

E a partir desse dia - o dia do primeiro NÃO - já podemos considerá-lo dono de sua vontade. E não mais o nosso bebê. Com esse NÃO (para nós) eles estão dizendo SIM para a vida (deles). E tem sido assim há muito, muito tempo. Desde o começo, desde sempre.

O meu lindinho-fofinho-gostoso-mais-de-querido-amado-netinho faz 6 meses hoje. E não tem nem idéia do quanto já mexeu com a minha vida. É com certeza, apenas o começo...

beijos e boa 4 feira!

Tina

13 comments:

  1. Anonymous10:06 PM

    E ele é a coisa mais linda, muito fofo!!! Parabéns vovó coruja :-))
    Beijos

    ReplyDelete
  2. Ê corujice!!! Que criança linda!
    Parabéns Tina.
    E lendo seu artigo fiquei com uma saudade dos meus nenéns.... hoje uma tem 25 e a outra 26! São super amigas e companheiras, mas essa fase inicial da vida ficou lá atrás...
    Vai babar, vovó querida!!!

    ReplyDelete
  3. Ele ta lindooooo Tina...

    E que aprenda a dizer bons nãos!

    Beijos

    ReplyDelete
  4. Anonymous9:23 AM

    E que começo,hem TINA,heheheh

    ele está uma graça!!

    Beijos!!

    ReplyDelete
  5. Anonymous11:24 AM

    lindo texto que a vovó Tina postou, adorei, já até enviei o link pra minha prima que vai ser mamãe de primeira viagem. bjs

    ReplyDelete
  6. A natureza é sábia. A gente que tem coração mole e estraga. Se ele cai, a gente acude, mas é a vida ensinando ele a andar. Se ele pede, a gente dá, mas é a vida mostrando que nada vem de graça e ele tem que correr atrás das coisas...e por ai vai. Criar um ser humano é uma arte... difícil.

    ReplyDelete
  7. Parabéns, Tina, que a cada novo dia você vibre com o progresso do netinho em mandar nos outros, rsss...

    Beijos desobedientes.

    ReplyDelete
  8. Que foooooooooooooooofo já completou 6 meses... Parabéns Vovó.
    Big Beijos

    ReplyDelete
  9. Que sorrisão esse seu fofinho tem hein? BensaDeus! Eu estou te escrevendo agora para te pedir uma ajuda na blogagem coletiva que estou preparando para dia 30 de março. Sei que tá meio tarde para pedir ou relembrar, mas com o início do doutorado tou meio perdida no tempo e espaço.Essa blogagem nasceu na minha cabeça pensando no que aconteceu com a minha amiga que faleceu (o do depoimento q vc viu) porque o marido esfaquiou-a,e também pensando em outros assassinatos absurdos que tem acontecido aqui na minha cidade NAtal, desde a um mês atrás estou arrumando uma blogagem coletiva contra os crimes que acontecem pelo país e mundo. Eu penso em falar de crimes violentos, mas podem ficar a vontade de falar sobre qualquer crime, ou criminalidade em geral. A logotipo está no post de ontem e o codigo no lado direito do blog caso prefire e saiba colocar. Bjos e espero sua colaboração dia 30 de março para postarmos juntos contra os crimes. Boa semana!

    ReplyDelete
  10. Anonymous10:38 AM

    Como você disse, apenas o começo, tanta coisa pra ele ver, sentir, aprender, falar. Essa época deve ser mágica, eu falo "deve" pq não lembro e não passei perto disso, hehe. Ele é lindo e fico imaginando, sim, o quanto sua vida mudou, hã?

    Beijos, Tina!

    ReplyDelete
  11. Olá, Tina!

    E a cada mes um livro para nós.

    Um beijo

    ReplyDelete
  12. Anonymous5:44 PM

    Como ele tá lindo Tina!
    Acho que esse sorriso não tem dinheiro que pague no mundo!
    Aliás ele em si, a alegria da presença dele...com certeza não tem nada no mundo que pague!
    Beijocas

    ReplyDelete
  13. A ciência ainda não estudou o efeito que os netos têm sobre as avós. E vice-versa. Eu morro de inveja desse chamego todo, visto que não tive avós para me paparicar. Tenho inveja mas aplaudo delirantemente. pelo menos esse menino vai ter esta ventura: ser muito amado por uma avozinha. Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket