Monday, August 11, 2008

11 de agosto

Monday, August 11, 2008


Eu gostei desse texto, vamos pensar:

"A celebração deste 11 de agosto, dia da criação dos cursos jurídicos no país, representa também a data escolhida para parabenizarmos a classe advocatícia, composta por profissionais representantes da mais importante entidade da sociedade civil organizada, sendo uma verdadeira voz da cidadania e exaustiva combatente do arbítrio e da violência. Já desde o seu surgimento, cremos que a comunidade composta por advogados, tornou-se notória por sempre manter-se ativa e vigilante no desempenho de sua missão institucional de guardiã das liberdades civis, da democracia e do Estado de Direito; todavia, desde o ano pretérito, seus membros viram-se assolados por acontecimentos deletérios que atingiram, desde o desrespeito às prerrogativas destes profissionais, que nada mais é do que a violação dos direitos dos cidadãos, até a cruéis e fatídicos acontecimentos, como foram os assassinatos ainda não resolvidos de alguns de seus membros ou a invasão de seus escritórios.

Pois bem, vivenciando o Direito como um todo, infelizmente temos a perceber também, que a proliferação indiscriminada de cursos jurídicos de baixa qualidade no país, em adição ao surgimento de comportamentos de poucos maus profissionais que andaram a desviar normas disciplinares de sua classe, tornaram, a mais bela das profissões, por vezes e injustamente, desvalorizada e carregada de preconceitos. Acontece que, mesmo diante de tantas adversidades, é sabido que a sociedade pode contar com o apoio dos advogados, vez que, é na maioria das vezes, eles são os únicos em que ela deposita sua confiança, facilitando o acesso à justiça para todos, bem como fazendo cumprir direitos básicos que são esculpidos pela Constituição Brasileira, frente às várias dificuldades, deficiências e mazelas existentes no Poder Judiciário que somente pode se movimentar quando instigado.

É preciso, todavia, ter em mente que o prestígio de que ostenta tal classe em todos os três poderes da República do Brasil é, fundamentalmente, a conseqüência do prestígio que a sociedade reconhece em cada advogado, estampados em valores adjetivados como sendo a retidão moral, a honradez e a bravura existente em cada profissional, qualidades estas que lhe fazem credor da admiração e do respeito das pessoas como um todo.

Assim, mesmo com a atual situação adversa e deveras alarmante ora vivida, é por essa razão que nos cumpre expressar com ênfase, que devemos comemorar sim o Dia do Advogado, agradecendo a cada colega, pela seriedade com que se empenham no trato de suas causas, pela serenidade com que oferecem conforto à angustia dos que lhe procuram, além do denodo na defesa de seus clientes, aliado ainda à independência com que exercem esta magnífica profissão secular que é a advocacia, pois sem esta não haveria de se produzir Justiça e sem a qual não se asseguraria o valor constitucional da igualdade, da liberdade e da democracia. "(texto de Marcelo Di Rezende Bernardes.)


Ele disse tudo. E eu dedico o post a minha filhota advogada, no seu dia, do lado de lá...

beijos e boa semana a todos,


Tina

17 comments:

  1. Anonymous8:00 AM

    Tina, o Brasil p´recisa mesmo é de ADVOGADOS que cultuem a ética e a justiça. E n~´ao devemos punir toda uma classe por alguns poucos.
    Eu me orgulho de ter estudado 5 anos o curso de Direito mas a vida me deu outro rumo, até agora. E decidi pelo Direito Humanitário.
    Bjs e dias felizes.

    parabéns à filhota

    ReplyDelete
  2. Anonymous10:57 AM

    Só lamento ter encontrado,até hoje qdo precisei,de advogados safados e picaretas,TINA. Isto fez com que eu os abominasse.

    rsss

    Beijos!!

    ReplyDelete
  3. Tina, felizmente tive sorte com advogados, mas existem momentos em que não dá para confiar na seriedade deles.
    Beijocas

    ReplyDelete
  4. Anonymous11:45 AM

    O advogado é fundamental para a democracia.Como em todas as profissões existe de tudo.Esse texto é em advogadês!!! Ri demais...

    ReplyDelete
  5. Anonymous11:49 AM

    Visitei o seu Flickr nas fotos de seu filho mas lá não tinha cachê para comentários.Todas as fotos lindinhas como vocês.

    ReplyDelete
  6. É dia da banda podre tb...rsrs. Não sabia da comemoração nesta data. Mas Tina tb é cultura..(ainda bem).

    Beijinho.

    ReplyDelete
  7. Uia! Tinavózinha nos lembrando de fatos e datas importantes, gostei, rss

    Parabéns aos bons profissionais que decidem lutar por causa justa e o bem de quem precisa.

    Lindo dia amadamiga
    loviú
    beijos

    ReplyDelete
  8. Muito legal Tina.

    Beijo

    ReplyDelete
  9. que mãe babonaaaaaaaaaaa
    Mto bom o texto
    Bjokas
    Boa semana

    ReplyDelete
  10. Anonymous10:28 PM

    É bom saber que existem pessoas sérias nas diversas profissões, que a exercem com diginidade,ética e moral
    Tem muito picareta em todas as profissões, mas acho que as OAB's são das poucas intituições representativas de categoria profissional que, acima do espirito de corporativismos, trata com seriedade esses charlatões que são a vergonha de qualquer profissão.
    Parabéns a sua filhota e a vc também, afinal nossos filhos são reflexos da criação que demos a eles.
    A única coisa que posso fazer é continuar rezando e mandando energia positiva para vcs nesse momento.
    Que Deus abençoe sempre vc e sua familia.
    Beijos querida e mantenha forte e em paz.

    ReplyDelete
  11. Sem qualquer menosprezo à profissão dos advogados não posso deixar de manifestar minha decepção ao Poder Judiciário deste Brasil, que sofre terrivelmente com tanta corrupção e que teve com chances reais de inibir isso, por ocasião do que desencadearia processo de Impeachment do Presidente Lula. Daí pra cá, os fatos mostram o que vivemos hoje.
    Cadinho RoCo

    ReplyDelete
  12. Parabéns a sua filha, Tina !

    ReplyDelete
  13. Anonymous1:49 PM

    Nossa, vejo essas coisas e penso, com pesar, em todas as deficiências do sistema e nas dificuldades enfrentadas pelos advogados nos dias de hoje. Estamos formando mais advogados do que o mercado de trabalho suporta. Os honorários são irrisórios e, muitas vezes, consistentes em valores indignos de serem recebidos por um trabalhador que estudou 5 anos só para bacharelar-se e depois teve que estudar mais um tanto para conquistar um título de advogado. O Estado de São Paulo remunera com esmola o trabalho daquele que se aventura a prestar assistência judiciária aos necessitados para suprir a deficiência da Defensoria Pública bandeirante, pagando, por exemplo, R$ 300,00 por uma ação que poderá levar 3 anos para acabar e cujos honorários acima serão pagos ao advogado apenas depois de terminado o processo, ou seja, após 3 anos de trabalho na lide. Os advogados que se atrevem a trabalhar na área criminal são, comumente, denominados sócios de criminosos quando, na realidade, são os únicos bastiões restantes das defesas da liberdade e estado de direito (bem o sabe aquele que viu um seu familiar ser acusado injustamente e levado ao cárcere). O quadro acima, ao meu ver, é por demais preocupante. A sociedade, ao meu ver, pouco se importa com esta crise institucional e as universidades caça-níqueis. O Ministério da Educação é omisso. A OAB torna mais rigorosas as provas para evitar que todos passem fome juntos. Enfim, eis a nossa realidade e, como advogado militante, realmente não vejo muita coisa para festejar. Contudo, há tantas a serem lamentadas e pelas quais lutamos, embora sem grandes esperanças de que o quadro se modifique.
    Parabéns à sua filha, Tina. Que Deus a ampare nesta difícil profissão e Santo Agostinho, patrono dos advogados, oriente o caminho dela.

    ReplyDelete
  14. Anonymous3:38 PM

    Oi Tina,
    Nem sabia dessa data. Mas concordo com um comentario que esta ai que o Brasil precisa de advogados que cultuem a Etica. Quando inclusive encontro algum dessa profissao que tenha a tal da etica, agradeço a pessoa como se ela estivesse me fazendo um favor. É uma classe beeeem dificil eu acho. Mas tem tb pessoas maravilhosas no meio. Essas que eu agradeço. E fico feliz por termos cada vez mais Direito.
    Beijos,
    Cam

    ReplyDelete
  15. Anonymous4:11 PM

    Tina,
    Parabéns à filhota!
    Acredito que em toda classe há bons e maus profissionais, mas os advogados continuam sendo dignos de confiança, acredito.
    beijo, menina

    ReplyDelete
  16. Parabens a filhotinha Tina


    Que orgulho para a mamae Tina.

    Beijinhos

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket