Dia do Soldado - data criada em homenagem ao nascimento
de Luís Alves de Lima e Silva - o Duque de Caxias.
de Luís Alves de Lima e Silva - o Duque de Caxias.
"Vindo de família militar, sua vida sempre esteve ligada ao Exército. Aos 5 anos, foi aceito como cadete. Aos 15 anos, já pertencia à Academia Real Militar. Recebeu várias promoções até alcançar a de marechal, posto máximo na hierarquia militar. Caxias teve uma participação fundamental nas lutas de consolidação da Independência. Entre elas, podem ser citadas as campanhas na Bahia (1823) e na Cisplatina (1815-1825).
Em 1837, já com a patente de tenente-coronel, comandou a luta para reprimir a Revolta da Balaiada (Maranhão e Piauí, 1838-1841). Em 1841, foi promovido a coronel e recebeu o título de Barão de Caxias. Em 1842, reprimiu manifestações liberais em Minas Gerais e São Paulo e os últimos focos da Guerra dos Farrapos, o que lhe valeu o título de Conde e a escolha para o Senado em 1846.
Internacionalmente, participou das campanhas contra o governo de Manuel Oribe (Uruguai) e do ditador Juán Manuel Rosas (Argentina). Alcançou a patente máxima do Exército, a de marechal, durante a Guerra do Paraguai (1865-1870)." (texto adaptado da Net)
E por falar em soldado, eu quero render minha homenagem aos chineses. Soldados perfeitos, incansáveis, exemplares. O trabalho, a performance, a perfeição simétrica de milhares de "soldados chineses" - (e aqui leia-se povo chinês ) fizeram desses jogos olímpicos um espetáculo à parte para e/ou olhos principalmente ocidentais - ou seria somente para o mundo ver uma China que não existe? Dúvida persiste.
Fica a pergunta. E nos resta saber a que (democrátrico) preço esse resultado - literalmente espetacular - foi alcançado.
Fica a pergunta. E nos resta saber a que (democrátrico) preço esse resultado - literalmente espetacular - foi alcançado.
A Olimpíada de Pequim (ou Beijing) com certeza será sempre lembrada pelo seu brilho, pelos detalhes, movimentos, cores, luzes e tecnologia aplicada. Na minha visão será lembrada , principalmente pelos "soldados chineses." Pena.
PS: Por algum motivo, isso me revolta. De verdade. E eu sou pessoa "apolítica". Acreditem.
beijos e boa semana,
Tina
Tina,
ReplyDeleteA grande maioria dos esportistas chineses foram produzidos em exatos oito anos. E agora? Eles poderão se profissionalizar e viver disso? E, coisa interessante de se saber, aquelas luzes todas provêm de energia elétrica produzida, basicamente, por usinas termoelétricas, queimadoras de petróleo e carvão. 80% da energia elétrica produzida pela China é altamente poluidora da atmosfera. E só reclamam das queimadas brasileiras!
Abração.
Tina, achei que foi tudo lindo demais, mas sabe Deus a que preço. Talvez agora tudo se modifique porque com certeza os vencedores vão querer ganhar dinheiro. Vamos ver o que vai acontecer.
ReplyDeleteBeijocas
Sempre bom relembrar estas coisas,TINA.
ReplyDeleteQto às Olimpiadas,foi tudo realmente muito bonito. Eles capricharam. E a politica que fique à parte.
Beijos!
Ow lugarzinho pra ter chinês, essa China, hein!
ReplyDeleteÉ incrível!!! Hahaha...
Brincadeiras à parte.
Chineses realmente merecem milhares de homenagens!
Beijos e Boa Semana!
Ao apagar dos holofotes tudo vira do avesso, o glamour se desfaz e os medalhistas voltam a ocupar seu lugar ao sol, trabalhando duro sem pagamento digno.
ReplyDeleteForam treinados para isso, ganhar.
Também sou apolítica mas também sinto raiva de tanta injustiça e desvalores.
lindo dia Tinavózinha que amo,
beijos de loviú
É, vc tem razão...china que não existe. Mas vamos lembrar de algo bom que os soldadinhos possuem...as fardas...ô coisa bonita é um soldadinho de farda...rsrs.
ReplyDeleteSaudades.
Beijo pra vc Tina.
Sei não mas pelo que me lembro tem umas histórias sinistras por trás do pacificador....
ReplyDeletemas bem lembrado.
Pena que o povo chinês depois se danou-se.
Bom apesar da minha antipatia por diversos traços da cultura chinesa, tenho que admitir que eles foram impecáveis nessas Olimpiadas.
ReplyDeleteBoa semana, Bjos!
Será lembrada, também, pelas maquiagens e truques que marcaram a abertura...rs. Mas foi um bom espetáculo sim.
ReplyDeleteTina me faz
ReplyDeletebrilhar
a retina.
Otimo texto.
bjsss
Eu não gosto de ter que ter soldados. Entende?
ReplyDeleteMas gostei da sua homenagem.
Beijos, Tina.
Eles realmente fizeram muito bonito.
ReplyDeleteFico com a impressão que o povo chinês é um misto de medo, resignação, orgulho e perseverança.
Com um governo daqueles, vou te contar!
Cadete aos 5 anos??
ReplyDeleteFiquei impressionada! Nem imaginava!
A China arrebentou na abertura e encerramente das Olimpíadas.
Londres vai ter que ralar pra chegar perto da grandeza da China!
Beijocas
Tina, eu pouco vi dessa olimpíada. Coloquei o quadro de medalhas no luz somente para não ficar de fora. Meu boicote nao foi total porque vi um pouco da abertura e um pouco do fechamento. Quando eu via os "soldados" eu pensava "escravos". Tentei reverter isso, mas nao consegui.
ReplyDeleteFiz uma caca essa semana depois te falo. Tem acessado o TB? :lol: Beijus
Foi emocionante a abertura e o encerramento das olimpiadas, valeu a pena os 3 anos que fizeram de ensaios né?
ReplyDeleteAmiga, tá sabendo da Bluemoon q vai acontecer dia 27 de agosto?
Big Beijos
Sou sincera em dizer que eu não assisti as olimpiadas. Não me permitir ficar diante da tv para assistir as "maravilhas" do mundo chinês. Não me sentiria bem prestigiar algo do tipo. Afinal, só pensaram em vencer o bicho papão dos EUA no quadro de medalhas. Foi sem dúvida a pior das olimpiadas. As pessoas foram escolhidas para ir aos ginásios e estádios. Não podiam sair as ruas. Os atletas ficaram restritos a vilas e lugares pré determinados. Foi uma falta de respeito para com os valores reais das olimpiadas. Mas... Foi um show e sinceramente não sei se a China não será esquecida. É pagar pra ver.
ReplyDeleteBom semana para ti.
Bj
Tina, eu boicotei às Olimpíadas. Seria um circo demais para mim e eu nao tenho estômago de avestruz.
ReplyDeleteQuanto a homenagem a Caxias, Deus sabe também a que preco de areia e sangue tudo isso custou num Brasil que vivia de aparência e estatus.
Beijao
De todos os blogs por onde passei ontem, em nenhum vi referência ao dia do soldado. Estranho isso.
ReplyDeleteCadinho RoCo
Entrevistarm um chines na rua e ele disse que são felizes assim. Existem pessoas que são mais felizes se houver quem escolha por eles.Ainda mais se desconhecem o que é a liberdade de escolha.
ReplyDeleteE verdade, Tina. E acho que nunca vamos ficar realmente sabendo de tudo o que aconteceu.
ReplyDeleteUm beijao.
Achei tudo muito lindo Tina! Suuuper organizado para te falar a verdade... Tipo, o povo é bem ensaiado por lá, mas o que vale é o "espetáculo" nessas horas!
ReplyDeleteBeijosss
Tina, vi tõ pouco,quase nada...
ReplyDeletea questão política incomoda a todos, mas a gente não pode esquecer que a China tem valores fantásticos.
Bjs Laura
A abertura da olimpíada foi sensacional mesmo! Impecável.
ReplyDeleteQuanto à dúvida que colocaste lá no blog, vou tentar postar algo sobre isto amanhã.
Beijos
Belo post, Tina, mas não se revolte... acredite: neste mundo, não vale a pena. :) Boa semana, amiga.
ReplyDeleteOi Tininha,
ReplyDeleteSoube hoje que amanha a Psicologia faz 46 anos ( acho que no Brasil). Voce que � super ligada nessas datas especiais bem que pode escrever sobre o assunto hein? Vou adorar.
Beijos,
Cam