Monday, June 18, 2012

Inverno que volta.

Monday, June 18, 2012


CARACTERÍSTICAS GERAIS

"O Inverno iniciará às 20h09 do dia 20 de junho de 2012 . Nesta estação, que compreende os meses de junho, julho e agosto, as temperaturas são climatologicamente amenas. Nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, este trimestre é considerado o menos chuvoso do ano no que se refere a distribuição de chuvas. Neste período, o principal sistema meteorológico é a frente fria. Este sistema é, geralmente, de fraca intensidade, embora possa ocorrer a passagem de algum sistema frontal mais intenso, causando chuvas generalizadas nas Regiões Sul e Sudeste. 

Após a passagem de frentes frias, observa-se a entrada de massas de ar frio que, dependendo da sua trajetória e intensidade, provocam queda de temperatura e ocasionalmente geadas em locais serranos. Localidades como Campos do Jordão, Itapeva, São Antônio do Pinhal e muitas outras cidades, situadas em lugares altos no Estado de São Paulo, registram valores negativos de temperatura. Outro aspecto meteorológico que se observa durante o inverno, são as constantes inversões térmicas que causam nevoeiros e neblinas. Estas inversões, muitas vezes, permanecem durante o período da manhã. 



O nevoeiro consiste na existência de gotículas d’água que flutuam no ar e reduzem a visibilidade a menos de 1000 m. Além da redução da visibilidade, um outro fator importante é o alto índice da umidade relativa do ar, cujos valores alcançam até 98% no período da manhã. O contrário ocorre no período da tarde, após a dissipação do neveoiro, quando o índice da umidade relativa do ar diminui consideravelmente, chegando a registrar valores de até 40%. O ar seco e o vento calmo favorecem a formação da bruma - substâncias sólidas suspensas na atmosfera, tais como poeira e fumaça - poluindo o ar." (INPE)

Dia do Solstício, noite longa, dia curto ou seria dia longo e noite curta do lado de cima? Não importa: o Inverno chegou no Hemisfério Sul.  Isso muito me agrada, embora seja um Inverno tímido, me agrada.

Pronto, falei!  Agora começa o tempo que gosto, e tenho ressalva pois este ano será mais chuvoso (isso não estava na minha programação...rs) mas o que vale é curtir esse tempo, as sopas, o vinho, o agasalho, o carinho...

Desejo a todos um inverno repleto de delícias.

beijos,

Tina

2 comments:

  1. Oi, Tina.
    Só que esse inverno está chuvoso demais. E esse frio úmido penetra nos ossos da gente a tal ponto de não termos vontade de fazer nada. Que chato! Bom, pelo menos afasta o perigo dos incêndios de matas e pastos, daqui da minha região.
    Um inverno repleto de delícias para você também.

    ReplyDelete
  2. Tina, particularmente não sou muito amante de inverno. Tenho muita sonolência e fome. Ai ai viu.
    Big Beijos

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket