Sunday, March 01, 2015

Dia do Rio!

Sunday, March 01, 2015
"Rio que mora no mar, sorrio pro meu Rio..."

Esse é um dos melhores fotógrafos do Rio: Marcos Estrella, verifiquem o site, vale mesmo.

Eu morei no Rio, estudei no Rio, vivi no Rio por mais de 18 anos. Fui criada em Copacabana, praia era na Rua Bolivar, cinema era o Roxy ( hoje tem 3 salas no mesmo lugar!), sorvete / sanduiche / paquera era no Bob´s , estudar Inglês era no IBEU e a Confeitaria Colombo (filial de Copacabana) era na esquina de casa: tem coisa melhor ? A coxinha era bem cara, mas valia cada grama. Super delícia. Coisas de quem morou e viveu o Rio. Coisa boa.

A vida no Rio, durante a minha infanto / adolescência era coisa boa demais - com todos os problemas que a adolescência se nos apresenta. Era bom demais viver  lá, sentar nos degraus da portaria do prédio ( sim, a gente podia fazer isso) e conversar sobre a vida com irmão do coração, meu Maninho desde sempre. A gente sonhava vida, pensava existir e desejava mais viver. Estamos aí. Ainda. Eu morando em São Paulo, ele morando no Rio. Irmãos para sempre.

Continuando, me lembro que era bom voltar do Colégio (estudava na Gávea) e ir à praia (coisa boa !)  e depois de sair da aula do curso de Inglês ficar papeando, vivendo sonhos, caminhando pela orla de Copacabana com minha amiga F*  só planejando o futuro sentadas nas calçadas de Copacabana. Era tudo perfeito! (e a gente sabia) . A vida tinha outro sabor naquela época, mas o Rio continua com o mesmo gosto. Saudade da F* que continua amiga, que continua morando no Rio.

Mudei de volta, melhor dizendo VOLTEI para minha São Paulo, minha terra natal, nos anos 70. E não me arrependo. Minha mãe continuou morando no Rio, motivo pelo qual continuei voltando lá com minha família Paulistana por anos a fio. Voltamos até de trem ( existia isso, podem crer, e era uma delícia!) As filhas curtiam muito essa viagem ! Pena que não tem mais. Valia cada centavo.

O "feeling" de chegar no Rio era /é o mesmo ainda,  e cada vez que chego é como se estivesse em casa = como sempre, como nos bons tempos. Sou Paulistana da gema com alma Carioca, for sure!

Estive lá neste fim de ano, no mesmo lugar, "quase" nada mudou. Mudei eu ? Com certeza, o tempo prova isso. Mas o Rio continua o mesmo, minha Copacabana não mudará jamais. Nem eu. Carioca.

Feliz semana aos Cariocas, a todos nós ! 

beijos,

Tina

1 comment:

  1. Oi, Tina!
    Antes de vir para Cabo Frio, morei 8 anos no Rio e morro de saudades do lado pacato da vida de Ipanema, onde todo a rua se conhecia sem que qualquer um dos vizinhos frequentasse a casa do outro. Era uma pequena cidade, assim eu sentia.
    Agora morando perto, quase não vou ao Rio para passear. Sempre vou correndo resolver alguma coisa. Sinto falta de observar as pessoas em um domingo de rua fechada.
    Uma pessoa para entender a alma carioca, precisa namorar a cidade.
    Adorei as suas lembranças!
    Beijus,

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket