DST (Daylight Saving Time) ou “Horário de Verão” foi cogitado pela primeira vez em 1784 por Benjamin Franklin em uma carta aos editores do Diário de Paris. Porém, como o artigo era humorístico, não se podia esperar que os franceses adotassem “aquilo”. Foi proposto novamente por William Willett e publicado em 1907, mas ele não conseguiu que o governo britânico adotasse tal prática, apesar de altamente considerável.
A idéia do DST (Daylight Saving Time) foi colocada efetivamente em prática, primeiramente pelo governo alemão durante a Primeira Guerra Mundial, entre 30 de abril de 1916 e 1 de outubro de 1916. Logo em seguida o Reino Unido seguiu o exemplo, adotando seu primeiro “Horário de Verão” entre 21 de maio e 1 de outubro de 1916. No dia 17 de junho de 1917 os Estados Unidos adotaram a prática. Em 19 de março de 1918, o Congresso norte-americano decide formalmente estabelecer o DST (Horário de Verão) e divide o país em zonas horárias, mantidas até hoje.
Nos Países Equatoriais (cortados pela linha do equador) e nos tropicais (situados entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio), a incidência da luz solar é mais uniforme durante todo o ano e dessa forma não há muitas vantagens na adoção do horário de verão. Nesses casos a economia de energia, embora existente, não é tão significativa se comparada aos transtornos causados ao relógio biológico da população. O BRASIL é o ÚNICO país equatorial do mundo que adota o "Horário de Verão". (isto é Brasil... )
O “Horário de Verão” está em prática no nosso País nos últimos 21 anos. Isto deverá gerar este ano, uma economia de R$ 50 milhões, segundo estimativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Você sabe o que uma hora significa em sua vida? Depende do ponto de vista.
Será que é simplesmente "adiantar" o relógio?
Tudo na vida tem seu tempo, tudo.
beijos,
Tina
Deste lado do oceano atrasamos sábado passado os relógios de uma hora, isto é tivemos uma hora a mais. Nesta hora a mais aproveitei para fazer o que mais gosto:viver.
ReplyDeleteUm beijo enorme Tina.
Fica bem ;)
Eu detesto horário de verão. Acho que a economia não compensa o desgaste de quem acorda cedo (muitas vezes ainda de noite) e volta do trabalho naquele calor do RJ.
ReplyDeletePra quem pode ficar na praia é uma boa, mas para a grande maioria é furada.
bjs
Por aqui está na hora de atrazar os relágios. Ai na hora de os adiantar.
ReplyDeleteO tempo é igual em todo o lado, as horas para a frente ou para tras não mudam o passar do tempo... ele não para por isso é tempo de em todo o mundo VIVER, simplesmente!
Um beijo intemporal
aqui acabou..estamos no inverno..bom fim de semana
ReplyDeleteTina, não gosto do horário de verão porque me dá uma sensação esquisita. Ainda que tenha um certo ladinho gostoso como sol até de noite, acho estranho ver o dia claro às 8h da noite. Beijocas
ReplyDeleteTina, não gosto nem um pouquinho desse horário de verão.
ReplyDeleteAliás, nem gosto de verão, de calor, sol forte, acho péssimo.
Gosto muito de inverno, principalmente dos mais gelados.
Por aqui está na hora de atrazar os relágios. Ai na hora de os adiantar.
ReplyDeleteO tempo é igual em todo o lado, as horas para a frente ou para tras não mudam o passar do tempo... ele não para por isso é tempo de em todo o mundo VIVER, simplesmente!
Um beijo intemporal
Eu gosto demais do horário de verão e da falsa ilusão que ele proporciona de dia longo com bem mais de 24 horas...
ReplyDeletelindo dia flor
beijossssssssssss
Tina, Horário de Verão é para aquecer a economia no final de ano. Um beijo
ReplyDeleteNão gosto de horário de verão.
ReplyDeleteAcho um fim de feira isso !
:)
eu gosto do horário de verão...mas como tdo aqui, tinha q ser copiado lá de fora...aff.
ReplyDeletebeijossssssssss
Não sabia da história do horário de verão. Muito interessante nascer de uma piada!
ReplyDeleteQuanto a perder a hora, isso vai acontecer segunda-feira! (rs*)
Bem, a gente perde hoje mas não recupera depois? não entendi...
Beijus
Menina... Aprendi mais esse significado para DST!!! Beijos (Olha, sensatez é uma coisa não muito comum em nossos governantes. Talvez por isso os 21 anos de DST aqui.. )
ReplyDeleteAqui na Austrália, o DST começou há duas semanas, mas nem todos os estados adotam esta prática por acharem que a economia de energia é irrelevante se comparada com a confusão e mudanças no relógio biológico. Ouvi dizer que se economiza 5% de energia durante o DST. Percentualmente falando parece pouco, mas em termos de país, população, continente, talvez seja um valor expressivo. Sei lá, só sei que eu detesto DST. Beijos
ReplyDeleteUia... Quanta informação...
ReplyDeleteGostei do post mas não gosto do horário de verão... :(
Beijo e linda semana pra tu
:***
Tina, eu amo horário de verão. Nem sei porquê. Nem moro perto de praia nenhuma. Mas a sensação de ter a luz do sol por mais um tempo brilhando...
ReplyDeleteThis comment has been removed by the author.
ReplyDelete