Sunday, January 14, 2007

Os 5 Sentidos: Olfato

Sunday, January 14, 2007
"O ser humano normal consegue distinguir mais de 10 mil cheiros"...

O meu Olfato é Apurado, mas é doce, suave, sem agressões a mim ou ao outro. Adoro perfumes: perfume de flor, perfume de sabor, perfume de amor... perfume!

O cheiro do amado, do perfume recém passado, do banho tomado, do prato feito depois de assado, do amanhecer, da grama molhada, da onda recém chegada, do pão quentinho, do tinto vinho. Aromas, cheiros que inebriam e contagiam o ar e por que não - a vida da gente.

“O odor funciona como um trampolim para as lembranças mais que qualquer outro estímulo, inclusive a música”, diz a neuropsiquiatra Rachel Herz.

O olfato nos permite sentir o cheiro que agrada, que chama, o cheiro que inflama e inebria. Feromônios... cheiro que a gente não vê, mas sabe que existe, não explica mas vive. No amor.

Perfume que fica: no ar, na mente, perfume que a gente sente, perfume que faz lembrar, que traz recordação, que nos faz viajar. Perfume é sentir. Perfume faz parte do viver.

L'Eau de Issey Miyake

"Homens infiéis, acautelem-se. Pesquisadores americanos comprovaram que as mulheres têm um olfato privilegiado, mais sensível que o dos parceiros. O faro feminino, capaz de captar até aromas sutis no colarinho do marido, é estimulado pelo estrogênio, o mesmo hormônio que protege as mulheres de doenças cardíacas."

Mas voltando aos perfumes, os meus favoritos atualmente são os apresentados aqui e o faltante é o delicioso "Amor Amor" de Givenchy que o Blogspot gentilmente não me permitiu postar a foto... O outros "perfumes" mencionados mais acima, eu guardo prá mim. No mais, eu diria: pensem, sintam e vivam os "seus perfumes". Vale muito.

Esse post faz parte da série "Os 5 Sentidos, meus." Faltam 3.

beijos,

Tina

14 comments:

  1. Felizmente eu tbem tenho o olfato apuradísimo,TINA. Mas confesso que não tenho assim um perfume que me cative e seja o meu preferido.
    Hummmmm,talvez o Vezzo.
    Beijão e um otimo domingo à vc.

    ReplyDelete
  2. Muito legal, Tina. beijos

    ReplyDelete
  3. tem perfumes que ficam na memória pra sempre....
    beijos e bom domingo

    ReplyDelete
  4. Tina, tenho o olfato bem apurado. Adoro perfumes tbm e é a única extravagância que tenho, não abro mão dos importados. E o perfume que me remete a infância são os amadeirados.

    Bjos.

    ReplyDelete
  5. Gosto de perfumes cítricos e discretos, somente masculinos.
    Perfumes femininos me enjoam e dão dor de cabeça na hora.
    Algumas vezes até sinto enjôo e fico de mau humor com aqueles perfumes de avó, doces e fortes, tipo Ópium e Chanel.

    ReplyDelete
  6. Os meus: Armani, Eau Sauvage e Bulgari.

    ReplyDelete
  7. Hummm nda como um bom perfume para completar uma cena ^^

    Adoro...

    Belo post (=

    Beijo dona moça e otima semana

    :*****

    ReplyDelete
  8. Tina, meu olfato é uma grande merda. Se o ser humano consegue identificar dez mil odores, eu só devo conseguir uns mil. Beijocas

    ReplyDelete
  9. o cheiro é o que te envolve primeiro...e depois..as palavras...

    vc tem bom gosto pra perfumes
    beijos...

    ReplyDelete
  10. eu usei esse Dior ai encima por muito tempo...mas nao tenho preferido..mudo sempre, mas tem que ser bom

    ReplyDelete
  11. esqueci de dizer ate logo..e deixar um beijo

    ReplyDelete
  12. Tina, eu sou chegada em perfume masculino...Nada de doce, gosto daqueles que refrescam a pele, aliassssssssss adoro cheirinho de mato, aqueles que parece que você saiu do banheiro ainda agorinha, beijossssssssss

    ReplyDelete
  13. eu gosto de cheiros, não só de perfumesm, mas se for perfume, tudo menos o doce!!

    Beijos

    ReplyDelete
  14. Givenchy é uma delícia mesmo, quase todos. Pra ser sincero não me dou com perfumes, acho que sou "meio" alérgico, hehehe. Mas estes que vc. citou - pelo menos as marcas - têm ótimos aromas... ai ai... fiquei perfumado só de pensar. =]

    Beijão.

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket