Wednesday, March 21, 2007

Combate ao Preconceito

Wednesday, March 21, 2007



" O preconceito é filho da ignorância."
Willian Hazlitt (1778-1830)


Preconceito é uma herança milenar de nossos antepassados, como explica o educador e especialista em inteligência e cognição Celso Antunes. “É biologicamente natural sentir preconceito em relação a quem é diferente. O ser humano tem uma tendência a se agrupar e se aproximar de seus semelhantes. No começo, as pessoas se uniam pela sobrevivência e hostilizavam outros grupos.”

Existem bem sabemos, diversas formas de preconceito: cor, raça, religião, opção sexual, e por aí afora. Em certos países, ele esteve (e ainda está) muito mais presente do que aqui na nossa Terra Brasilis: basta lembrar o massacre de 6 milhões de judeus na 2ª Guerra mundial; os embates travados na América do Norte contra os negros, e mais, muito mais que não cabe citar no momento.

No Brasil, desde a época do Império, criou-se uma máscara, com a qual se disfarça o sentimento de preconceito na sociedade. Sempre foi algo velado, que quase ninguém ousava admitir, até recentemente quando foi criada a "cota" para negros nas universidades: ou será que isso não é admitir o preconceito?

Acho que esse texto resume bem a minha opinião sobre o combate ao preconceito:

"Se desejamos combater o preconceito injusto e a discriminação indevida, a solução não é impor igualdade mascarada e fictícia por intermédio de leis. A solução é admitir e esclarecer as diferenças, as aparências e as realidades para que o sistema de defesa humano as compreenda e não rejeite o que for normal e saudável. Tentar impor qualquer tipo de igualdade, por força de lei, é semear a falsidade, a hipocrisia, o desrespeito e, por conseqüência, a violência. Amar, não é simples­mente compreender, tolerar e querer bem ao próximo. Amar o próximo é também ter a coragem de repreendê-lo para que se torne bem-sucedido como ser humano e cidadão." (texto extraído da livro Renascer Brasil)

Ainda vai levar muito tempo para que nos livremos totalmente dessas raízes, infelizmente, e com certeza ainda não serão as próximas gerações que se beneficiarão disso. Mas o importante é que já estamos dando os primeiros passos, que é por onde toda jornada, por mais longa que seja, começa.

Este post faz parte da Blogagem Coletiva chamada pelo Lino e lá vocês encontram todos os participantes.

beijos,

Tina

22 comments:

  1. Anonymous10:45 PM

    Como já é amanhã, quero destacar a oportunidade do texto, principalmente na parte que se refere à construção de uma sociedade efetivamente multirracial, sem mascaramentos.
    Acho que esta blogagem está dando uma contribuição para que isso ocorra.

    ReplyDelete
  2. Acho o pré - conceito uma grande falta de caráter das pessoas... Que se julgam no direito do julgo e da condenação arbitrária... Humanos, por isso prefiro os cães.
    Abraços no meio da madrugada.

    ReplyDelete
  3. Anonymous7:32 AM

    O LINO foi muito feliz em sugerir esta blogagem,TINA.
    Mas ainda acho que vai levar um bom tempo pra nos livrarmos desta praga social.
    O pior de tudo é a hipocrisia.
    Beijão!!

    ReplyDelete
  4. Esse "pré-conceito" me tira do sério. Boçal!

    Beijos

    ReplyDelete
  5. Anonymous8:46 AM

    Como tenho dito por aí, a grande solução para esse mal social reside no interior de cada um de nós. É na atitude de cada um, é na auto-vigilância sobre nossos atos e pensamentos, que poderemos vislumbrar uma sociedade menos precoceituosa.
    Estamos longe, mas não podemos nunca esmorecer.
    A luta é diária. E vamos em frente.
    ;)

    ReplyDelete
  6. Anonymous9:35 AM

    Um otimo tema, é algo realmente que devemos sempre falar pra que mais pessoas se tornem conscientes de que é uma burrice sem tamanho.

    Beijos moça e belo post.

    :*******

    ReplyDelete
  7. Tina, a inclusão do negro na sociedade se faz pela convivência. O governo tem sim que dar oportunidades. Porém não será quando este chegar à universidade. Tem que se dar educação para as nossas crianças sem distinção, que elas convivam, brancas e negras, desde a mais tenra idade juntas. Assim é que se acaba a discriminação. Discriminamos só aquilo que não conhecemos. Beijus

    ReplyDelete
  8. Sim, as diferenças fazem parte, mas não deveriam ser motivo para a exclusão daqueles que formam o grupo "diferente".
    Bjos...muitas alegrias.

    ReplyDelete
  9. Anonymous5:13 PM

    Oi Tina. Gostei de sua afirmação que vamos nos livrar dessa raízes. Acredito nisso sim. E por menor que sejam, acho que estamos dando alguns passos para isso, nessa blogagem do Lino.
    Beijos.

    ReplyDelete
  10. Anonymous5:24 PM

    vi que vc. pensa como eu sobre as "cotas" ....esperamos que devagar se vá ao longe e que futuramente isso só conste dos livros...
    beijos

    ReplyDelete
  11. Tina, qualquer preconceito deve ser evitado porque sempre traz um sofrimento para quem é vítima dele.

    Bjos.

    ReplyDelete
  12. Anonymous6:15 PM

    Bom, eu já tinha comentado à respeito, e a minha opinião segue a mesma: só crescemos e evoluímos convivendo com as diferenças.

    Beijos.

    DB.

    ReplyDelete
  13. Tina,

    Tenho orgulho de ter amigos negros. Valem muito mais q do que alguns brancos q eu conheço.
    Big Beijos

    ReplyDelete
  14. Tina, minha posição é bem como a sua, só apredendo a amar nas diferenças pra poder mudar essa triste realidade..
    Bjos

    ReplyDelete
  15. Anonymous7:40 PM

    Tem razão, as cotas admitem e proliferam a discriminação. E, como li no Ricardo, as vezes discriminam fortemente. Bom, mas tenho dito que a solução passa pela revisão do ensino básico, coisa que o governo simplesmente não pretende fazer e isso é um problemão. Gostei do teu post. Abraços, Mário.

    ReplyDelete
  16. Tina, minha querida amiga, concordo com você sobre o quanto vai demorar aé chegarmos neste estágio em que o racismo será visto como aquilo que ele realmente é: a manifestação da fraqueza de alguns diante da diversidade.
    A arma que temos é a educação das crianças para o respeito.

    beijos

    ReplyDelete
  17. Anonymous8:08 AM

    òtimo post. E concordo: o preconceito é filho da ignorância.
    Beijocas

    ReplyDelete
  18. Minha Tão Querida Amiga Tina,

    Parabéns por esse texto majestoso, que revela a verdade nua e crua e como é importante a conscientização em torno de um tema tão importante, ou seja, o preconceito.

    Infelizmente ele existe, cabe a nós sempre movermos e falarmos como você bem o fez sobre ele, para que um dia possamos exterminar essa chaga que ainda permeia a humanidade.

    Beijos na sua alma,
    da amiga e fã,
    Dani

    ReplyDelete
  19. Anonymous3:17 PM

    Muito bacana Tina,
    Gostei muito das colocações do Celso Antunes, já escrevi algo parecido e quando o fiz, escrevi que o grande segredo é saber o que fazer com esse sentimento de diferença. De qualquer forma, dizer que todos somos iguais é meio hipócrita. ;-)
    Um beijão

    ReplyDelete
  20. Preconceito contra preconceituosos, pode ser ???

    ReplyDelete
  21. E já demos o primeiro passo!!!!
    Parabéns pela participação na blogagem coletiva ;)

    ReplyDelete
  22. Anonymous5:52 PM

    concordei com você . preconceito são para pessoas hipócritas que não enchergam a pedra que tem em seu calçado .somos filhos do mesmo pai sem distinção de raça e cor .

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket