"Os maiores índices de alfabetização estão concentrados nas regiões Sul e Sudeste, as mais ricas da Nação. O Distrito Federal (94,8%), Santa Catarina (94,3%), São Paulo (93,9%), Rio Grande do Sul (93,9%) e Rio de Janeiro são os Estados mais alfabetizados. Com o pior índice de população, que não sabe ler e escrever, encontra-se o Estado de Alagoas (68,2%), ao lado do Piauí, Paraíba, Maranhão e Ceará.
O investimento na educação, segundo estudo da FGV, é a melhor saída para melhorar as condições de vida da população brasileira. A cada ano adicional de estudo, a renda do trabalho aumenta, em média, 16% ao longo da vida. Isto é, uma renda de um analfabeto é de R$ 100; esta será de R$ 116, se este analfabeto acumular um ano de estudo e, assim por diante, explica o economista Marcelo Neri. As elevadas taxas do "analfabetismo" e a baixa escolaridade têm impacto direto na qualidade de vida dos brasileiros." (Fonte)
Sem sombra de dúvida, o futuro brasileiro está na alfabetização. Existe um enorme desafio para repararmo-nos dos erros do passado, investindo na mobilização da consciência nacional. Todos devemos fazer parte desta grande obra.
O que eu faço para contribuir contra o analfabetismo?
-Sou professora-voluntária numa ONG (sem site na Net, ainda) onde dou aula uma vez por semana. É uma atividade que me faz sentir bem. Fazendo a minha parte.
Este post faz parte da blogagem coletiva chamada pela Georgia e lá vocês encontram todos os participantes.
Este post faz parte da blogagem coletiva chamada pela Georgia e lá vocês encontram todos os participantes.
beijos e bom fim de semana prolongado a todos,
Tina
Tina, que belo exemplo o seu. Parabéns!
ReplyDeleteÉ por ai a ajuda que podemos dar e oferecer. A nossa mao.
Obrigada pela participacao.
Grande beijo
Ser analfabeto é ter a alma cega...
ReplyDeleteDoce beijo
è preciso ler entre as linhas....
ReplyDeletematéria consciente!!
parabéns
Eu gostaria não de alfabetizar, mas de dar palestras para turmas de pessoas adultas em processo de alfabetização, para instigar-lhes o gosto pela leitura.
ReplyDeleteUm dia ponho isso em prática... tenho que me penitenciar e reconhecer que não sou pro-ativo como você nesse assunto.
è nosso futuro depende disso realmente.
ReplyDeleteVc faz a sua parte. Que lindo!
Beijos
Diante da nossa realidade, qualquer contribuição em favor do alfabetizar representa muito.
ReplyDeleteCadinho RoCo
Tina, sempre comento com amigos, familiares o problema dessa grande parte não saber ler nem escrever. Falo, sobretudo, por causa da minha profissão, e ainda assim não me sinto desmotivado a escrever, porque não quero só leitores brasileiros, mas do mundo, e escrevo meu primeiro romance pensando neles, nos que lêem muito e nos que chegarão a lê-lo, e isso me dá uma certa euforia. Parabéns pelo trabalho que você faz como voluntária nessa ONG, precisamos de mais coisas assim, mais ajuda, mais boa vontade, mais seriedade com a educação.
ReplyDeleteUm beijo e ótimo fim de semana!
ps: agora sou blogger de novo. hehehehe.
Recordando que hoje 18 de Abril tem a Blogagem Coletiva “O que voce faz para acabar com o analfabetismo no Brasil?”
ReplyDeleteEu também estou nesta.
Abraços
Tina que lindo!! Voce esta com "as maos na obra" o que eu realmente considero louvavel e me serve de exemplo, falar por falar, qualquer um pode fazer, falar por experiencia eh realmente algo que eu admiro e muito!! Parabens pelo eu trabalho!!!
ReplyDeleteInteressantes os dados,TINA. desconhecia a otima colocação do DF.
ReplyDeleteBeijos!!
Muito legal seu trabalho, Tina. É por aí mesmo.
ReplyDeleteParabéns.
E um beijão.
Grande Tina! é isso aí! Mas eu acho que o brasileiro contribui demais, pagando um dos impostos mais altos do mundo. E aí? Bom fim de semana! Beijus
ReplyDeleteNão esperava outra coisa de você, querida.
ReplyDeleteBela postagem e belíssimo exemplo de solidariedade.
carinho Tinavózinha
beijos
Bonito vc fazer sua parte, tb faço qdo dá.
ReplyDeleteBjs laura
E os semi analfabetos, aqueles que sabem assinar o nome, ler uma rua, mas nunca leram um jornal, um livro? vendem seus votos, porque não sabem escolher.
Está cheio de gente assim- mto triste.
tina tb gostaria de ser voluntaria alfabetizando adultos.
ReplyDeleteMuito obrigada por aceitar a nosso convite.
Um abraço
Meire
Tina,
ReplyDeletea frase do Quintana, diz tudo!
Adorei demais o teu post, no final das contas não consegui participar por causa de compromissos! Mas teu post traz um ótimo exemplo!
beijos meus
não sabia que dava aula, querida! que lindo!!!!
ReplyDeletebeijos e bom feriadão,
MM.
ps: ameeeeeeei a citação do Quintana
Que lindo que voce faz esse trabalho Tina. A cada dia conheço grandes novidades sobre voce. Quanto a alfabetizaçao sempre soube que homem tem que apredenr a ler para poder escrever sua propria historia.
ReplyDeleteBeijos,
Cam
Um beijo, querida Tina !
ReplyDeletelinda sua atitude..parabéns.
ReplyDelete/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_.................
Com certeza, Tina! A leitura é a maior fonte de conhecimentos e sem ela é difícil entender a própria cidadania. Parabéns! Bjs, boa semana.
ReplyDeletePara aquele que não lê, quase impossível se torna escrever uma vida melhor. Belo post, amiga; boa semana!
ReplyDeleteAcompanhando a blogagem, gostei muito do seu texto e da sua forma de ajudar.
ReplyDeletebom dia
bjs
Tina, meu anjo, tive que tomar uma medida mais drástica, digamos assim, em relação aos meus vizinhos.... passe lá no canteiro e veja.
ReplyDelete=/
beijocas,
MM.
Oi Tina!!
ReplyDeleteTb sou profissional de educação, sou Pedagoga. Não trabalho alfabetizando, mas dei aulas 7 anos para esta classe. Hoje trabalho em uma faculdade e trabalhamos para incutir na mentalidade dos novos professores a importância da colaboração para a mudança dessa estatística.
Parabéns por sua atitude.
Beijinhos.