Friday, April 11, 2008

Mexicana

Friday, April 11, 2008
Chilli-Beans by Tina

"Quando os conquistadores espanhóis chegaram à antiga Cidade do México (Tenochtitlán), descobriram que o povo azteca tinha uma dieta específica: comia pratos baseados em milho como a tortilla mexicana, com algumas ervas, mas geralmente com feijão.

De acordo com algumas pesquisas, a mistura de feijões com milho origina um composto de aminoácidos que é bom para a dieta. Mais tarde, os conquistadores adicionaram arroz, carne de vaca e vinho, entre outros produtos.

Muitas coisas foram levadas para o México pelos conquistadores espanhóis, tais como: cavalos, porcos, gado bovino, galinhas, cabras e outros animais, orégãos, salsa, canela, pimenta e outras especiarias, e ainda vários vegetais e frutos.

Muito da culinária mexicana actual tem origem em várias misturas de tradições, ingredientes e creatividade. A maior parte tem base nativa americana, com misturas indígenas e um toque espanhol. Por exemplo, a famosa quesadilla é uma tortilla com base em milho e queijo e com carne de vaca, galinha e/ou porco.

A parte indígena disto e de muitas outros pratos tradicionais é o chili, ou seja as pimentas e pimentões. A disposição deste tipo de pratos é muito decorativa e colorida. Isto acontece porque a culinária mexicana é rica em vegetais verdes, (brócolis, couve-flor, e rabanete) e em carnes variadas.

Os alimentos indígenas do México pré-colombiano incluem chocolate, milho, tomate e baunilha. A alimentação varia com a região, dependendo da população indígena original e das influências dos espanhóis e de outros povos a que essas regiões foram expostas.

A culinária mexicana combinou-se om a culinária do sudoeste dos Estados Unidos, formando a culinária Tex Mex - que é uma variante da comida do sudoeste dos Estados Unidos, e é sem dúvida a cozinha mais antiga da região estadunidense atual, (não esqueça que o Texas foi território do México anexado pelos USA) e continua muito popular, como BBQ e Chilli."
(Net source)

Estes pratos são tão populares por lá que no ano acontecem vários concursos para escolher as melhores receitas. Alguns restaurantes no Texas criam algumas variações interessantes de pratos com a utilização criativa de ingredientes e especiarias mexicanas.

Aqui vai a minha receita de Chilli -Beans:

CHILLI COM CARNE MOIDA

Ingredientes:

2 dentes de alho picados
2 cebolas médias picadas
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de margarina
700 grs de carne moída
2 xícaras de feijão cozido sem caldo (preto ou roxinho)
1 lata de molho de tomate ( + ou – 250 grs)
2 tomates picados sem pele
1 pacote de tempero para Tacos (importado)*
1 xícara de salsinha picada

sal, pimenta, molho tabasco a gosto

Conchas de Taco, Doritos e salada verde (fundamental) para acompanhar

Em uma panela, colocar a carne moída e deixar cozinhar bem ( sem óleo). Adicionar o azeite, a margarina, o alho e o tempero especial para Tacos. Juntar a polpa de tomate. Colocar os tomates e misturar bem. Adicionar a salsinha, a pimenta e o tabasco. Juntar o feijão cozido e deixar ferver um pouco. Por último colocar a cebola em rodelas, mas não deixar cozinhar muito. Servir dentro do Taco ou junto com Doritos. Muito bom.

* Esse tempero faz toda a diferença, podem acreditar, mas o resto fica por conta da sua criatividade.


Com esta receita 3 pessoas comem bem , com certeza.

Que tal testar neste fim de semana? Hot Food faz sucesso...e eu devia esta receita a quem me pediu quando fiz e mostrei aqui.


beijos e bom fim de semana,

Tina

19 comments:

  1. Confesso que nunca comi,TINA. Mas fiquei muito curioso.

    Beijos e otimo fds!!

    ReplyDelete
  2. Tina, o almoço se aproxima. Isso deu uma fome!! Hum, acho que não vou conseguir esse tempero fundamental onde moro. Bom fim de semana! Beijus

    ReplyDelete
  3. Gosto demais de comida mexicana mas sem pimenta.

    ReplyDelete
  4. O problema é a pimenta, realmente. E se tirar deixa de ser "mexicana legítima", não é ?
    Essa receita de Chilli Beans está apetitosa...
    Um beijão e bom fim de semana.

    ReplyDelete
  5. Menina nunca comi esse tipo de comida vc acredita?
    Big Beijos

    ReplyDelete
  6. Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o universo não tem ideias.

    Fernando Pessoa

    Estou sempre por aqui... Admirando, aprendendo e me surpreendendo!

    Doces beijos

    ReplyDelete
  7. Oi, Tina !
    Tive que colocar a verificação de palavras lá no blog porque estavam entrando mil SPAMs, tipo CLIC HERE, "aumente o seu penis", etc e tal...
    Só assim consigo evitar esse inconveniente.
    Tomara que não deixe de me visitar por causa do varal de letrinhas, tá !
    Bjs e bom final de semana
    Jôka

    ReplyDelete
  8. Hum, que delicia, adoro comida mexicana e amo tequila, tim tim Tinavózinha, feliz vida nova, felizes sejamos todos os dias.
    beijos

    ReplyDelete
  9. é gostoso, sim, bjs bom fim de semana, Laura

    ReplyDelete
  10. Adoro comida Mexicana. Mas quandofui la- e adorei o pais,nossa!- estava fazendo macrobiotica por motivos graves de saúde e so comi no unico restaurante macrobiotico da Cidade do Mexico. Tenho muita vontade de voltar la, para ver de novo tudo de bom que a cidade e seus arredores proporcionam e ainda, comer a comida deles in loco.
    Beijos e bom final de semana,
    Camille

    ReplyDelete
  11. Your Soul1:07 AM

    Já copiei e guardei!!!!
    Valeu queridona, obrigada.
    Beijos

    ReplyDelete
  12. me deu fome... vou comer agora. Mas desse prato eu tinha que tirar a pimenta... não suporto!

    ReplyDelete
  13. Simplesmente ADORO comida mexicana, mas não vu arriscar fazer não. Sou péssima cozinheira. Beijos

    ReplyDelete
  14. Oi,TINA

    Passando pra agradecer e avisar que vc é o PAPIRO AMIGO de hj por la.

    Beijos!!

    ReplyDelete
  15. ah!... eu adoro chilli com carne, faço com feijão coral, aquele que a gente debulha e é raro de se encontrar, tem a fava toda riscadinha e o grão é grande, claro e macio... é um dos pratos prediletos dos meus filhos... faz tempo que não preparo, agora vc me inspirou!
    hummmm...delicia!

    beijo
    Juju

    ReplyDelete
  16. Ah, que coisa maravilhosa, meudeus! hahaha. Um dos melhores pratos, Tina, tudo que é hot food é sempre bem-vindo na minha família, hehe. Fiquei com água na boca.

    Beijos!

    ReplyDelete
  17. AMO comida mexicana!! Parabéns pela receita e pelo blog!! Mas essa marca de massa que você usou eu não conheço, eu compro direto na fábrica em Sampa - www.villabuena.com.br
    Passa no meu blog =D
    Bjos, Sil

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket