Thursday, March 22, 2007

Água de Beber

Thursday, March 22, 2007

Já que hoje é o Dia da Água, resolvi terminar a semana com um artigo interessante que li.

Os seres humanos são constituídos de aproximadamente 70% de água e sem ela seria praticamente impossível a vida no nosso planeta. Mas a água também pode causar danos à saúde. Um estudo desenvolvido entre o Centro Superior de Investigações Científicas da Espanha e o Instituto de Medicina dos Estados Unidos afirma que, se consumida em excesso, a água faz mal ao organismo e pode causar a chamada intoxicação hídrica.

Água para manter o corpo saudável, emagrace e matar a sede. Conceitos populares, divulgados amplamente na mídia ajudam a pensar que quanto mais se consome água, melhor. No entanto os cientistas dizem que essa antiga fórmula está errada. Segundo eles, nã há nenhuma base científica que possa afirmar que um ser humano requer diariamente oito copos de água (equivalente a 2 litros). Essa quantidade foi determinada há cerca de 15 anos, quando estudiosos constataram que um adulto saudável tem uma perda diária de 2 litros. Na verdade, dependendo da pessoa e do seu estilo de vida, essa quantidade é prejudicial, pois sobrecarrega os rins e causa eliminação excessiva de sais minerais, essenciais para o nosso equilíbrio.
A pesquisa afirma que, em média, uma mulher deve ingerir cerca de 2,7 litros e um homem aproximadamente 3,7. Mas, nessa quantia entram todos os tipos de bebida e até os alimentos, sendo que as frutas lideram o ranking, seguidas de verduras, legumes e carnes. Vocês sabiam que um bife acebolado de 100 gramas tem 71% de água?

Só é recomendável uma quantidade maior de líquidos para atletas de alta performance, que suam demais e para pacientes que sofrem de pedra nos rins.

Para aquelas pessoas que tomam bastante água para ficar em forma, sinto dizer: água não emagrece. Os cientistas confirmam diversos outros benefícios, tais como: fortalecimento da pele, das unhas e cabelos, porque hidrata e ajuda na eliminação de toxinas.

Quando o indivíduo ingere água em excesso, as células do cérebro reagem de forma anormal e, como há mais líquido do que o corpo necessita e está acostumado, os rins demoram mais tempo para filtrar o sangue. Até a absorção da água ser completada, as células incham e podem levar a transtornos nervosos, coma e morte.

O excesso de água no corpo também leva a alterações da consciência, nas quais a pessoa age como se estivesse embriagada. Esse quadro é chamado em medicina de intoxicação hídrica, mas para chegar a tal ponto a pessoa teria que ingerir "voluntariamente" cerca de 20 litros de água!

Para finalizar, é bom que saibamos que 90% da população brasileira tem acesso à água potável, segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano - DRH, divulgado pelas Nações Unidas em novembro do ano passado. O DRH apontou também que a proporção de brasileiros com acesso à água potável aumentou de 83% para 90% entre 1990 e 2004. Este avanço deixou o país perto da meta de elevar o indicador par 91,5%, estabelecida pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - uma série de metas socio-economicas que os países membros da ONU se comprometeram a atingir até 2015.

Apesar de estarmos perto de cumprir esta meta, ainda estamos no 74º lugar no ranking mundial, numa lista composta por 159 países e territórios, lista essa que não inclui as 14 nações com alto IDH. (texto adaptado - extraído da Revista COREN - SP)

E vale sempre lembrar: "Sabendo usar, não vai faltar". Moderação é uma virtude.


beijos e bom fim de semana!


Tina

12 comments:

  1. Água está longe de ser o meu drink preferido, você sabe.
    Em todo caso, tim-tim !
    (pode ser com um choppinho?)
    :D

    ReplyDelete
  2. Anonymous9:49 AM

    É dona moça... onde vamos parar com tudo isso.
    Adorei as informações e dicas (=

    Tenhas um otimo fim de semana

    :*

    ReplyDelete
  3. A questão da água é um problema sério, e como vivemos num país com grande abundância deste elemento as pessoas não dão a devida importância ao uso racional.
    Ótimo blog, bons escritos, voltarei.

    ReplyDelete
  4. Anonymous4:54 PM

    Morro de medo de faltar agua,TINA. Sou um profundo amante da bebida e não a troco por nada. Espero mesmo que ainda dê tempo de reverter o que andam falando.
    Beijão!!

    ReplyDelete
  5. Já entrei nesta dos 2 litros de água por dia, mas ao final de uns dias não me convenci dos benefícios e voltei ao meu estado de moderação. Adoro água e tomo o suficiente para que meu corpo não reclame. Se faço ginástica, daí até encaro uns dois litros, mas simplesmente porque sinto muita sede mesmo.

    Aqui na Austrália, falta de água é um problema sério. Estamos em racionamento há meses, e tem até a patrulha da água, que fica passeando pelos bairros e multando pessoas que infrigem as leis do racionamento.

    E hoje está tão quente aqui, que com certeza os dois litros de água serão consumidos sem problemas.

    Beijocas.

    ReplyDelete
  6. Anonymous11:20 PM

    Oi Tina, lendo o comentário da Edelize cheguei a ficar até com vergonha: aqui no Brasil a gente lava calçada, carro, cachorro, sogra e papagaio com mangueira, como se essa água fosse durar para sempre...
    Fora os rios que poluímos irremediavelmente, as fontes subterrâneas que contaminamos com nosso lixo e por aí vai...
    Essa polícia australiana aqui ia fazer a festa...
    Belo post, Tina, muito informativo. O interessante é que tomo mais de 2 litros de água por dia por recomendação médica: diminuir a ocorrência de cálculos renais. E funciona!
    Beijos.

    ReplyDelete
  7. Anonymous12:48 AM

    Boa resenha. Tomar água depende de onde moramos.No blogue da Yvonne ela disse que qd morava em Brasília tinha que tomar mt água pq lá é seco mas aqui no ES não é assim.Se tomar mt água acontece isso que vc descreveu e mais, é de se fazer tanto xixi que nem sei...

    ReplyDelete
  8. Tina, esclarecedor o que escreevu sobre beber água. Muita gente acha que tem que vbeber 3 litros de água... Só faltou falar sobre o aquífero Guarany...

    obrigado pela visita

    ReplyDelete
  9. Anonymous10:24 AM

    Tina,

    Bom saber porque dias atras falei com meu marido que ele deveria consumir mas a agua, para ver se perde uns quilinhos.

    Então é isso ai, agua é bom mas com equilibrio. beijos

    ReplyDelete
  10. Anonymous6:29 PM

    eu amo água e bebo bastante..pra matar sede, só dá ela.

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_.................

    ReplyDelete
  11. E eu achava q h2o só fazia coisas boas rsrs!!!
    Bjokas

    ReplyDelete
  12. Anonymous5:22 PM

    Realmente, agua demais afoga. E agua de menos, mata. Viver em harmonia é o que queremos. Vamos ver se nos humanos, conseugimos.
    Beijos e boa semana,
    Camille

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket